O Pódio É Para Poucos, Mas A Felicidade É Geral!

By | 10:39:00 Faça um Comentário
(...) Ainda bem que a felicidade é promíscua e se entrega para corredores de todos os níveis, sem distinção (...)

Dois Corredores - gif animado composto com imagens da internet - Bira, 10-05-16.

O Pódio É Para Poucos, Mas A Felicidade É Geral!

Amigos!

TÓPICO 1 - O Pódio É Para Poucos.

Em um total de 8.500 corredores da Maratona do Rio, apenas 200 formam a sua elite. Desses 200, pouco mais de 20 têm chances reais de serem coroados no pódio. O pódio é para poucos. Quanto maior a premiação de uma prova, mais difícil é chegar até lá.

Os pódios das provas mais importantes são como restaurantes de extremo luxo, inacessíveis aos "corredores mortais". Essa comparação é curiosa, talvez esdrúxula, já que os maratonistas fora-de-série vêm de países mais famintos que o nosso. Assistir ao banquete dos africanos, comedores de medalhas, não deve ser nada fácil para os demais atletas. Deve ser como passar em frente ao tal restaurante, cheio de fome e sem dinheiro para entrar...

TÓPICO 2 - A Felicidade É Geral!

É no alto dos pódios do mundo que os corredores africanos encontram a felicidade e se abrigam da penúria, dos conflitos étnicos ou das guerras de seu continente.

Ainda bem que a felicidade é promíscua e não se entrega apenas para eles, mas para corredores de todos os níveis - sem distinção. Imagine a felicidade de um corredor da sub-elite ao melhorar seu tempo, ou daquele mediano que completa a maratona abaixo das 3 horas... Mais fácil é imaginar a felicidade dos que cumprem o trajeto pela primeira vez, e se desfazem em choro na chegada!... Pois é, a maratona tem felicidade, em forma de glória, para dar e vender!

Mas, meu amigo, não se iluda: felicidade não é só glória ou superação. Grande parte dos maratonistas estão ali para admirar o cenário das provas e interagir com quem corre ao seu lado... Eis uma outra faceta da felicidade! Muitos corredores viajam pelo país, e até pelo mundo, para interagir dessa forma com pessoas e cidades, em diversas maratonas. Eles não visam desempenho e querem simplesmente admirar o que está à sua volta. Correndo desse jeito, eles se sentem cidadãos em todos os cantos, nos quatro cantos da Esfera... É tanta felicidade quanto seu bolso pode suportar!

Mas se você não tem chance de pódio, de melhorar seu tempo ou de correr nos lugares mais belos? É possível sentir felicidade, assim mesmo?... A resposta é um redundante SIM! Uma maratona, seja onde for, pode propiciar momentos mágicos de um encontro consigo mesmo. Ao longo dos 42 quilômetro, se você tiver bem preparado, poderá enxergar muito além da paisagem externa. Poderá mergulhar dentro de si, e descobrir que não há separação entre você e os milhares de corredores. Poderá, num dado instante, nem ter a consciência do que acontece, mas é assim: Você e todos os corredores à volta são apenas um. É como se tivessem apenas um número, pendente num único peito de um mesmo ser. A mesma energia será compartilhada entre o movimento de braços e pernas, que se revezam na ocupação dos mesmos espaços. Então, você será parte desse corpo difuso, confuso, colorido e vibrante - repleto de felicidade geral!

Abraço!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: