Treinão do Brasil... Que História É Essa?

By | 16:03:00 Faça um Comentário

Treinão do Brasil... Que História É Essa?


Amigos!

Foi em maio de 2015, a dois meses da Maratona do Rio, que eu tive a ideia de juntar corredores de todos os cantos, em um treinão nacional. Eu estava lesionado e triste, sabendo que não conseguiria correr a maratona. Eu via as pessoas treinando felizes nas imagens do Facebook, mas não podia fazer o mesmo.

Em dado momento, tive a visão de que os corredores, das fotos, faziam o mesmo treino!... Só que eles não sabiam. Eu vi que, em um sem-número de cidades, todos saíam para treinar e não davam conta do imenso grupo que formavam. Imediatamente pensei: “Que tal ‘juntar’ essa turma toda, através de interação pela internet e fazer um grande treinão simultâneo do tamanho do Brasil?”

Pensei isso e fiquei eufórico, mas tive dúvidas se eu não estaria delirando. Imediatamente, liguei para três amigos perguntando o que achavam da idéia: Nilo Resende, de Goiânia; Jorge Ultramaratonista, do Rio; e Vannucci Jr, de Uberaba. Os três são corredores e blogueiros, e poderiam avaliar aquela ideia. Pois bem, meus amigos não só gostaram, mas disseram que eu poderia contar com eles no projeto.

Escolhi o nome Treinão do Brasil para que todos tivessem noção do tamanho do evento. Escolhi um tema: “Correr Pela Paz”, para que todos tivessem o mesmo sentimento. Imaginei que corrêssemos de branco e interagíssemos pelo Facebook (o WhatsApp ainda não era tão popular).

Falei com amigos de diversas cidades sobre a ideia. A aprovação parecia ser total. Um mês depois, eu postei neste blog: “ Vem aí o Treinão do Brasil! ” e marquei o evento para 20/09/15.
Meus amigos Nilo, Jorge e Vannucci Jr. divulgaram o evento em seus blogs também. O Treinão foi ganhando adesões. Em julho, na Feira da Maratona do Rio, encontrei meus amigos e distribuímos panfletos do Treinão. Quando 20 de setembro chegou, já éramos 47 cidades com 49 locais de Treinão. Totalizamos 2,5 mil corredores, de branco, pela paz.

Na maioria dos lugares, o Treinão foi um evento simples, composto por grupos pequenos ou médios. Em algumas cidades, no entanto, o evento cresceu e foi manchete em jornais, rádio ou TV. Alguns organizadores obtiveram apoio de prefeituras locais, com aquecimento ao som de música e palanque. Mesmo com essa pompa, a ideia do Treinão Simultâneo Pela Paz não foi esquecida naqueles lugares. Antes da largada, corredores de todo Brasil em grupos de qualquer tamanho, deram-se as mãos e compartilharam o mesmo pensamento. A seguir, todos largaram, de norte a sul de um Brasil que, até hoje, precisa de paz. Essa ideia também atraiu quem não corria e construiu uma bela história, descrita a seguir:

A CIDADE QUE NÃO CORRIA
(trecho da postagem: “Treinão Mobiliza Cidade do Paraná!”)

Quinta-feira, 13 de agosto de 2015, 9 h. da manhã.

 

(...) "Justamente quando eu ia tomar banho e me arrumar, recebi uma ligação pelo WhatsApp. No display, a figura de uma mulher loura, até então desconhecida e eu pensei: "Certamente é alguém querendo informações sobre TREINÃO DO BRASIL". Era isso mesmo, e a conversa se deu mais ou menos assim:

-- Bom dia, meu nome é Gislaine e eu sou de Sertanópolis, no interior do Paraná...

-- Bom dia, Gislaine... É sobre o TREINÃO DO BRASIL?

-- Sim... Eu já havia mandado uma mensagem mas não fui respondida...

-- Você deseja marcar um treinão na sua cidade - fui objetivo, para não me atrasar na chegada ao trabalho.

-- Até quero -- respondeu Gislaine: -- Mas aqui na minha cidade eu sou a única pessoa que corre.

-- Como assim? Arguí intrigado -- Ninguém mais corre na sua cidade??

-- Sertanópolis é uma cidade pequena, 17 mil habitantes, fica a 47 km de Londrina. A população não tem esse hábito.

-- Mas você corre sozinha?

-- Corro. Às vezes me junto a amigos de cidades próximas. Fora isso, estou sozinha...

Enquanto Gislaine falava eu pensava comigo "E agora, Bira?..." Mas a resposta veio rápida, e não poderia ser melhor:

-- Gislaine, marque o treinão mesmo assim!... Não importa que esteja sozinha no dia 20 de setembro, pois você estará correndo com milhares de corredores em todo Brasil, naquele momento. Muito embora eu acredite que você não estará sozinha... Outras pessoas aparecerão para correr ou caminhar contigo!

Parecia ser justamente a resposta que a Gislaine queria ouvir, e falou:

-- Eu posso marcar e convidar corredores das cidades próximas, não é mesmo?

-- Claro!... Reforcei: -- Mas mesmo que você esteja sozinha no dia, isso será positivo. É que nós estamos pedindo para os corredores tirarem fotos e filmarem todos os treinões. No final, vamos fazer um grande filme com as imagens recebidas de todo o Brasil... Se você aparecer sozinha neste filme, em contraste com as outras cidades do Brasil, Sertanópolis pode despertar e começar a praticar esporte.

Dito isso, Gislaine mandou que eu marcasse o local de largada do Treinão. Anotei seus contatos e nos despedimos. Voltei para o computador e, mesmo apressado, compus uma imagem com a foto de Sertanópolis e a descrição: "Bem-vinda Sertanópolis ao TREINÃO DO BRASIL!...". Marquei a foto que foi para o perfil da Gislaine, no Facebook. Tomei banho e, finalmente, fui trabalhar.

Durante o dia, percebi no smartphone que a imagem que postei estava sendo muito curtida e comentada. Notei que era muito compartilhada e fiquei curioso: "Será que os amigos de Gislaine aderiram à ideia e estão apoiando?". Somente à noite veio a resposta, pelo WhatsApp:

"Boa noite, Bira... Aqui em Sertanópolis está sendo surpreendente! Jamais esperava pelo apoio que estou recebendo! Já fechei com a polícia, consegui ambulância, enfermeiros e médicos... Consegui água e para completar, 150 camisetas brancas escrito PAZ. Essas camisas serão sorteadas entre os participantes..."

Li sua mensagem e pensei: "Como assim?" Fazia menos que dez horas que Gislaine havia ligado e descrito que corria sozinha, no interior do Paraná. O que estava acontecendo era um verdadeiro milagre!... Então lembrei de frases que escrevi na postagem "
O Espírito do Treinão do Brasil": "O pensamento é o corredor mais veloz que já existiu. Milagres acontecem por causa disso: Muda-se o pensamento e tudo se transforma, automaticamente". Não demorou e o que escrevi estava acontecendo de fato! ”
*          *         *
Concluindo a história: Sertanópolis, reuniu centenas de pessoas em suas ruas para correr, pedalar e caminhar, pela primeira vez, no Treinão do Brasil 2015!

Um close na felicidade de Gislaine, correndo nas ruas de Sertanópolis PR, no Treinão do Brasil de 2015.

Em 2016, o Treinão do Brasil não alcançou o mesmo sucesso. A mobilização foi menor e optou-se por fazer fazer um treinão de revezamento de 12 horas – das 6 h da manhã às 18 h da noite. Cada local do treinão escolheu um intervalo de hora para treinar. Alguns locais correram na mesma hora, geralmente de manhã. Devido ao calor, os horários da tarde foram cobertos por alguns “heróis”. Mesmo assim o Treinão contou com a participação de um grupo de corredores em Roma – Itália, que deu a largada às 5h (horário de Brasília) enviando mensagens pelo Messenger.

Ano passado não houve treinão, mas um grupo de organizadores manteve contato pelo WhatsApp e pediu que o evento voltasse. A expectativa, este ano, é que o Treinão do Brasil seja maior que o de 2015... vamos ver! ##


VEJA TAMBÉM:





Mapa do Google (atualizado automaticamente) com os locais onde o Treinão já está marcado. Até o fechamento desta postagem (22-03-18, às 16h) tínhamos 27 cidades.

- Quer marcar o Treinão do Brasil na sua cidade? Entre em contato pelo WhatsApp: 21 994449650... Ou pelo e-mail: rezende3@gmail.com

Abraços!

Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: