De Volta Às Torres!

By | 16:04:00 2 comentários

De Volta Às Torres!

Amigos!


Foi em janeiro de 2013 que Sergio Pessoa (camiseta verde, na foto) convidou os amigos para o primeiro treinão do ano. Escolheu como palco o Mendanha, local pouco conhecido pelos corredores cariocas, até então. Partiriam da Praça da Bica, rumo ao alto da serra, onde estão fincadas as torres de transmissão celular.


Era época de ascensão das corridas de rua e do Facebook, onde Sergio anunciou seu evento. O resultado foi surpreendente: 50 corredores compareceram. Um recorde, até então!



As fotos e videos daquele treino repercutiram nas redes. Muitos corredores se tornaram amigos a partir dali... Tal eco atingiu mais corredores e, sem que ninguém percebesse: Estava dada a largada na Época dos Grandes Treinões!


Maravilhoso!... Mas nem tudo são flores nesta história. Poucos dias depois o corredor Adriano Molinaro, um dos incentivadores do Treinão do Mendanha faleceu. Comovidos, os corredores marcaram um treino em homenagem póstuma e a rede de amigos aumentou. Vários treinos foram marcados, desde então, com número cada vez maior de público. No ano seguinte, o Treinão do Mendanha reuniu 120 pessoas, mas já era comum atingir tal público em 2014... A alegria foi contagiante e registrada no vídeo, a seguir:





Muitos fatores contribuíram para a explosão de grandes treinos naquela época:

  • o crescimento do Facebook;
  • o aumento nos preços da corridas de rua;
  • a realização de  várias corridas no mesmo trajeto (Aterro do Flamengo) cansou corredores;
Outros fatores também contribuíram para a quase extinção de grandes treinos, anos depois:

  • a distribuição brindes e os sorteios "viciaram" alguns corredores, que não quiseram participar de treinos comuns (sem presentes);
  • os interesses econômicos de grupos que organizavam treinos (eles tinham que promover treinos "fáceis" para agradar novatos, aumentar seu público, vender camisetas e negociar com marcas);
  • a oposição de algumas assessorias esportivas que se sentiram ameaçadas de perder seus clientes;
  • o surgimento das corridas de montanha que atraíram corredores para cenários diferentes.
Apesar de tudo, os treinões não terminaram, apenas diminuíram de frequência e público.

O próximo Treinão do Mendanha pretendia reunir apenas alguns corredores, sem organização, resgatando o espírito daquele treino precursor, de 2013. Eles não têm brindes para sorteio, apenas alegria compartilhada num treino raiz!

 

Seríamos apenas uns dez corredores, mas o WhatsApp trouxe mais gente. E estarão ali somente os que querem!



Abraço!

Bira.   

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

andre disse...

Subi lá pela primeira vez em 2016 no tradicional treino de fim de ano , após 4 anos retornarei. Parabéns Bira pela iniciativa, abraçao.

Ed safenado disse...

Parabéns Bira, pela organizaçao e paciencia kkkkkk