Como Foi o 1º Encontro de Blogueiros e Grupos de Corrida de Rua.

By | 10:25:00 2 comentários
Amigos!

Foto oficial do encontro inédito de blogueiros no Hotel Mar Palace, Copacabana - RJ.

Como Foi o 1º Encontro de Blogueiros e Grupos de Corrida de Rua.


Aconchegados na sala de eventos do Hotel Mar Palace, Copacabana, Rio de Janeiro, os 22 blogueiros e membros de grupos de corrida não sentiram os efeitos do frio ou da chuva que caiu de manhã. Ali o clima era bom: alguns se reencontravam e outros começavam amizades. O Evento começou às 9 h, com uma hora de atraso. Depois da abertura seguiram-se as apresentações, a começar por Nilo Resende (foto abaixo), do blog Companheiros de Corrida.

Adicionar legenda
 Nilo utilizou o projetor para mostrar a evolução de seu blog, que mudou de formato, ganhou conteúdo e atraiu anunciantes. Falou das dificuldades de um blogueiro-corredor para administrar seu tempo. Falou das despesas para manter seu blog e que seus anunciantes ainda não lhe rendiam dinheiro, e sim, ofereciam brindes como inscrições de corrida.


Adicionar legenda
A seguir, Jorge Ultramaratonista (foto acima) utilizou data show para falar de sua história de atleta e de seu blog (Jmaratona.com) com quase um milhão de acessos. Jorge afirmou que é possível ganhar dinheiro com blogs, "mas tem que ter disponibilidade de tempo. Não é mole, não!..." O ultramaratonista apresentou seus patrocinadores e encerrou sua apresentação com exibição de um vídeo, que fez, sobre a Maratona do Rio.


Adicionar legenda
Raphael Pazos (de azul), atleta e diretor do Hotel Mar Palace, falou dos erros e acertos na transformação de seu empreendimento no "O Hotel dos Esportistas". E ressaltou:  "...Só deu certo, aqui no hotel, porque eu sou desportista. Porque eu sei as necessidades que o atleta tem... Eu também viajava para fazer minhas provas e queria café da manhã mais cedo... Amanhã por exemplo, o café será aberto às 4:30 h..." Falou da impulsividade de alguns blogueiros que, ao perceberem falhas nas corridas, postam duras críticas e detonam o evento, ao invés de fazer contato com seus organizadores, visando uma solução. Deu exemplo de sua atuação como presidente da Comissão de Segurança do Ciclismo, junto aos órgãos públicos cariocas na implantação da APCC (Área de Proteção ao Ciclismo de Competição), no Aterro do Flamengo.


Adicionar legenda
Raimundo Bentes, colunista do Blog Corredor de Rua - DF, fez críticas ao que chamou de mercantilismo da corrida de rua, referindo-se ao grande número de provas caras: "... Eu sou do tempo que corredor gostava de correr, não de corrida..." Fez uma apresentação de seu blog e corroborou os argumentos de Raphael Pazos, dizendo que através da união e do contato com organizadores de corrida e os órgãos públicos, é possível conseguir muitas coisas em benefício do corredor.


Adicionar legenda
Ubiracy Rezende, blog BiraNaNet, explicou que o evento foi motivado pela dificuldade de divulgar seu blog, e só depois o estendeu aos grupos de corrida. Discursou que a internet possibilita às pessoas saírem da passividade de expectadores para serem criadores de conteúdo, daí a queda de audiência das TVs. Apresentou algumas peças publicitárias que utilizou recentemente para promover o blog e deram resultado. Exibiu uma vídeo-crônica (veja no final desta postagem) feita para o Encontro e, para encerrar, leu a crônica "Então Vais, Homem Água!"


Adicionar legenda
Sheila Zanesco, profissional de marketing, deu dicas para aumento da visibilidade dos blogs nos mecanismos de busca do Google, como: tematizar os assuntos de momento e manter a frequência de postagem. Explicou que o Facebook exige engajamento: "...A pessoa precisa curtir e comentar (a postagem)". Sorteios de brindes (ofertados por empresas) trazem engajamento da audiência, mas é preciso manter autonomia do blog, perante as marcas, ou o efeito será contrário. 


Adicionar legenda
Vannucci Jr., blog Corrida Rústica Uberaba, fez uma apresentação muito animada de seu blog e página no You Tube. Falou do aumento de popularidade das suas filmagens de corrida. Mostrou como são feitas as transições nos seus vídeos - onde ele "conversa" com outro atleta que corre em outro ponto do Brasil. As conversas "de mentirinha" tornam seus vídeos muito mais interessantes do que já são. Vannucci também deu dicas de como filmar em movimento, diminuindo o chacoalhar da imagem.

Adicionar legenda
Mário Jorge, blogs, O Treino e Supremo Coaching, contou suas atuações em empreendimentos esportivos e como educador físico. Apresentou seus blogs e falou das plataformas e ferramentas que considera ideais. Mostrou os vídeos educativos que posta e apresentou os números expressivos de visualizações que eles alcançam. O tempo limitado não lhe permitiu falar de ferramentas que emprega, mas deu a dica: "O Google tem tudo que você precisa hoje em dia, tudo que eu aprendi (com relação aos sites) foi consultando o Google."

Adicionar legenda

- César de Castro - Corredor, fez um breve discurso dizendo que é um corredor muito recente, "há apenas 4 anos" e exaltou a realização do evento, como um marco. Falou da amizade e do bom relacionamento que impera no ambiente da corrida. Falou da possibilidade que os tem blogueiros de ganhar dinheiro numa atividade que lhe dá prazer.

Adicionar legenda

- Valdez de Medeiros - Corredor;


- Luiz Sirotheau - Blog Vou Ali e Já Volto;

Adicionar legenda

- Rogério Zipfel - Blog Rogério Zipfel;


Adicionar legenda

- Erivelton Bento - Blog Só Pensa em Correr;

Adicionar legenda

- Marlete Santos - Grupo de Corrida Vagalume, de Roraima - (veja a reportagem da TV Globo).

VIDEO 1 - Resumo do Evento, por Jmaratona (You Tube) - para os demais vídeos: clique no link.




VÍDEO 2 - Muito Prazer, Sou Corredor!, vídeo crônica de Ubiracy Rezende feita para o evento...




FICHA DO EVENTO: 1º Encontro de Blogueiros e Grupos de Corrida de Rua
LOCAL: Hotel Mar Palace - Copacabana - Rio de janeiro
DATA/HORÁRIO: Sábado, 26/07/14, 8h.

BOGS E GRUPOS PARTICIPANTES: Blog Jmaratona (RJ), Blog Companheiros de Corrida (GO), Blog Corrida Rústica (MG), Blog BiraNaNet (RJ), Blog Vou Ali Já Volto (RJ), Blog Só Pensa em Correr (RJ), Blog Rogerio Zipfel (RJ), Blog Corredor de Rua (DF), Blog O Treino (RJ), Blog Supremo Coachig (RJ), Grupo de Corrida Vagalume (RR), Profissional de Marketing Sheila Zanesco (RJ) e Hotel Mar Palace, Raphael Pazos .

CORREDORES PARTICIPANTES:  Ozéias Carlos (Rio), Ico Pires (Rio), Gilmar (Boa Vista), Cesar de Castro (Rio), Valdez Medeiros (Rio), Thiago Alves (Uberlândia) e Elton Oliveira (Rio).

AGRADECIMENTO E APOIO MASTER: HOTEL MAR PALACE - O HOTEL DOS ESPORTISTAS.

APOIOS: Spiridon, Tênis Sprint e Sprint Legging.

Abraços!
Bira.





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

OZEIAS CARLOS disse...

O Primeiro já foi um belo evento imagina o próximo vai ser "10000".

Bira o que dizer desse post? Simplesmente fenomenal cara vc arrasou parabéns e que venham os outros encontros e com mais blogueiros e corredores ainda. Parabéns.

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com