Acervo BiraNaNet - Corrida de Rua

By | 16:01:00 Faça um Comentário
Selecionei 100 postagens entre as quase 300 do blog, basta salvar esta página e ler aos poucos, quando tiver tempo ...

Uma seleção de postagens sempre atuais, para você acrescentar aos favoritos e ler sempre que o tempo permitir.
Acervo BiraNaNet - Corrida de Rua

Amigos!

As 100 melhores postagens do blog reunidas aqui: basta clicar no título que está acompanhado de um resumo! Você não precisa ler todas de uma vez... Basta colocar essa página nos seus favoritos e voltar a qualquer momento... Clique nos títulos e boa leitura!


Seleção de postagens motivadoras...


EU FAÇO MEU TEMPO!
Uma postagem motivadora. A descrição um treino comum de forma concisa, poética e sobretudo incomum!

RUA TURVA, CORREDOR RADIANTE!
Conciso, poético, motivacional... Uma das postagens que eu escolheria para definir o perfil deste blog.

NINGUÉM TIRA O QUE É SEU!
Uma postagem completa pois conduz o leitor a uma viagem ao passado e quando lhe devolve o presente, ele ressurge repleto de motivação.

COMO A CORRIDA DILUI PROBLEMAS?

Um simples treino, breve e rotineiro, nas cercanias do meu bairro fez a minha mente fluir em pensamentos que não tem fronteira...

A CORRIDA GOSTA DE VOCÊ!
Quando um amigo, que não corre, me perguntou pelo messenger o que deveria fazer para correr eu lhe respondi sem pensar... O jeito foi concluir com essa postagem.

ALÉM DO BLOG I - NUNCA É TARDE...
As impressões de quem retorna à corrida de rua, 22 anos depois, quando tudo parecia ser diferente naquele mundo.


Confira a variedade de estilo das Crônicas de Corrida de BiraNaNet... 
.

CORRER CONTRA O VENTO
Correr pode ser como viver impingido pela fé: nem sempre se é entendido, muitas vezes se é criticado. É preciso aprender a correr contra o vento.

A ESPERANÇA TEM A COR DOS MEUS TÊNIS
A correlação de correr e viver, traduzida nas cores dos tênis...

ALÉM DO BLOG IX - SAIR DO SEDENTARISMO
Mais uma postagem de grande repercussão neste blog... "Sair do Sedentarismo" é a re-edição de uma postagem mal feita. O texto é uma resposta à pergunta de uma amiga, feita pelo Facebook.

PROBLEMAS NÃO SOBEM A SERRA
Um treinão coletivo de subida à Serra do Mendanha pode ser muito mais inspirador do que simplesmente animado...

SOLIDÃO AMIGA
Mas um daqueles treinos solitários que geram postagens, desta vez, sobre a própria solidão de um corredor em seu treino e a oportunidade de se encontrar consigo mesmo.

PER(CORRENDO) MEU VELHO BAIRRO
Correr e conversar com seu velho bairro poderia parecer loucura, não fosse esse texto, que lhe fará presenciar desta conversa...

CORRA E PENSE!
É necessário correr, mas também é preciso saber descansar. Descansar o corpo enquanto pára também de pensar. Pensar é mais produtivo enquanto se está correndo... Leia e entenda (ou não)...

EU PRECISAVA CORRER NA CHUVA!
Uma chuva forte pode assustar as pessoas. A mesma chuva redentora pode libertar a criança que vive dentro de um corredor.

DESCANSE ENQUANTO CORRE
Eu não sei se é possível "descansar carregando pedras", mas descansar correndo eu sei que é...

A MARATONA NUNCA PASSA!
Depois que você completa uma maratona, ela se perpetua. A maratona que se fez nunca deixa de existir e conviver com as melhores memórias de quem correu.

CARTA PRA MIM MESMO
Após oito anos consecutivos na corrida de rua e neste blog, meu alter ego se aproveitou de um momento de vacilo e me escreveu, fazendo um monte de críticas...

UM TOMBO INEVITÁVEL
A descrição de um tombo tomado durante um treino no gramado do Aterro e a repulsa pelo sentimento punitivo de culpa...

CORRENDO NO PARAÍSO DE UM MOMENTO X
Um treino solitário e muito difícil, sob o sol da periferia do Rio, me conduzia para aquele momento de euforia...

ONDE ESTÁ A BELEZA DO RIO?
Mude os padrões de definição do que é belo e faça um treino solitário, às margens do metrô e do trem, às bordas da Avenida Brasil, entre Irajá e Guadalupe.

CORRENDO SOBRE AS ÁGUAS
De que importa a tempestade que desaba sobre a cidade, quando na sua cabeça o céu é azul?... Continuei correndo na chuva, feliz por estar voltando, depois de uma lesão.

BORBOLETAS E FLORES
Circular pelas entranhas da cidade faz com que os corredores, mais atentos e sensíveis, tenham uma visão diferenciada de seu meio... O mesmo se dá no sentido contrário.

ALÉM DO BLOG II - MEU PAÍS: MARATONA
Comecei na corrida de rua encarando a Maratona (42 km). Sofri, mas completei. Fiquei parado por mais de duas décadas até retornar para a minha pátria: A Maratona!

O MELHOR SORVETE DO MUNDO
Nenhum sorvete é mais delicioso do que o saboreado após um treinão de 30 km, saindo de Irajá para Copacabana... Acompanhe esse trajeto!

MERGULHAR NO SUBÚRBIO
Um retrato do subúrbio que não disfarça suas mazelas. A beleza que se esconde na harmonia de um texto ou no lapso de um corredor cruzando a esquina...

O CORREDOR INVISÍVEL
O Corredor Invisível teria sonhado ou feito de fato aquela corrida?

CARTA AO AMIGO CORREDOR - VERSÃO I
Uma mensagem profunda que extrapola o universo da corrida e pode ser utilizada em todos os campos da vida: Reflexão.

CARTA AO AMIGO CORREDOR - VERSÃO II
Essa segunda versão aparenta ser o oposto da primeira, mas seria de fato?

ONDE ESTÁ A CORRIDA?
O que uma caminhada pelas calçadas do Centro do Rio de Janeiro tem a ver com a corrida? Onde está a corrida num texto que descreve o agito do rush?

A FALTA QUE A CORRIDA FAZ
Um pouco da história de cada corredor, nesse texto: "Fez a primeira maratona (42 km) e cruzou a linha de chegada chorando. Era um choro de emoção indescritível, compreensível apenas àqueles que já completaram essa longa corrida"...

AMIGOS: CRIATIVIDADE, ALEGRIA E PRAZER
Aproveitei as proximidades do Dia do Amigo e fiz uma homenagem com esta postagem. Conversei com duas amigas corredoras e extraí suas emoções.

MORRO DE SAUDADE DA CORRIDA!
É duro ficar sem correr! Sobram tempo e lembranças, falta enredo para postagem a não ser revirar as lembranças dos dias bons.

ESTOU VOLTANDO?
Voltar a correr depois de seis meses parece um sonho. Sonhar que está voltando a correr depois de seis meses parece real...

NÃO EXISTEM DOIS TREINOS IGUAIS OU ENTRE A SOMBRA E A LUZ
As luzes do sol provocando sobras sobre o asfalto de quem corre. As luzes dos faróis que fazem a silhueta de um corredor se multiplicar no paredão, às margens da estrada. Basta observar: não existem dois treinos iguais.

A RUA É DO POVO!... E DO CORREDOR TAMBÉM!
Um protesto!... Por que não?... Quando me vi assediado por pessoas que queriam impedir a realização de um evento informal - de corrida de rua - fiquei de queixo caído: Eles querem ganhar dinheiro!

O CORREDOR, A CIDADE E O LIXO...
Até quando vamos correr e deparar com lixo espalhado nas ruas de nossa cidade?

MEU AMIGO QUENIANO PROCURA...
Imagine que você esteja navegando no Facebook e, derepente, receba um pedido em Inglês... Não, não era fake!... Era de fato um queniano á procura de oportunidade para correr no Brasil.

VOU, NÃO VOU!
Levei um tombo, ralei os joelhos e as mãos quando faltavam só sete dias para a Maratona do Rio. Fiquei com medo e escrevi esse poema de frases curtas e medrosas, cheio de dúvidas e com apenas um ponto de interrogação.



Relatos emocionantes das maratonas e outras provas...



MINHA PRIMEIRA MARATONA
Uma das postagens mais lidas e comentadas neste blog é o relato da primeira corrida que eu fiz: A Maratona do Rio de 1985... Outra postagem imperdível!

INTERROGAÇÃO FLUTUANTE
Eu não ia postar sobre aquela maratona... Mais uma vez, fui mal e estava decepcionado. Até que vi meu sofrimento estampado em uma impressionante foto de corrida: Fiz a postagem.

BATERIA ARRIADA NA MARATONA MAIS BELA QUE NUNCA
Narrativa de uma prova, para mim, repleta de contratempos: Maratona do Rio 2013 e seu belo cenário...

A MARATONA É COMO A VIDA
Uma descrição sui generis de um dos percursos de corrida mais belos do mundo - a orla carioca. Um texto conciso e carregado de emoção.

UM CORREDOR DE ANJOS
Um relato emocionante da Maratona de Buenos Aires 2012 e de um momento marcante da prova nas docas de Porto Madero.

BRINCANDO DE CORRER NA MEIA DO RIO
Poucas vezes produzi vídeos para postar aqui no blog, até porque não tenho câmera e sim celular. Em "Brincando de Correr...", no entanto, consegui fazer um vídeo de alto astral...

CORRENDO NA PONTE
Onde está quem falou que a ponte balança e que o vento sopra forte no vão central? Cadê a menina que tinha medo de altura?...

VEM, DEUS, NA MARATONA DO RIO!
Um relato poético da Maratona do Rio, incluindo no belo cenário a presença de Deus, que se disfarça e dá força aos corredores da prova.

ALÉM DO BLOG III - DOIS MINUTOS
Uma disputa inusitada, nos últimos dois minutos da prova, rendeu esta postagem carregada de suspense e ação...

ALÉM DO BLOG X - A MARATONA ONDE EU QUEBREI
Atraído pelo slogan "A Maratona Mais Rápida do Brasil", fui correr em Porto Alegre com a esperança de fazer meu melhor tempo na prova... Que nada!



Histórias de corredores carregadas de beleza e emoção...



ALÉM DO BLOG V - MULTI-GILMARA
Um dos textos mais belos e poéticos deste blog conta a história de minha amiga corredora (e passista) Gilmara Maciel... É uma postagem imperdível!

TODAS AS IDADES DE LINDALVA...
A história da corredora Lindalva Figueiredo, ás vésperas de completar 70 anos e comemorar com corredores que poderiam ser seus filhos, até mesmo seus netos. O texto ganhou as páginas de O Globo.

O DIÁRIO DE CORRIDA DE ZIM
Queria escrever a história do corredor Erivaldo Zim neste blog. Por isso lhe liguei, fazendo um monte de perguntas. Parei com as perguntas quando ele me disse que possuía um diário de corrida e eu pensei: "É ali que está minha postagem!"

MORAES RUNNERS SOMOS NÓS!
Entrevistei Moraes Runners, um dos corredores de rua mais conhecidos do Rio de Janeiro, que contou sua bela história.

VANNUCCI, FILMA EU!
Eu queria muito escrever um pouco da história de Vannucci Jr. (do Blog Corrida Rústica). Mas eu queria fazer algo diferente, não apenas um relato. Liguei para ele, fiz algumas perguntas e fiquei travado... Até que recebi um telefonema, por engano, que definiu a postagem...

AS AVENTURAS DE BIRANANET - PARTE II (ANTÔNIO CARLOS DE CARVALHO)
A história de um corredor profissional que foi viver na Itália e não esqueceu das crianças carentes de sua cidade natal.

SONHO DE CORREDOR
Um jovem corredor e sua experiente corredora, ex-atleta de elite, me contaram suas histórias e sonhos resultando num post emocionante.

QUANDO A CORRIDA TE FISGOU?
Um pouco da história de superação do corredor e amigo Ico Pires, cuja corrida mudou sua vida.

GENIVALDO DO TÊNIS
A bela história do atleta de elite nos anos 80, que aprendeu a consertar tênis, foi vendedor e hoje é proprietário da Loja de Tênis.

DIGA-ME COM QUEM CORRES: OZÉIAS.
O que você faria?... Se depois de quatro anos de trabalho duro só lhe restasse R$ 5 mil e mais nada?... O que você faria eu não sei, só sei que Ozéias foi caminhar...



Momentos de humor em BiraNaNet...







ALÉM DO BLOG VIII - O SACI CORREU COMIGO
Em um dia ensolarado, em pleno gramado do Trevo das Margaridas, o sobrenatural se manifestou na figura do Saci que resolveu correr ao meu lado...

MINHAS PERNAS QUEREM CORRER...
Poderia um corredor discutir com suas próprias pernas? Sim, poderia... Eu já discuti bastante com as minhas e dessa vez virou postagem.

NOSSOS MARAVILHOSOS ÚLTIMOS COLOCADOS
Fui à Corrida de São Sebastião para fazer uma postagem inusitada e inédita: Filmei e entrevistei os últimos colocados da prova, durante o seu trajeto. Confira a chegada do casal que fechou a prova.



A criatividade do "Blog Diferente" não se limita no texto e se completa com as imagens...



ARTE COM MEDALHAS!
"Se não tenho tempo para pintar, vou fazer outro tipo de arte. Uma arte experimental, utilizando as medalhas de corrida, camisetas, tênis e fotos de celular..."

ARTE COM AMIGOS!
Depois de fazer montagens com medalhas, quis fazer montagens com fotos de amigos corredores... Humor e homenagem póstuma.

ARTE COM CORREDORES
Mas um momento de humor sutil, com montagens sobre as fotos de alguns amigos ou corredores conhecidos.

ALÉM DO BLOG XI - ARTE COM IMAGENS
Reuni algumas das imagens mais criativas que fiz para este blog. Uma das características de BiraNaNet.com é a criatividade não só nos textos, mas nas ilustrações.


Alguns dos muitos treinões relatados no blog...


O COMEÇO E O FIM DOS GRANDES TREINÕES
O surgimento, o auge e os supostos sinais de decadência dos grandes treinões de corrida no Rio de Janeiro.

QUANDO O TREINO SUPERA A CORRIDA
A medida que o tempo passa, o corredor aprende a treinar e explorar os lugares onde as corridas não chegam...

ALÉM DO BLOG VII - CORRENDO NO VALE DA MORTE!
O relato de um treino duríssimo sob forte calor na Rio-Petrópolis - Trecho: "... Quando o asfalto ferveu, os carros trouxeram lufadas de vento para amenizar. Lufadas de vento morno, temperado com fuligem e poeira. Lufadas violentas que arrancam os bonés..."


Certo dia me chamaram de poeta, e eu que sempre tive medo de arriscar até tentei...






ENTÃO VAIS, HOMEM-ÁGUA!
Como poderia um leitor deste blog sugerir que eu escrevesse sobre "Hidratação na Corrida" e eu lhe respondesse com um emocionante poema?

VÍDEO-CRÔNICA: SOU CORREDOR!
Quis homenagear alguns amigos blogueiros, acrescentando narrativa poética aos flashes de um vídeo do Youtuber Vannucci Jr.

CORDEL URBANO DO TREINÃO RIO DA PRATA
É claro que eu não sou um cordelista... Muito mal, posto algumas poesias esporádicas neste blog. Mas depois de me encantar com o Treinão Rio da Prata só restou arriscar esse poema em homenagem ao seu organizador.

POEMA DO CORREDOR MACHUCADO
Dado momento, as frases deste poema vão diminuindo de tamanho até desaparecerem. A seguir elas ressurgem e aumentam de tamanho, como aumenta o ritmo de um corredor que ressurge também!

QUANDO O BRASIL FOI CORRER DE MANHÃ!
Outro poema, desta vez em homenagem ao TREINÃO DO BRASIL, evento que idealizei e que abraçou varias cidade do país.

CORRER, TROPEÇAR, CHORAR E SORRIR...
A corrida pode ser uma saída para quem tem vícios, onde a queda e o choro são peças que conduzem ao sorriso.

EU, VOCÊ E NÓS
Quando fotografei um drogado roubando vergalhões em uma obra do BRT, sua imagem ficou gravada na minha mente. Horas depois fui correr e descobrir esse poema...

DE QUEM, DE QUÊ, PRA ONDE E POR QUÊ?
Dias daqueles uma amiga (que não corre) me provocou no Facebook: "Você está correndo de quê?" Fiquei sem saber o grau da sua ironia e nem respondi. Mas o fato gerou essa postagem.



Séries de memórias do próprio blog...







MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE I
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 1.

MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE II
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 2.

MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE III
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 3.

MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE IV (última)
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 4.

AS AVENTURAS DE BIRANANET - PARTE I
Para cobrir uma pequena corrida infantil, peguei avião e ônibus até chegar na pequena São José do Goiabal, interior de Minas Gerais... Parecia loucura que eu tivesse feito isso, mas fiz, bem como novos amigos.


Cabe uma explicação: No começo deste blog eu publiquei postagens de vários temas. Foi com o passar do tempo que o blog se especializou no assunto Corrida... Ainda tentei transferir estas postagem para outro blog, mas não deu certo e reativei todas elas. Abaixo, uma seleção das melhores:








CAVALEIRO DO AR
Fui voar com Guilherme Heusi nas asas de ultraleve, nos céus da Barra da Tijuca. Aproveitei para conhecer melhor a sua história e contá-la aqui no blog...

CORREDORES DA VIDA: APARATOS DE INTELIGÊNCIA
José ganhou uma belíssima loura na balada. Rolou uns amassos e ele foi para no apartamento da gata. Quando a coisa começou a esquentar, veio um monte de surpresas...

O NOVO MONTE DOS MILAGRES EM IRAJÁ
Dei uma de repórter investigativo e fui ver o que de fato acontece no "Monte", local assim chamado por seus frequentadores que ali oram dia e noite.

ORGULHO OU CULPA? - PRONTO, INCOMODEI!
Os sentimentos adversos de orgulho ou de culpa habitam a mente de quem se está presente ou se ausenta. Não se pode, no entanto, estar presente em todos os lugares que se é solicitado...

VOCÊ NÃO TEM ESCOLHA!
Na decadência de sua vida e solidão de seu quarto, Aline troca frases de auto-ajuda com os amigos virtuais da internet...

O MUNDO NÃO PRECISA DE VOCÊ!
Se por um lado Marcelo tivesse muito talento, por outro possuía vícios que faziam sua vida se transformar numa gangorra...

AS JANELAS DE LANÇAMENTO
Pipas, foguetes, voo de Ícaro... Janelas de lançamento se abrem nos céus da Flórida, do subúrbio carioca ou da mitologia grega.

AMOR DE MÃE
A primeira que fiz em homenagem a minha mãe, conta um pouco da sua história...

UM CORPO ERRANTE
Solano resolveu desgrudar do Facebook e finalmente dar as caras numa festa, para lidar com pessoas reais...

O SONHO DE RENATA
A postagem mais lida deste blog conta história de Renata Brito, uma cuidadora de cachorros e gatos, que dedica sua vida aos animais.

DE VOLTA AO CRISTO APAGADO
Quatro décadas depois eu fui à Vista Alegre (que naquele tempo se dizia Irajá) para resgatar uma história marcante do subúrbio carioca.

QUATRO MULHERES CURTAS
Reuni quatro pequenas crônicas sobre mulheres fictícias cujas personalidades se identificam às de muitas mulheres reais...

ATIRADORES DE PÉROLA - PARTE I
Nenhum morador de Timóteo poderia prever que o mundo fosse acabar daquele jeito...

ATIRADORES DE PÉROLA - PARTE II
Nenhum morador de Timóteo poderia prever que o mundo fosse acabar daquele jeito...

A FUGA
Um thriller repleto de ação e drama. Você só vai respirar depois que ler todo o texto...

ONDE ESTÃO AS FLORES?
Certo dia resolvi sair pelas ruas do bairro em busca de flores... Isso mesmo! Era proximidade da primavera e eu quis fazer uma postagem sobre as flores de Irajá. Veja no que deu!

SURREAL
Voltar no tempo; ser entrevistado por um cachorro; tentar barrar um tanque de guerra com o próprio corpo é surreal - mas às vezes acontece!

MUITO ALÉM DO GOSTO E DA FORMA
Outra postagem simples, mas carregada de emoção para minha mãe, no dia de seu aniversário...

SANDUÍCHE DE QUEIJO - VERSÃO II
Imagine se um dia todo lixo da cidade virasse dinheiro?... Foi justamente isso que ocorreu em Sanduíche de Queijo: Não perca!

SENTADO NO COLO DE MEU PAI
Faltava eu escrever sobre o meu pai, sentir muita saudade durante a escrita e agradecer a Deus por ter um blog para poder lhe resgatar.

SOBRE MINHA INFÂNCIA
No meu último aniversário, resolvi postar pequenos textos no facebook descrevendo momentos da minha infância. Não tinha a pretensão de compilá-los aqui no blog, mas depois de vários comentários decidi fazê-lo.


BiraNaNet tem quase 300 postagens (em abril de 2016). Esse acervo é somente uma seleção de postagens por preferência do autor.

Coloque esta página nos seus favoritos e retorne aos poucos para lê-las... Obrigado por tudo!

Abraço!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: