As Feras do Treinão (Parte I)

By | 23:15:00 Faça um Comentário
Tanto o experiente Lula Holanda (em primeiro plano) quanto o novato Rodrigo Milena (à esquerda) são exemplos de organizadores do Treinão do Brasil nas suas cidades. 

As Feras do Treinão (Parte I)


Amigos!

Primeiro, eles se entusiasmaram com o projeto. A seguir, entenderam que era preciso fazer sua parte para o Treinão do Brasil acontecer, de fato. Então, eles arregaçaram as mangas e convocaram seus amigos para o grande evento simultâneo e nacional:

( Para quem não sabe, O Treinão do Brasil é composto por dezenas de treinos de corrida, simultâneos, em várias cidades do país. A largada ocorrerá às 7 h da manhã do dia 27 de maio de 2018, domingo. Os corredores vestirão qualquer camisa branca. Dez minutos antes da largada, todos darão as mão num só pensamento pela paz, de norte a sul do país ).

Então, eles marcaram os locais de largada nas suas cidades. Para alguns deles, convocar corredores foi tarefa fácil, porque já são conhecidos no meio. Para outros, nem tanto. Mas todos tinha algo em comum: um forte desejo e boa-vontade. Resultado: Em pouquíssimos dias, o Treinão do Brasil decolou!

Mas, afinal, quem são eles?

São os organizadores e multiplicadores do Treinão do Brasil - Correndo Pela Paz. Um grupo heterogêneo, composto de corredores experientes ou novatos. Alguns são líderes de grupos de corrida, outros são blogueiros. São educadores físicos ou líderes de assessorias esportivas... No Treinão do Brasil tem lugar para todos!

É quase impossível descrever um pouco da história de todos eles. Até o fechamento desta postagem totalizavam 40, em 30 cidades. A seguir, o perfil de cinco deles... Depois tem mais:


Lula Holanda, Recife - PE:

Depois que se aposentou, em 2004, o ex-superintendente começou a caminhar diariamente, no Parque da Jaqueira, para fugir de uma depressão. Lá conheceu corredores e se encantou pela atividade. Apenas um ano depois, fundou a ACORJA - Associação dos Corredores da Jaqueira e fez sua primeira maratona (42 km). Desandou a correr pelo Brasil e pelo mundo. Em 2010 foi encarar os 89 km da Comrades - a ultramaratona mais famosa do mundo, na África do Sul. Teve a ideia de promover uma prova similar no seu estado... E fez!: Criou a Ultramaratona 100 Km do Frio (percurso entre Caruaru e Garanhuns) que este ano atingirá sua 8ª edição. Mais do que famoso entre os corredores de rua de todo Brasil, Holanda têm orgulho de denominar a ACORJA como "fábrica de maratonistas". Nada mais justo! Lula e sua equipe organizam o Treinão desde 2015.


Vannucci Jr., Uberaba - MG:

O carioca, radicado no Triângulo Mineiro, ficou famoso depois que decidiu filmar corridas e postar os videos no YouTube. Foi em 1989, quando morava em Niterói-RJ que ele fez sua primeira corrida e foi treinar com o saudoso prof. Barnabé de Souza. O hoje dono do Canal Corrida Rústica, no entanto, tinha medo de encarar uma maratona. Em 1991, foi inscrito nos 42 km da prova carioca, sem saber, e teve que encarar. Descobriu que maratona "não era um bicho de 7 cabeças". Em 2008, já em Uberaba, Vannucci estava lesionado e decidiu filmar uma prova. O vídeo não ficou bom, mas despertou a ideia da criação do blog e do Canal Corrida Rústica, um dos mais conhecidos e renomados deste gênero. A boina, camisa e bermuda pretas são sua marca. Por conta disso, é visto de longe nas corridas que participa, despertando acenos e gritos dos corredores: "Vanutiêêêêê!". Vannucci Jr. está entre os primeiros apoiadores do Treinão do Brasil.



Cesar de Castro e 
Sheila Zanesco, Treviso - SC:

Fiquei pensando por quanto tempo esse casal de atletas paulista residiu no Rio, mas não importa... Cesar e Sheila ficaram na Cidade Maravilhosa o tempo suficiente para deixar muita saudade. Nas parias, as suas pegadas ainda não apagaram - elas renascem todos os dias. Ainda é possível ver as marcas dos pneus de suas bikes no asfalto carioca. As águas do mar ainda agitam no reflexo das suas braçadas. Os corações de corredores, ciclistas e nadadores do Rio, ainda esperam bater mais forte, de novo, durante um treino ao seu lado. Egressos do Rio, o casal foi residir em Treviso para divulgar os encantos daquela cidade no blog Atividade 360. Sem dúvidas, o Treinão simultâneo do Brasil será uma oportunidade de fazer o mesmo treino com essa dupla, não importa onde cada corredor esteja!



Vanuza Ramos, Cascavel - PR:

Alcoolismo, pânico e depressão fizeram Vanuza procurar ajuda médica, em 2013. Além dos remédios de tarja preta, sua psiquiatra prescreveu que ela caminhasse. Nos parques de Cascavel, Vanuzza não se conteve e, em pouco tempo, começou a correr e conhecer outros corredores. Inseriu-se nos grupos, participou de treinos e descobriu uma nova vida. Participou das provas de 10 km, mas não foi suficiente; queria mais. Galgou treinos longos e encarou desafios de percorrer centenas de quilômetros num só mês. Chegou a fazer 800 km em 30 dias e foi personagem de uma edição do programa Painel RPC, clique no link e assista:  link: https://globoplay.globo.com/v/6103788/programa/ . Vanuzza, não é a organizadora do Treinão do Brasil de Cascavel, mas é uma multiplicadora da ideia: Correndo Pela Paz. Exemplo que é, ela está atraindo mais grupos para engrossar as fileira do grande evento simultâneo.



Rodrigo Milena, Itaboraí - RJ:

Afastado de suas funções no trabalho, Rodrigo ficou obeso e decidiu praticar corrida e ciclismo para emagrecer. Era inicio de 2016, quando ele descobriu este blog e entrou em contato. Milena queria conhecer mais corredores, estabelecer novas amizades para manter-se motivado. Coloquei-o no grupo de WhatsApp do Treinão do Brasil, onde ele passou a postar fotos dos seus treinos pelas ruas de Itaboraí. Mesmo com pouco tempo na corrida, Rodrigo não se intimidou e vai organizar um treinão local. É que ele sabe que o Treinão do Brasil pode ser feito, tanto com meia dúzia ou com centenas de pessoas. Ele sabe que dez minutos antes da largada, quando todos os corredores do Brasil se derem as mão, pela paz, eles serão milhares. Vestidos de branco, Rodrigo e seus amigos se unirão aos corredores de todo Brasil! ##

Fique atento; nas próximas postagens daremos sequência com: As Feras do Treinão (Parte II).


Mais sobre o Treinão do Brasil, nos links:

Treinão do Brasil... Que História é Essa?

Locais do Treinão do Brasil 2018

Treinão do Brasil já está em 21 Cidades!

O Treinão do Brasil está de Volta!



Mapa do Treinão do Brasil (27-05-18), no Google:


Abraços!

Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: