Além do Blog XI - Arte com Imagens

By | 12:02:00 Faça um Comentário
Amigos!

Uma das marcas deste blog são suas imagens criativas. Elas são como as vitrines que conduzem quem olha para dentro da loja, ou do texto. BiraNaNet necessita delas para resgatar os leitores exilados no Facebook...

Antigamente eu era um desenhista amador e compensava a minha pouca habilidade com ótimas ideias. Agora crio imagens digitais com recortes de outras e não preciso mais desenhar. Imito as crianças que recortam figuras de revistas e colam no mural da escola... Dá para fazer coisas bem legais, como alguns exemplos abaixo:

1- Saudade no Peito:

Quando o corredor e amigo Adriano Molinaro faleceu, seus companheiros ficaram com um buraco no peito... (imagem reeditada em 08-08-14) - Bira, 16-06-13.

2- DNA de Corredor:

Foto de instalação montada com camisas de corrida e medalhas de corrida - Bira, 10-06-13.

3- Corrida na Cabeça:

Outra composição com camisas e medalhas de corrida: Corrida na Cabeça - Bira, 08-06-13.

4- Meu Rio:

Dias desses brinquei com as fotos de perfil de corredores no facebook para fazer postagens - acima a foto da amiga Marcia Terezinha Baroni com o meu "grafite". Bira - 30-12-13. 

5- Tempo é Dinheiro:

Um dos poucos desenhos que restaram, feitos nos anos 80, durante um curso no SENAC; Faltava habilidade para desenhar, mas sobravam as boas ideias... Bira - anos 80.







6- Homem Água:

Animação com recorte de imagens da internet, feita para a postagem "Então Vais, Homem Água" - Bira, 20-07-14.

Isso Requer Tempo

Produzir uma imagem com recortes não é fácil pois necessita de tempo e sorte. Encontrar a foto que procura na internet é como folhear revistas. Se não encontro o que imagino, faço adaptações na ideia original. É, também, um exercício fantástico para a criatividade e lição de vida - fazer o melhor com o que está disponível.

Muita vezes as imagens não ficaram perfeitas, se não pela falta de recurso técnico, pela de tempo. Mais importantes que a beleza de algumas imagens foram as ideias que transmitiram. Aos poucos, no entanto, eu tento melhorar para melhorar as imagens.

Como São Feitas as Animações?

Algumas dicas para criar animações como Homem-Água e Saudade no Peito:

1- Utilize o Programa GIMP, que é genérico do Photoshop e gratuito. Existem vários tutoriais no Youtube.

2- Depois de produzir várias imagens sequenciais (como os quadros de um filme) você deve transformá-los em um gif animado. Vários sites o fazem de graça. Eu utilizo o MySpaceGeans.

Imagem composta para divulgar o blog no Facebook - Bira.




Fast-Food

Imagens são fast-food para as pessoas que não tem tempo. A refeição principal está num texto que faz a mente do leitor construir suas próprias imagens. Há muito que vivemos na era do fast-food, não adianta brigar com isso.

Abraços!
Bira.





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: