Diário de Treinos no Whatsapp - LIX

By | 08:48:00 Faça um Comentário


Diário de Treinos no Whatsapp - LIX

(Rio, segunda, 02.01.23)

1° Episódio da Nova Série: As Lições da Corrida 

FATORES EXTERNOS: PESSOAS E LUGARES

Houve uma época que eu não queria deixar de fazer nenhuma corrida organizada no Aterro do Flamengo. A maioria eram provas de 10 km e tinham o mesmo percurso: ida e volta entre o Monumento dos Pracinhas e o final da Enseada de Botafogo. 

Aos 50 anos, eu ignorava o fator idade (hoje tenho 63) e a cada prova tentava baixar o meu tempo, sem muito sucesso. O meu melhor era 45 minutos para 10 km, nunca menos... Até que uma das provas, o Circuito das Estações, concentrou os atletas que corriam abaixo de 45 minutos na dianteira, onde eu larguei pela primeira vez, logo atrás do pelotão de elite.

O resultado foi surpreendente: influenciado pelo ritmo dos corredores mais rápidos meu tempo de prova baixou para 40 minutos. Descobri que poderia correr mais rápido, no desconforto.

Certo dia, no entanto, um colega corredor me falou que gostava de largar nas últimas posições e ter a sensação de ultrapassar várias pessoas. Quis dizer a ele que ultrapassar os mal preparados era sensação ilusória, mas fiquei calado ao perceber que era uma escolha.

Então, lembrei de um ano desastroso, na escola pública, quando escolhi me sentar nas últimas fileiras da sala de aula com a turma da bagunça e repeti de ano, vergonhosa e desnecessariamente... A lição era a mesma que a corrida replicou, mais tarde: Escolher meu lugar, conforme o objetivo.#


TREINO DO DIA:

DUAS FASES

1- 5,59 Km de corrida Barra Nova - Jaconé;

Ritmo: 5:10 km;

Tempo: 28:56 min.


2- 5,57 km de corrida Jaconé - Barra Nova;

Ritmo: 6:23 km;

Tempo: 35:37 min


Até a parte LX

Abraços!

Bira.


confira toda série de postagens do Diário de Treinos no Whatsapp no blog: birananet.com

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: