Diário de Treinos no Whatsapp - IX

By | 16:54:00 Faça um Comentário


Diário de Treinos no Whatsapp - IX

(Rio, quarta, 12.10.22)

Correndo na Ilha do Catalão

Acredito que você nem faz ideia de onde fica a Ilha do Catalão. Se recorrer ao Google Maps verá que o pedaço de terra não está cercado de água por todos os lados e um provável aterro o transformou em pequena península, rente ao Fundão da UFRJ. Foi para lá que meu amigo Murilo apontou quando me chamou para correr nesta manhã.

Chegamos no estacionamento do campus às 7:30h. Saímos às  8h em um pequeno grupo de cinco pois muita gente não foi. O sol também não esteve presente, muito embora todos dissessem que o jornal da TV garantiu o tempo bom... Briquei com eles que a previsão deveria ter sido feita pelo Data Folha, pois nada indicava que o céu se abriria. Pelo menos não chovia para elamear o percurso de terra batida, mato e folhas.

Quatro rodopios pela ilha valeram 12,5 km no total. Valeram também colocarmos em dia a conversa e nos atualizarmos do paradeiro de alguns amigos corredores desgarrados.

As trilhas da Reserva Ecológica do Catalão serpenteiam entre espécimes da mata atlântica. Fazem sobe e desce entre o coro desconexo dos pássaros que se camuflam entre os galhos - corredores atentos pouco conseguem tirar os olhos do chão traiçoeiro das trilhas, senão quando param - é na visão periférica, portanto, que se revela a beleza. A beleza da mata é percebida não apenas com os olhos, outros sentidos se aguçam e o corredor, sem perceber, se torna um ser mais íntegro. 

Nos arredores daquela ilha o mar atira a poluição que o carioca e o fluminense despeja nos rios. As finas faixas de areia denunciam tal crime, e as pequenas praias que um dia foram propícias, hoje jazem cobertas de lixo.

Diz a lenda que a seleção brasileira tri campeã do mundo comemorou o feito naquele local. Acredito que seja verdade, então sinto uma inveja anacrônica: éramos felizes sem saber!#

RESUMO:

Distância: 12,5 km;

Ritmo: 6,28 / km;

Tempo: 1h 20m


Até a parte X

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: