A Rua é do Povo!... E do Corredor Também!

By | 02:04:00 Faça um Comentário
O direito de treinar nas ruas, sem ter a obrigação de pagar a qualquer intermediário, é básico e elementar. A rua é de todos!

Treinão de Confraternização do INCA, em Campo Grande, Rio de Janeiro (nov/15) - Foto Moraes Runners.

A Rua É do Povo!... E do Corredor Também!


Se você é um daqueles corredores que vivem reclamando do preço das inscrições de corrida, se liga!...

Se você tem orgulho de correr na pipoca, dizendo que "é um protesto, porque a rua é sua!", abra os olhos, a coisa pode ser muito pior!...

Fique sabendo que, para muitos, as ruas não lhe pertencem, sequer para treinar!

Fique sabendo que, para muitos, você não tem direito de juntar amigos e fazer um simples treinão!

Se você está pensando que é brincadeira, faça o seguinte teste:

1- Convoque seus amigos para um treinão, bem bacana, criando um evento no Facebook.

2- Se o evento for um sucesso e atrair uma massa, alguém dirá que é "falta de ética" fazer um treinão sem a prescrição de profissionais de educação física, conforme o Decreto nº 38.255.

Obs.: É lógico que se seu treinão tiver apenas meia dúzia de pessoas, ninguém vai se incomodar contigo... Mas se você começar a atrair muita gente, será visto como uma ameaça, por alguns.

Mas não se espante, a coisa pode ficar muito pior!... Se o seu evento tomar dimensão, você pode receber ligação de um presidente de uma federação de atletismo, querendo barrar seu treinão!... Não estou brincando, não! Isso aconteceu comigo e eu tenho provas que ficaram gravadas no meu Zap.

Quando promovi o TREINÃO DO BRASIL - um treinão simultâneo e informal em todo território nacional - um presidente de uma federação da Região Norte me "ordenou" que lhe informasse o meu e-mail para que ele me comunicasse oficialmente que eu estaria burlando o Código de Trânsito. Eu ainda troquei algumas mensagens com esta pessoa, argumentando que não estávamos fazendo nenhuma corrida, mas um treinão totalmente gratuito. Sua intenção era implícita, mas ao mesmo tempo clara: Ele queria que eu pagasse alguma taxa para que a sua federação autorizasse um simples treinão (!), imagina... Depois de repetir, em vão, que eu não tinha dinheiro, bloqueei a fera.

A Rua é do Povo!

O fato é que a internet fez o mundo mudar. As pessoas têm seus blogs, seus perfis nas redes sociais, onde postam seus próprios conteúdos. Elas saíram da passividade e se tornaram verdadeiras ameaças aos oligopólios da comunicação. Um exemplo disso é a queda da audiência das TVs e o fim dos jornais impressos.

No mundo da corrida não é diferente: aqueles treinos que reuniam meia dúzia de corredores, hoje pode atrair centenas. É um direito do corredor participar! Ele não tem a obrigação de pagar assessorias (nada contra as assessorias). Ele pode simplesmente fazer o que sempre fez e correr de graça na rua que é sua! Não adianta um ou outro profissional do esporte falar mal dos treinões. Não adianta dizerem que "somente um profissional pode prescrever treinões", pois isso corresponderia a lotear as ruas para os profissionais de educação física.

>> clique nos botões para curtir e compartilhar esta postagem, no final do texto. 

É preciso dizer que um treinão gratuito não se deve se prender a códigos ou regulamentos de quaisquer entidade.

É preciso dizer que o corredor tem direito de correr na rua... Que a rua é de todos... Que ninguém se preocupava com os grupos de corridas informais quando eles eram pequenos... Que ninguém tem o direito exclusivo de intermediar o relacionamento dos corredores.

Bons profissionais não se preocupam, ou se sentem ameaçados, quando um simples corredor marca um treinão na rede. Bons corredores tem discernimento e autonomia para escolher para onde querem ir...

A internet chegou e todo mundo pode fazer postagens ou convocar um treino. Nada contra quem ganha dinheiro com o mundo da corrida, muito pelo contrário... Mas a rua é do povo!... E do corredor também!

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: