Finalmente, Corrida Está de Volta!

By | 02:14:00 11 comentários

 

Parte dos corredores na tradicional foto ao pé das Torres do Mendanha: muitos já haviam descido.

Finalmente, Corrida Está de Volta!

Amigos, 

A Corrida voltou para alegrar as manhãs cariocas!... E foi neste fim de semana, em Campo Grande, quando aproximadamente 180 corredores subiram a Serra do Mendanha, em dois eventos seguidos: 

  • No Sábado, 29/08/20, dezesseis ultramaratonista encararam uma prova de 100 km. A altimetria acumulada da prova somou mais de 4.800 metros. A largada foi de manhã e a competição se estendeu até a madrugada de domingo. Foram oito voltas, subindo e descendo, da Praça da Bica até as torres de transmissão celular, no alto da serra. Quando anoiteceu, os atletas utilizaram lanternas portáteis para se deslocar na mata escura, sobre o terreno íngreme e extremamente irregular. 


(No vídeo abaixo: Jorge Ultramaratonista, durante a prova de sábado).


  • Na manhã seguinte, a Praça da Bica foi tomada por mais de 150 corredores de todos recantos do Rio. Eles também iriam encarar o caminho sinuoso, de terra batida, até o topo das torres. Muitos estavam ali pela primeira vez. Todos estavam felizes por poder rever seus amigos ou fazer novas amizades, depois de um longo período de isolamento.

O Treinão
 
O céu não tinha nuvens às seis da manhã, mas a Estrada do Mendanha  já recebia os primeiros corredores. Em pouco tempo, os arredores do Largo foram tomados de atletas. Em meio a tanta empolgação, alguém falou que já estava na hora da largada, e ninguém percebeu que ainda faltava meia hora para o horário previsto. Rapidamente, todos se reuniram para a foto coletiva e a (primeira) largada foi dada. Muita gente, no entanto, estava chegando e foi feita nova largada às 7 h e 30 min. Tal dispersão impediu que fosse feita uma contagem precisa de participantes. Também impediu que todos se reunissem para a tradicional foto no topo da montanha: quando os últimos chegavam, os primeiros já estavam descendo.

Problemas à parte, o treino não deixou por merecer. Não havia preocupação com desempenho pessoal. Corredores e caminhantes curtiam a oportunidade de se reunirem de novo (veja o flagrante no vídeo, a seguir:).


A Demanda Reprimida e Os Treinos Históricos

Essa grande adesão ao Treinão do Mendanha se deu de forma inesperada. Seu organizadores esperavam juntar uma dúzia de corredores, no máximo. Para isso, criaram um grupo de WhatsApp e convocaram alguns amigos. Só que a ideia pegou. Cada um que entrava no grupo convidava mais gente. Ao final de três semanas, quase duzentos corredores afirmavam que estariam presentes, fazendo os frequentadores  veteranos do Mendanha lembrarem de outros treinos históricos...

Foi em 2013 que o Mendanha recebeu 50 corredores, algo inédito até então. Em 2014 todos os recordes foram batidos quando 120 corredores subiram a serra, com muita animação. Neste domingo, ninguém imaginou que havia uma demanda reprimida de corredores afoitos por treinar... Resultado: Mais de 150 compareceram!




Enquanto as corridas não voltam, estes corredores prometem fazer novos treinos pelo Rio. São eventos simples, sem brindes, atrativos ou taxas. É um verdadeiro resgate da Corrida de Rua e das amizades que partiram para o mundo virtual... É corrida raiz!



Particularmente, eu acho que o Mendanha produziu mais um daqueles treinões históricos e eu estava lá!

Abraços!

Bira. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

11 comentários:

Bira bom dia, relato sensacional, foi duro correr os 100 km no Sábado e mais duro ainda foi fazer a última volta com vcs, mas no final vlw a pena. Tiros que participaram estão de parabéns. Até o próximo treino.
Forte abraço.

Ed safenado disse...

Muito bom, parabéns Jorge pelos 100km's, e parabens Bira pelo evento, km's de saúde a tds

Sheila Zanesco disse...

Ah como foi bom e memoravel participar dos treinoes passados.
Estivemos presente de coracao neste maravilhoso treinao.
Vcs sao incriveis e essa eh a verdadeira essencia da corrida de rua. Abraco no coracao e ate breve! Casal paulisxta Sheila e Cesar Atividade360

CESARIA disse...

Parabéns Jorginho e parabéns para todos que participaram do treino organizado pelo amigo Bira.
Bira meu amigo, sem querer ser repetitiva (acho que já comentei antes) acho sensacional a forma que vc organiza as palavras.

CESARIA disse...

Parabéns Jorginho e parabéns para todos que participaram do treino organizado pelo amigo Bira.
Bira meu amigo, sem querer ser repetitiva (acho que já comentei antes) acho sensacional a forma que vc organiza as palavras.

Luiz Bombeiro disse...

Meus parabéns a todos que participaram pelo evento ocorrido na subida as Torres do Mendanha. Aos organizadores, um abraço e obrigado pela organização que foi excelente.

Obrigado Ed!

Saudade do casal mais charmoso da corrida!... Agora reeditaremos o Treinão Rio da Prata que do saudoso Zim em 2014... Lembra?

Show Cesária... Vem com a gente!

Vem mais por aí!

Jorge, tu é a alma da Corrida de Rua carioca!