Diário de Treinos no Whatsapp - XCIII

By | 13:27:00 Faça um Comentário


Diário de Treinos no Whatsapp - XCIII

(Rio, sexta, 17.03.23)

Da Série: Treinos Atuais


INTRODUÇÃO:

Na medida que envelheço vou ficando mais medroso, por exemplo:

Desacostumei andar de ônibus, quando pego não me sinto à vontade com o entra e sai, principalmente em algumas regiões.

Priorizo o metrô, onde moro, aquela capsula refrigerada que nos isola e rompe os lugares mais quentes do subúrbio.

Sorte a minha que sou corredor e não tenho a opção de me isolar de vez.


Correndo nos Lugares Mais Feios do Rio

Quando passei correndo pela Avenida Dom Hélder Câmara, em Maria da Graça, eu já estava com 9 km de treino, desde Irajá. Às seis da tade, o céu de verão continuava aceso e um vento forte dava impressão de que o tempo poderia mudar.

Superei a curva na estrada e vi que o trânsito ficou confuso. Eram ônibus ansiosos que, no ponto, disputavam passageiros em fila dupla. Também eram passageiros ansiosos que, no asfalto, se metiam entre os veículos para não perder sua lotação. Meu desafio foi passar trotando, ali, sem esbarrar suor naquela gente.

Avistei, adiante, a Cidade da Polícia e preparei o meu espírito para passar em frente ao temido bairro do Jacarezinho. Então, lembrei de conversa recente, tida com um motorista de Uber, ao cruzar determinado trecho da Pavuna:


-- Esse deve ser o lugar mais feio do Rio de Janeiro, não acha?... Diz aí, você que dirige Uber: Quais são os lugares mais feios do Rio (enquanto ainda é permitido chamar algo de "feio")?

O motorista deixou escapar um sorriso de canto de boca e a frase:

--Certamente, Jacarezinho e Manguinhos estão entre os lugares mais feios do Rio...


Ou seja: Jacarezinho onde eu estava e Manguinhos, o próximo bairro, mas vou prosseguir!...

Não bastasse todo lixo e a desordem que sufoca Jacarezinho, ronda no ar um medo de deparar com o famoso bonde do tráfico ou simplesmente ser apedrejado, como já ocorreu com dois colegas corredores que passaram ali. Fico atento e o coração bate mais forte, porém não é pelo ritmo das passadas.

Liberto-me daquele bairro, subo e desço o viadulto de Benfica e quebro para a esquerda. Quero retornar pela Rua Leopoldo Bulhões até a Praça das Nações, em Bonsucesso. Mas, o caminho está repleto de desordem e degradação. Terrenos baldios entulhados de lixo e miseráveis catando não sei o quê. Uma profusão de lava-jatos piratas é o menor dos problemas, somados ao comércio de roupas, e toda sorte de utensílios velhos espalhados nas calçadas, diante da favela. Um funk pesadão, absurdamente alto, me faz sentir pena de quem mora por ali (e eu prometo nunca mais reclamar do Carro do Ovo passando em minha rua). Para fechar a conta, um cidadão fez a cara mais feia dos últimos dez anos para me encarar.

Depois disso, saindo dali, os nove quilômetros seguintes passaram despercebidos e eu sequer senti cansaço. A Vila da Penha, onde finalizei o meu treino, pareceu um balneário.#


TREINOS DO DIA:

21,13 km de corrida

Ritmo: 5:45 / km

Tempo: 2:01:23 h


Até a parte XCIV

Abraços!

Bira.


Adquira o meu e-book "Eu Faço O Meu Tempo", por apenas R$ 16,28 no Kindle, clicando no link:


https://www.amazon.com.br/dp/B09QTVB22J?ref_=cm_sw_r_mwn_dp_K6C7TF791HV6ZJCZXJ4V&dplnkId=823c8bfe-9577-4567-9079-e71eca0e5b67

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: