Solidão Amiga

By | 18:05:00 3 comentários
(...) Treinos solitários são ideais para reavaliar a vida, já que o corpo em movimento injeta na alma o otimismo (...)

Composição com recortes de imagens da internet e foto pessoal - Bira, jan/14.

Solidão Amiga


Amigos!

Está difícil treinar no Rio, mesmo que seja agora, às 19 horas!... Quando o calor da tarde amolece os relógios, a luz do sol se aproveita e rompe os limites da noite. Mas não adianta reclamar do que é bom para muitos, e eu decido correr pelo menos uns 10 km. Ajusto o Garmin e projeto na cabeça um percurso. Começo a treinar, mas não dura 10 minutos e o relógio se apaga por falta de recarregamento. Mudo meus planos e passo a correr sem ritmo nem rumo. Sigo de bairro em bairro, para onde o nariz aponta. Sob meus pés passam Irajá, Largo do Bicão, Cordovil, Brás de Pina, Penha, Olaria e Ramos... Enquanto eu corro, o sol se cansa de ficar pendurado e os faróis começam a se acender. Quando o céu escurece, de fato, estrelas desiludidas se escondem atrás das luzes artificiais da cidade. Meus olhos, no entanto, não estão no céu. Eles seguem atentos aos desníveis e buracos do caminho agora turvo.

A força do hábito me faz consultar, várias vezes, o visor de um relógio apagado. Estou só e sem aparatos, mas correndo o dobro do que havia planejado. É mais um treino solitário que faço. É mais uma oportunidade para redimensionar os problemas, com a mente revigorada.

Lembro-me de outros treinos assim: Já experimentei a sensação de "me perder", num deles, ao passar em ruas desconhecidas. Já acelerei a passada e o coração para sair de áreas de risco. Já fui parte dos mais ermos lugares de onde aderi novas visões da cidade e me vi espelhado nos olhos de gentes diversas. Estranhamento e repulsa, identidade e admiração são reações naturais e opostas de variadas pessoas diante de mim. Nada demais, cada um nós pode sentir o mesmo perante si próprio... Treinos solitários são ideais para reavaliar a vida, já que o corpo em movimento injeta na alma o otimismo.

Indico a todos meus amigos corredores os treinos solitários, treinos soltos, desprovido das medições de tempo ou espaço, providos da percepção que nos conduz ao Encontro! ###

*      *      *

Criei uma etiqueta reunindo várias postagens inspiradas em treinos solitários que fiz. Esta coleção pode dar a ideia do que significa correr sozinho (confira clicando no link):  

http://www.birananet.com/search/label/Solid%C3%A3o%20Amiga

*      *      *

Abraços!
Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Eu amoooo corridaterapia!!! Sou fã do seu blog Bira, vc descreve como poucos a arte da corrida... que só quem corre sente. Parabéns pelo post e nos compartilhar a sensação de cada passada.

Seguidora fiel!!! Abraço
Vanessa Torres
www.corredorapernambucana.blogspot.com.br

Unknown disse...

Bira,a solidão do corredor é verdadeira, há mais de 35 anos correndo em calçaoes,morros, túneis, viadutos, estradas e até sob dormentes na linha ferréa,sentir o prazer da endorfina,enquanto nosso corpo flutua, privilégio de poucos, é daí que compreendemos as mais variadas sensações descritas por você.
Abraços
José Carlos - Veterano

OZEIAS CARLOS disse...

E parceiro vc sabe como é esses treinos da Zona Norte são cheio de surpresas!!!