Treinão Mobiliza Cidade do Paraná

By | 00:46:00 Faça um Comentário
(...) Nunca tive dúvidas da força embutida no TREINÃO DO BRASIL, mas fiquei de queixo caído perante a história que conto a seguir: (...)

Enquanto a notícia do treinão se espalha, Gislaine (ao centro) reúne amigos para demarcar o trajeto.

Treinão Mobiliza Cidade do Paraná

Amigos!

Nunca tive dúvidas da força embutida no TREINÃO DO BRASIL, mas fiquei de queixo caído perante a história que conto a seguir:

Quinta-feira, 13 de agosto de 2015, 9 h. da manhã.

Justamente quando eu ia tomar banho e me arrumar, recebi uma ligação pelo WhatsApp. No diplay, a figura de uma mulher loura, até então desconhecida e eu pensei: "Certamente é alguém querendo informações sobre TREINÃO DO BRASIL". Era isso mesmo, e a conversa se deu mais ou menos assim:

-- Bom dia, meu nome é Gislaine e eu sou de Sertanópolis, no interior do Paraná...

-- Bom dia, Gislaine... É sobre o TREINÃO DO BRASIL?

-- Sim... Eu já havia mandado uma mensagem mas não fui respondida...

-- Você deseja marcar um treinão na sua cidade - fui objetivo, para não me atrasar na chegada ao trabalho.

-- Até quero -- respondeu Gislaine: -- Mas aqui na minha cidade eu sou a única pessoa que corre.

-- Como assim? Arguí intrigado -- Ninguém mais corre na sua cidade??

-- Sertanópolis é uma cidade pequena, 17 mil habitantes, fica a 47 km de Londrina. A população não tem esse hábito.

-- Mas você corre sozinha?

-- Corro. Às vezes me junto a amigos de cidades próximas. Fora isso, estou sozinha...

Enquanto Gislaine falava eu pensava comigo "E agora, Bira?..." Mas a resposta veio rápida, e não poderia ser melhor:

-- Gislaine, marque o treinão mesmo assim!... Não importa que esteja sozinha no dia 20 de setembro, pois você estará correndo com milhares de corredores em todo Brasil, naquele momento. Muito embora eu acredite que você não estará sozinha... Outras pessoas aparecerão para correr ou caminhar contigo!

Parecia ser justamente a resposta que a Gislaine queria ouvir, e falou:

-- Eu posso marcar e convidar corredores das cidades próximas, não é mesmo?

-- Claro!... Reforcei: -- Mas mesmo que você esteja sozinha no dia, isso será positivo. É que nós estamos pedindo para os corredores tirarem fotos e filmarem todos os treinões. No final, vamos fazer um grande filme com as imagens recebidas de todo o Brasil... Se você aparecer sozinha neste filme, em contraste com as outras cidades do Brasil, Sertanópolis pode despertar e começar a praticar esporte.

Dito isso, Gislaine mandou que eu marcasse o local de largada do Treinão. Anotei seus contatos e nos despedimos. Voltei para o computador e, mesmo apressado, compus uma imagem com a foto de Sertanópolis e a descrição: "Bem-vinda Sertanópolis ao TREINÃO DO BRASIL!...". Marquei a foto que foi para o perfil da Gislaine, no Facebook. Tomei banho e, finalmente, fui trabalhar.

Durante o dia, percebi no smartphone que a imagem que postei estava sendo muito curtida e comentada. Notei que era muito compartilhada e fiquei curioso: "Será que os amigos de Gislaine aderiram à ideia e estão apoiando?". Somente à noite veio a resposta, pelo WhatsApp:

"Boa noite, Bira... Aqui em Sertanópolis está sendo surpreendente! Jamais esperava pelo apoio que estou recebendo! Já fechei com a polícia, consegui ambulância, enfermeiros e médicos... Consegui água e para completar, 150 camisetas brancas escrito PAZ. Essas camisas serão sorteadas entre os participantes..."

Li sua mensagem e pensei: "Como assim?" Fazia menos que dez horas que Gislaine havia ligado e descrito que corria sozinha, no interior do Paraná. O que estava acontecendo era um verdadeiro milagre!... Então lembrei de frases que escrevi na postagem "O Espírito do Treinão do Brasil": "O pensamento é o corredor mais veloz que já existiu. Milagres acontecem por causa disso: Muda-se o pensamento e tudo se transforma, automaticamente". Não demorou e o que escrevi estava acontecendo de fato!

A Maluca que Corre

Não existe sequer um corredor, com mais de quarenta anos, que não tenha sido chamado de maluco no passado. Hoje, no entanto, a corrida virou moda. Corredor virou sinônimo de pessoa saudável e bonita. Multidões dão largada, todo final de semana, nas centenas de provas espalhadas pelo Brasil.

Em Sertanópolis, no entanto, a corrida tem apenas um nome: Gislaine Terezinha Evangelista Gobbo. É um nome comprido, que faz lembrar a maratona. É um nome de uma guerreira solitária, com 47 anos, que pega um ônibus e se afasta 18 km de sua cidade, para voltar correndo sozinha pela Rodovia. Para alguns, nossa guerreira solitária é a "Maluca da Corrida". Mas o fato é que Gislaine reside na Capital da Amizade, e muita gente lhe ajuda:

-- Quando quero viajar para correr em outros estados, faço salgados que todos compram para me ajudar com as despesas - conta.

Com essa ajuda, correu a São Silvestre três vezes. Foi finalista do Circuito de Corridas SESI 10 k e, na edição Jacarezinho, obteve a 1ª colocação de sua categoria, entre tantas outras corridas que fez. Gislaine só não conseguiu convencer os políticos a promoverem uma corrida na sua cidade.

O esporte sempre esteve na vida de Gislaine. Nos anos 80 jogou basquete no time da AREL - Associação Recreativa e Esportiva Londrinense, onde foi convocada para a seleção de Londrina. Quando foi morar na cidade de Ventania - PR, o basquete se limitou aos finais de semana. Em Ventania montou uma equipe feminina de basquete, de 11 a 15 anos, até que voltou para Sertanópolis em 2008.

Foi somente em 2011 que fez sua primeira corrida de rua, em Londrina. Chegou em sexto lugar na sua categoria, para nunca mais parar.

-- Sempre amei o esporte e viciei na corrida. Não consigo deixar... E justifica: -- Gosto de desafio, e correndo consigo provar a mim mesma que sou capaz... Não pretendo ser mais rápida nem colecionar troféus, apenas começar e terminar uma corrida... Quando corro, parece que estou flutuando. Desligo-me do mundo e dos problemas. Por incrível que pareça, quando volto para casa levo as soluções que encontro enquanto corro.

Nas imagens: A Gislaine treinadora (2006/8), a jogadora de basquete (anos 80) e os salgados que vende para viajar e participar das corridas.


A Mobilização dos Amigos

Depois que marcou o local de largada do TREINÃO em Sertanópolis, Gislaine ligou para Daiane, sua amiga. e disse:

-- Estou muito feliz!

-- O que aconteceu? - perguntou a amiga, que ouviu atenta sua explicação.

-- E então, você vai me ajudar?? - concluiu Gislaine, feito uma súplica.

-- Não precisa nem pedir!... Vou ajudar em tudo!

Enquanto a imagem postada no Facebook percorria o universo virtual de Sertanópolis, Daiane e Gislaine já traçavam duas rotas para TREINÃO da cidade. Uma para caminhantes e outra para corredores. Planejaram convidar os corredores de cidades próximas. Mas, ali mesmo já tinha gente dizendo que tentaria correr um pouco em homenagem à atleta.

A polícia ofereceu-se para interditar o percurso. Médicos, para socorro a quem não se sinta bem. Uma ambulância acompanhará as pessoas. Uma motocicleta adaptada conduzirá um fotógrafo... Todos serão voluntários.

A companhia de abastecimento ofereceu copos d'água. O Moinho Globo, indústria local, doará 150 camisas brancas com a inscrição "PAZ". Um distribuidor de frutas fornecerá grande quantidade de laranjas para os "novíssimos atletas" de Sertanópolis.

Suas companheiras de trabalho - um grupo de trinta agentes de saúde - ajudarão no evento. Bexigas brancas serão doadas pelo comércio. No momento da sensibilização, pela paz, elas serão soltas no lago, em frente ao local da largada. Até aqui é o que sabemos...

O Resgate de um Título: A Capital da Amizade

Para entender um pouquinho de Sertanópolis consultei informações na Wikipédia. Lá diz que a cidade perdeu o título de Capital da Amizade, em 2008, o mesmo ano que nossa heroína retornou à sua cidade natal.

Pelo telefone, hoje á noite, sua amiga Daiane, falou com entusiasmo:

-- Esse evento vai despertar a cidade para o esporte! Sempre quisemos fazer algo pelas crianças e temos, agora, uma oportunidade! Nossa estimativa é juntar 2.000 pessoas!

A essa altura eu já nem tinha mais o que perguntar...

Se tudo se confirmar, Sertanópolis estará resgatando um título que nunca saiu do coração de seu povo. A terra roxa mais fértil do nosso país esperava apenas que sua filha, atleta e guerreira, atirasse essa semente chamada TREINÃO DO BRASIL.

"... Troca-se o pensamento e tudo se transforma, automaticamente!"

Abraços!
Bira.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: