Premiação por Faixa Etária: Não é Bem Assim...

By | 17:35:00 Faça um Comentário
(...) Veterano, veja em seu corpo seu próprio troféu. Tenha consciência que você o ergue, quase todos os dias, antes mesmo de sair para correr (...)

As etapas do Circuito Light Rio Antigo estão entre as poucas corridas com premiação por faixa etária - Foto pessoal. 


Premiação por Faixa Etária: Não É Bem Assim...

Amigos!

Recorro ao comercial da Cacau Show para discordar da opinião de tem que ter de premiação por faixa etária nas corridas, a meu ver não é bem assim...

Repare no vídeo abaixo, onde o netinho troca os presente do avô e do tio. O último fica decepcionado ao ver ganhou um par de meias, que na verdade seria do velhinho. Já o vovô fica feliz, na ilusão de que foi lembrado. Mas o que o comercial não mostra é que a maioria dos presentes foram dados para a criança. Quanto mais novo se é, mais presentes se ganha. Quanto mais idade se tem, menos presentes também... Essa é a regra em todos os lugares: as atenções e os paparicos são dados a quem chega. Cabe aos mais velhos aceitar esse jogo, mesmo porque já foram criança um dia. Cabe aos mais velhos comprar presentes para as crianças e até dizer (quando não mentir) que nem se importam em ganhar.




O motivo dessa "norma" é que nenhuma instituição - seja a família, a igreja, um clube e etc - poderia sobreviver de outra forma a não ser cativando seus novatos. O fogo da paixão é a infância de um casal. O recém convertido é a prioridade da igreja. O ingresso de novos membros é que mantém um clube. Na corrida de rua não é diferente e a prioridade será sempre daqueles que chegam, mesmo que estejam ali de passagem.

Bem, a essa altura do texto já deve ter muito veterano desconfiado de mim... Fazer o quê?  Expor pensamentos é um risco, nesses tempos de intolerância. Contrapor ao lema: "Pela Premiação na Faixa Etária das Corridas!", pode até cegar o leitor.

Penso que premiação por faixa etária não é bem assim... Faz tempo que eu ganhei um pequeno troféu de segundo colocado nos 50. O primeiro colocado nem apareceu no pódio. Descobri depois que um laranja correu com o seu número. Quando subi no palanque, verifiquei que já não havia quase ninguém para ver a premiação, a não ser os próprios interessados em receber seus troféus. Tirei uma foto e guardei o troféu nem me lembro onde...

Seu Corpo É Seu Troféu

Veterano, veja em seu corpo seu próprio troféu. Tenha consciência que você o ergue, quase todos os dias, antes mesmo de sair para correr. Correr é o seu prêmio e o seu privilégio. Você não precisa de pódio, sequer das provas. Você é capaz de correr acompanhado ou sozinho, nos melhores e piores lugares. Você é seu próprio percurso. Na medida que o tempo passa, é fundamental que você tenha consciência disso. Essa é a única forma de participar da festa, sem achar que é discriminado ou se importar com o par de meias que ganhou... Sendo assim, a festa da corrida será o espelho da sua alma!

Volta e meia vai ter uma prova, como o Circuito Light Rio Antigo premiando as faixas etárias... Tudo bem, aproveita! Mas se não tiver, não se faça de rogado nem resmungue: Erga seu corpo e corra!

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: