Diário de Treinos no Whatsapp - XXI

By | 08:17:00 Faça um Comentário


Diário de  Treinos  no  Whatsapp - XXI

(Rio, quinta, 27.10.22)

Correndo pela "Sesmaria"

Hoje eu corri 15 km, quase todos dentro dos domínios de Irajá. Meu bairro é extenso, mas nos idos do século XV tinha o status de "sesmaria" (uma vasta área doada pela coroa imperial a um donatário para desenvolver o cultivo de cana e a construção de engenhos). Naquela época, Irajá se extendia de *São Cristóvão à Santa Cruz*, mas desmembrou-se ao longo dos séculos. Todo subúrbio carioca foi parido por Irajá, sendo Vista Alegre seu filho mais novo, que eu mesmo vi nascer.

Quando criança testemunhei o calçamento das ruas, a extinção das plantações de hortaliças e a construções dos supermercados (nos brejos onde viviam as rãs).

Em 1971, eu tinha apenas 12 anos quando vi a surpreendente imagem de Cristo, no alto de uma pedreira, fruto de um suposto raio que atingiu o local e mobilizou toda imprensa do Brasil. Milhares de fiéis chegavam em romarias para colher pedaços de pedra e água milagrosa que escorria do penhasco. Diante do movimento, o pároco local desistiu de descredibilizar os fatos e começou a fazer missas ali.

Hoje, 51 anos depois (nossa!) passei correndo lá perto. Não fui conferir se a imagem de Cristo ainda está visível, mas mantenho viva esta história.

[Confira no meu blog esta história completa, em matéria documental, no link abaixo]:

https://www.birananet.com/2012/11/de-volta-ao-cristo-apagado.html?m=1

Vou seguir correndo e vez ou outra trazendo histórias... Amém!#

TREINOS DO DIA:

1h de musculação;

15km de corrida no asfalto:


Ritmo: 5:49 / km.

Tempo: acima de 40m 45s

Até a parte XXII

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: