A História do Maior Treinão do País - Parte III

By | 02:43:00 Faça um Comentário
Quando você conseguir concentrar os seus esforços na realização de um sonho justo... Algo significativo estará acontecendo! Confira a Terceira Parte da História do Treinão do Brasil!

Imagens como esta promoviam o evento nas redes sociais - Bira, 08/15.

A História do Maior Treinão do País - Parte III

Amigos!                                                  (Parte I - Clique aqui)    (Parte II - Clique aqui)

Parte III - Promovendo o Treinão.

Era julho de 2015 quando o blog Companheiros de Corrida anunciou o Treinão. Àquela altura já tínhamos treinões marcados em várias cidades, às custas de um trabalho árduo. Eu passava horas tentando fazer contatos com corredores de todo canto, pelo Facebook. Consegui o apoio da Sprint Tênis e Legging que doou seus produtos para sorteio, tanto quanto da Loja de Tênis Esportivos - que mandou confeccionar e distribuir 10 mil panfletos do evento. Meti a mão no bolso e assinei um site onde foi possível criar o aplicativo Treinão do Brasil, que teve vida curta mas agregou valor ao evento.


Os mesmos sorteios que atraíram muita gente, também trouxeram algumas dores de cabeça. Fazer o controle do recebimento dos prêmios pelas pessoas contempladas, de todo canto do Brasil, não foi fácil. Quando o prêmio demorava a ser entregue eu era muito cobrado, mas depois que alguns recebiam nem davam satisfação ou sequer enviavam uma foto para eu prestar contas aos demais. Tudo isso, ao mesmo tempo que eu fazia contatos por internet ou WhatsApp com gente de todo Brasil.

Foto do Treinão 3 - Em Bagé - RS, corredores atendem ao convite de Telma (viseira rosa) e participam do treinão. 

Percalços à parte, o Treinão foi tomando forma e um grupo de WhatsApp foi criado para os organizadores. Várias amizades foram forjadas e alguns se conheceram pessoalmente.

Quando agosto chegou, o número de adesões ao Treinão disparou. Pessoas que temiam organizar um treino e não conseguir atrair mais corredores entenderam que não era preciso juntar multidões, bastavam alguns corredores para fazer o evento. Alguns ficaram surpresos com a adesão de corredores que eles nem conheciam, na sua cidade.


Vídeos do Treinão 1 - Em Cedro - interior de PE, teve banda, crianças e carro de som (01:33 min.)


Foi numa daquelas manhãs, quando eu me arrumava para ir trabalhar, que recebi uma chamada pelo WhatsApp. A tela do meu celular mostrava a foto de uma mulher loura e o número da linha, com DDD 43. Atendi, supondo ser alguém para falar do Treinão e era, numa conversa mais ou menos assim:

-- Bom Dia, eu me chamo Gislaine e estou ligando de Sertanópolis, no Paraná. Gostaria de saber mais sobre o Treinão do Brasil...

-- Bom dia, Gislaine... - e comecei a explicar o evento, tentando disfarçar a minha pressa de sair de casa para o trabalho.

-- Eu li tudo isso no seu blog... - interrompeu Gislaine -- É que na minha cidade eu sou a única pessoa que corre.

-- Como assim?? - fui pego de surpresa -- Não tem ninguém além de você que corra na sua cidade?!

-- Não. Aqui sou chamada de "A Louca da Corrida", embora muitos até me apoiem quando vou viajar para correr em outra cidade, comprando os salgados que faço. Gostaria muito de fazer  um treinão aqui, mas como disse, ninguém corre além de mim.

"E agora José??" - pensei comigo mesmo... Mas fui rápido na resposta que dei:

-- Pois então marque o Treinão assim mesmo, Gislaine!... Me diz o local de largada que eu vou fazer uma postagem no blog e divulgar no Facebook. Então você compartilha as postagens entre os amigos da sua cidade, que vai aparecer alguém para correr contigo!... Mas mesmo que não apareça ninguém, você já estaria fazendo sua cidade refletir sobre o assunto.

Parecia ser isso que Gislaine queria ouvir. Imediatamente ela me passou o local de largada e eu corri para o computador, mesmo sabendo que me atrasaria alguns minutos, para fazer uma postagem. Localizei a cidade de Sertanópolis no Google. Colhi imagens e informações. Compus um texto e publiquei tanto neste blog quanto no perfil do Facebook da Gislaine:

"Bem-vinda Sertanópolis ao Treinão do Brasil! (...) "

Depois, saí apressado para o trabalho e não tive mais acesso à rede social ao longo do dia. Quando cheguei em casa, às sete da noite, percebi que havia um grande número de retornos à postagem no perfil da Gislaine. Eram muitos comentários lhe dando parabéns e palavras de incentivo. Peguei o celular e liguei para ela, perguntando o que estava acontecendo e ela disse:

-- Bira, você nem faz ideia do que está acontecendo aqui! Já recebi varias mensagens de apoio dos amigos que querem me ajudar a fazer o Treinão. Já tenho apoio da guarda municipal para fechar a rua, médicos e ambulância. Minhas amigas agentes de saúde da cidade estão se mobilizando... Já tive até a promessa de um caminhão de laranja, para os corredores, mas eu falei que não precisava tanto...

Fiquei de queixo caído... Como podia, da manhã para a noite tanta coisa acontecer? 1- Uma ligação no WhatsApp entre duas pessoas que não se conheciam. 2- Uma postagem feita às pressas, porque não tinha outro jeito. 3- A mobilização de pessoas para fazer e participar um evento de corrida em um local que ninguém corria!... Era o Treinão do Brasil manifestando a força de um evento simples, pela paz!

Sertanópolis, a cidade que só tinha uma corredora, se mobilizou e fez um belo Treinão.

O Treinão na Mídia

Não demorou para surgirem matérias nos jornais de algumas cidades. Alguns organizadores participaram de programas de rádio e TV... Mas isso é assunto para a Quarta Parte desta história.

Fotos do Treinão 4 - Canoas RS também fez Treinão 2015 e vai repetir a dose em 2016.
(Parte I - Clique aqui)    (Parte II - Clique aqui)

Continua...

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: