A História do Maior Treinão do País - Parte I

By | 13:59:00 Faça um Comentário
Quando você conseguir mobilizar corredores de 48 cidades do Brasil, mesmo sem conhecê-los, para fazer um evento simultâneo... Algo significativo estará acontecendo! Confira a história do Treinão do Brasil.

2.600 corredores de quarenta e oito cidades em todas as regiões do Brasil participaram da primeira edição, em 2015.

A História do Maior Treinão do País - Parte I

Amigos!

Parte I - Como Surgiu a Ideia?

O reloginho digital não parava de correr no rodapé da tela de meu computador. Ele registrava cada segundo do meu sofrimento velado. Nele passavam as horas, os dias, as semanas e os meses... Tudo passava, enquanto eu permanecia parado. Eu estava lesionado, há oito meses afastado das corridas. Vez ou outra, a sola de meu pé ainda ardia como se o chão fosse um braseiro.

Era maio de 2015 e a Maratona do Rio se aproximava. A minha prova predileta seria em julho e mais uma vez eu ficaria de fora. Por isso eu estava ali, diante do computador, olhando as fotos de meus amigos.

Quase todos os meus amigos são corredores e postam no Facebook. Nas fotos eles cruzavam as linhas de chegada, exibiam medalhas e olhares gloriosos. Do outro lado da tela do computador, eu lutava comigo mesmo para não sentir inveja. Eu sabia que se sentisse isso, aqueles sorrisos pareceriam zombarias sobre mim... 

Mas não era isso não: vez ou outra, alguém dizia que eu estava fazendo falta na turma e que torcia pelo meu retorno. Outro alguém pedia: "volta logo!", quando não perguntava pela minha lesão.
Esses apelos tinham dois lados, um bom e outro ruim. Eu via que meus amigos não me esqueceram, mas tinha que ficar explicando minha má sorte:

– Estou lesionado ainda... A fascite plantar não larga do meu pé!... – repetia.

Oito Meses Antes...

Foi no final de 2014 que eu decidi fazer obras na minha casa e tirar a cabeça da corrida e deste blog. Em meus planos seriam apenas três meses de obras. Imaginei que, com mais 90 dias inativo, eu estaria curado da fascite e começaria a treinar para a Maratona do Rio... Que nada! As obras viraram o ano e quase viraram o primeiro semestre de 2015, a lesão perduraria ainda mais. Durante oito meses tive toda sorte de problemas com pedreiros e quase levei um imenso calote de um comerciante. Fiz e refiz empréstimos, aumentando a tensão de uma obra que parecia interminável. Ao final de oito meses, minha casa melhorou totalmente enquanto eu piorei e adoeci. O stress baixou minha imunidade e eu tive zóster - uma doença que afeta pessoas acima de 50 anos, que sofreram de catapora na infância. Explicando melhor, o vírus da catapora permanece na pessoa aguardando um momento de baixa imunidade para atacar de novo. Surgiram bolhas em um dos lados do corpo que se espalharam feito cobreiro, até secarem dias depois. Imagine o susto que eu levei, até descobrir que a doença é corriqueira e auto-curável?!... Passado o susto, ficou tudo bem. Tomei os remédios, curei e caí na real: Eu estava convalescente, sem correr, sem postar no blog e olhando os amigos exibirem medalhas na internet... Seria o meu fim?

Fotos do Treinão 1 - Sertanópolis - PR - a cidade que tinha apenas uma corredora, antes do evento (foto: Edmundo).

A Ideia do Treinão do Brasil

Certo dia, olhando fotos de corredores de todo Brasil eu pensei:

– Por que não fazer um grande treinão nacional e simultâneo? Juntar todos esses corredores no maior treinão de todos os tempos, em diversas cidades? 

Imediatamente liguei para o amigo e blogueiro goiano Nilo Resende (Companheiros de Corrida) que vibrou com a ideia. O mesmo se deu nas ligações seguintes, com Jorge Ultramaratonista (Blog J Maratona) e Vannucci Jr. (Corrida Rústica). Estava fechado! Sem medir o que teria pela frente, marquei o Treinão do Brasil 2015!

A ideia do Treinão ressuscitou meu blog e a minha vontade de voltar a correr!...

(Continua na Segunda Parte)

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: