A História do Maior Treinão do País - Final

By | 14:57:00 Faça um Comentário
Quando você superar as diferenças e conseguir unir as pessoas... Algo de significativo estará acontecendo! Confira a Sexta e última Parte da História do Treinão do Brasil!

Matéria do Jornal O Popular, de Goiânia: o Treinão do Brasil foi um sucesso naquela cidade.
Confira as Partes I, II, II, IV e V.

A História do Maior Treinão do País - Final

Amigos!

Parte VI (Final) - Os Amigos Distantes e as Histórias Ocultas...

Daria para fazer muitas postagens sobre a primeira edição do Treinão do Brasil. Bastaria conversar com cada organizador para colher os detalhes de todos locais que fizeram o evento. Quarenta e oito cidades com 2.600 corredores podem contar muitas histórias, mas eu vou ficar por aqui.

O sonho de fazer um grande treinão de corrida informal e simultâneo, pela paz, sem interesse político, sem ambições financeiras foi tão longe o quanto pode. Se o Treinão quisesse crescer mais, correria o risco de perder sua identidade ou ceder a qualquer tipo de exploração.

Seis meses depois (em março de 2016) ainda havia um grupo de WhatsApp composto por vários organizadores de várias cidades. Eles se fizeram amigos e queriam fazer um novo Treinão.

Mas algo havia mudado: o acirramento político, do momento, não permitiria um novo Treinão pela Paz. Trocas de mensagens de cunho político fez algumas pessoas deixarem o grupo do WhatsApp. Eu tive a impressão de que de nada adiantou nossa experiência de ter feito um Treinão apolítico. Conformei-me, no entanto, ao lembrar de uma frase que usei para promover o evento passado, no Facebook: "A Paz será eterna, desde que dure pelo menos um dia!" - (vide imagem).

Uma das peças que foram divulgadas no evento Treinão do Brasil criado no Facebook - Bira.

Sim!... No dia 20 de setembro de 2015, corredores tiveram um dia de paz! Durante cinco minutos (antes da corrida) eles deram as mãos, independente das suas diferentes crenças, e fundiram seus pensamentos projetando a Paz. Depois correram juntos, compartilhando a alegria que sentiram... E isso nunca será esquecido para muitos!

O Jeito Foi Fazer Diferente Este Ano...

Mapa dos locais de Treinão em 2015.
Quando eu já havia desistido de fazer outra edição do Treinão, tive a ideia de abrir mão do tema: "Correr pela Paz". Sendo assim, o que nos ligaria seria um revezamento. Faríamos o Treinão (12h) do Brasil, sem um tema específico, como exige o momento. Com a anuência de todos, o evento foi confirmado para o dia 22 de maio de 2016, das 6 às 18h.

Gostaria de conhecer pessoalmente cada um dos organizadores que aderiram à ideia do Treinão pela Paz. Gostaria de visitá-los em suas cidades e dividir com eles o prazer de um treino. Sei que isso não será possível, até porque já perdi contato com alguns. Dificilmente a segunda edição do Treinão será maior que a primeira e eu nem sei se faremos a terceira... Só posso dizer que, no dia 20 de setembro de 2015, vivemos um Sonho de Paz!

FIM

Os Locais da Segunda Edição do Treinão (12h) do Brasil - 2016

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: