Vannucci, Filma Eu!!!

By | 19:53:00 Faça um Comentário
Vannucci Jr. nunca foi a Parnamirim (cidade vizinha a Natal - RN), nem tampouco conhece Sandro Oliveira, um morador do município conhecido por ter o maior cajueiro do mundo. Sendo assim, seria improvável que eu começasse a escrever sobre Vannucci citando Parnamirim e Sandro Oliveira, mas é justamente o que farei e você saberá porque, em...

A alegria de Vannucci ao filmar corredores, foto de arquivo pessoal.

Vannucci, Filma Eu!!!

Amigos!

Aos 47 anos, Sandro Oliveira estava obeso, deprimido e tomava dois remédios para hipertensão...

Talvez fosse o começo de março de 2015, quando a noite caiu, no Rio Grande do Norte, e o vento balançou as cortinas do quarto de Sandro. Escrevo "talvez", porque o vento fazia isso todos os dias de todos os meses. Pobre vento potiguar, que balançava as cortinas quando queria balançar Sandro!... Queria fazê-lo encontrar uma nova perspectiva na vida. Mas, no fim de cada noite, o forte vento já estava exausto e produzia um silvo triste, incapaz de animar qualquer ser humano, antes que o sono chegasse.

Talvez fosse começo de março, quando Sandro ligou o computador e entrou na internet. Digo talvez, porque Sandro fazia isso todos os dias. Daquela feita, no entanto, seria diferente. Ele descobriu o blog Corrida Rústica, e começou a assistir, ali, os vídeos produzidos por Vannucci Jr. que fizeram seus olhos brilharem. Em um desses vídeos, Vannucci saía para correr às cinco da manhã e encontrava amigos pelo trajeto. Sandro imaginou-se dentro do vídeo, correndo com Vannucci e seus amigos nas ruas de Uberaba - MG, e decidiu: é isso que eu quero para mim!

Talvez já fosse final de março, quando inspirado pelo blog de Vannucci, Sandro começou a praticar treinamento funcional, visando iniciar na corrida. Tempos depois já estava correndo. Começou a perceber os bons ventos que sempre entraram pela sua janela. Começou a perder o excesso de peso, subtraindo 12 kg em seis meses. No dia 28 de outubro, Sandro estava feliz e queria falar com Vannucci para agradecê-lo. Entrou no blog de Vannucci e descobriu um número de celular para contato. Mas o número não era de Vannucci, era o meu celular que ali foi divulgado devido a um evento que eu e Vannucci promovíamos.

Talvez não fosse por simples engano que Sandro me ligou e disse:

-- Bom dia, Vannucci!... Eu me chamo Sandro e sou de Natal...

Eu estava no metrô quando recebi a ligação e quase desliguei depois de dizer que era engano. Mas rapidamente intuí que ele quisesse falar com meu amigo de Uberaba:

-- Sandro, você deve ter visto o meu número no blog do Vannucci, mas eu me chamo Bira...

-- Poxa, Bira, eu queria muito falar com ele! Acompanho seus vídeos na internet e comecei a correr por causa dele. Você tem o número dele? - suplicou.

-- Tudo bem... Aguarda um pouco que eu vou te passar por mensagem. - e desliguei.

Ontem foi a minha vez de ligar para o Sandro e lhe perguntar se conseguiu falar com Vannucci e saber, com detalhes, os motivos de seu contato. Expliquei-lhe que eu estava fazendo uma postagem sobre nosso amigo e ele revelou sua história, que descrevi.

Vannucci - AB (Antes da Boina)


Vannucci (47) é carioca e começou a correr 1989, quando morava em Niterói. Fez isso por conta própria, inscrevendo-se numa corrida de 10 km, no Rio. Animou-se com o tempo que obteve (48'20"), mas preferiu continuar nos 10 km, pois tinha medo de desmaiar se corresse uma meia maratona (21 km). Em 1990, renuía-se com outros corredores na Praça Paris, no Rio, para treinar sob orientação do saudoso professor Barnabé de Souza, detentor de vários recordes mundiais. Em 1991, foi inscrito, sem saber, na maratona carioca (42 km) pelos amigos de sua equipe. Teria apenas três meses para se preparar. Treinou como pode, e foi correr sem a obrigação de completar o trajeto... Logo ele que tinha medo de meia maratona, encararia uma maratona inteira! Sua apreensão, no entanto, se transformou em alegria na hora da largada. Quando percebeu, já estava no km 32 e só Deus lhe faria parar!... A partir do km 33, no entanto, sua carreira se transformou em trote, ou caminhada, na altura do km 40. Reagiu no quilômetro final e completou a prova com 3h 41' 54". Apesar das pernas ficarem travadas, descobriu que as longas distâncias não eram um bicho de sete cabeças.

_____________________________________________________________________________
Vannucci Jr. fala no 1º Encontro de Blogueiros e Corredores de Rua, em 2014, no Hotel Mar Palace.

O Corredor da Boina Preta

Em 2008, Vannucci já residia em Uberaba e atravessava um longo período de lesão nos meniscos. Impossibilitado de correr, teve a ideia de filmar uma corrida da garupa de uma moto. O vídeo não ficou muito interessante, mas foi o pontapé para o surgimento de seu blog, Corrida Rústica, em 2010. Neste intervalo voltou a correr e aprendeu a editar seus vídeos. Como marca, adotou a boina preta que chamava atenção dos corredores que eram filmados. Seu blog cresceu para muito além do Triângulo Mineiro. Hoje ele tem admiradores do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, como Sandro de Parnamirim - extensão de Natal, que mudou de vida assistindo seus vídeos.

Filma eu!

Da próxima vez que você for correr e no meio da prova surgir um cara todo de preto e com boina no estilo militar na cabeça, sorria, você está sendo filmado!... Mas caso você note que não foi filmado, seja rápido e grite:

-- Vannucci, filma eu!!!

Abraço!
Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: