A Embriaguez da Corrida

By | 12:40:00 Faça um Comentário
'Escrever sobre corrida neste blog, nesse momento, é como utilizar um celular cuja carga está acabando... Preciso, rápido, de um carregador!... Preciso de um gole de corrida!... Um gole não, preciso me embriagar de corrida!'





Amigos!

A Embriaguez da Corrida


Sob o ponto de vista emocional, 2015 foi terrível para mim. Ficar longo tempo sem correr pode ser fatal para pessoas como eu. Nunca fui atleta de pódio, nem tenho mais idade para isso - acho que sentiria vertigem lá de cima - o meu barato é desfrutar da corrida, e isso: Eu sei fazer!... Faço da corrida uma fonte de inspiração capaz de transformar meu mundo. Quando corro, estabeleço uma conexão com minha cidade - independente do local que esteja - e meu olhar destemido penetra as entranhas dos bairros. As pessoas por quem passo emitem cores, e não é apenas o tingimento de suas roupas. Elas emitem brilho que vai além do reflexo do sol. Elas lançam olhares de crítica ou elogio. Algumas olham mas não me veem, porque estão perdidas nos seus próprios pensamentos. São olhares vazios, que nunca experimentaram ver o mundo passar sob seus tênis de corrida.

Pessoas e bairros passam sob o céu nem sempre azul. Se o tempo está bom, ótimo!... Se o tempo está ruim, pode ser melhor ainda! Correr na chuva é resgatar os momentos mágicos da infância, é descobrir que aquela época jamais passou. Correr no sol é penoso, requer se manter hidratado no calor do Rio, mas no final traz de presente uma bela recompensa no sentimento de superação. Olhar-se no espelho e ver que não tem barriga eleva a auto-estima de qualquer um. Mesmo daqueles que dizem que "O importante é a saúde e não a estética". A saúde e a estética são companheiras de corrida. O prazer e o orgulho são companheiros do corredor. Alguns de nós se embriagam nesses sentimentos mas estão desculpados - pelo menos por mim que também me embriago.

>> clique nos botões para curtir e compartilhar esta postagem, no final do texto. 

Imagine começar a experimentar tudo isso nos arredores de 50 anos, e manter-se correndo (e se sentindo cada vez mais jovem) por sete anos seguidos, até que uma lesão lhe faça parar... Não precisa imaginar, eu lhe digo: "Isso não é nada fácil!"

A corrida me deu esse blog, onde exponho o que sinto enquanto corro. Esse blog me deu o desafio de melhorar e inovar, sempre que possível, para não cansar o leitor. Sem correr, não tenho mais como criar algumas crônicas que vinham à mente durante o exercício. Escrever sobre corrida neste blog, nesse momento, é como utilizar um celular cuja carga está acabando... Preciso, rápido, de um carregador!... Preciso de um gole de corrida!... Um gole não, preciso me embriagar de corrida! Quero penetrar nas entranhas do mundo que se abrem em qualquer estrada de asfalto ou caminho de terra batida... E quando eu dobrar a esquina, depararei de novo com uma visão endorfinada e colorida... Anotarei cada detalhe e descreverei aqui, só pra você!

Em alguns momentos mágicos, bastava eu sair para treinar que surgiam novas postagens na minha mente: Inspiração.

##

Para você que acompanhou BiraNaNet, este ano, muito obrigado e um feliz ano novo!

Abraço!
Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: