O Começo e o Fim dos Grandes Treinões.

By | 13:06:00 Faça um Comentário
.
O ciclo dos grandes treinões que iniciou com Sérgio Pessoa (de verde) e pode ter finalizado com Erivaldo Zim (sem camisa).

Amigos!

O Começo e o Fim dos Grandes Treinões.


A história que vou lhes contar teve como protagonistas vários corredores de rua do Rio de Janeiro. Ela ocorreu num período de apenas dois anos: do início de 2013 ao final de 2014...  E se nada mudar, já foi decretado o seu fim... Com vocês: O Começo e o Fim dos Grandes Treinões:

Mendanha (06/01/13): Primeiro dos Grandes...

Foi na virada de ano, de 2012 para 13, que Sergio Pessoa marcou pelo facebook o primeiro treinão do ano. Até ali, os treinos de corrida agregavam pequenos grupos de amigos, mas daquela vez seria diferente:

-- Marquei pelo facebook e comecei convidando os amigos que tenho no meu perfil... - contou o Sérgio -- Parece que um foi convidando outro e virou uma ótima bola de neve. Tenho saudade!

Batizado de Subida às Torres do Mendanha, o evento conduziria os corredores ao berço de um vulcão, existente há quarenta milhões de anos. Cem corredores confirmaram a presença. Cinquenta compareceram, de fato.

-- Eu esperava que dos 100 que confirmaram, apenas 20 compareceriam. Fiquei surpreso ao ver muita gente que até então eu não conhecia.

A alegria desse treino virou tristeza, dez dias depois, com o falecimento de um dos corredores: o policial Adriano Molinaro. Adriano era o líder do grupo em que eu corria, na Vila da Penha. Planejava e organizava treinos. Fazia questão de dar caronas aos amigos. Logo após seu sepultamento, no cemitério de Inhaúma, o corredor Flávio Loureiro convocou a todos para um treino em homenagem ao colega falecido. Esse treino ocorreu no mês seguinte, em Copacabana, reunindo mais de 100 corredores vestidos de branco. Embora triste, o fato acabou fazendo com que mais corredores se conhecessem e se aproximassem. Fez também com que Flavio Loureiro tomasse gosto por organizar treinões. Seu grupo Viciados Em Corridas de Rua acabaria se agigantando, como veremos mais à frente.


Eu estive presente no primeiro grande Treinão do Mendanha e gravei este vídeo. Feito com iPhone, ele não teve uma boa captação de áudio, mas ficou o registro.


Voltando ao Treinão Subida às Torres do Mendanha, depois daquele dia, o local virou destino comum para muitos. No ano seguinte (maio de 2014) Sergio Pessoa marcou novo treino reunindo 120 corredores.


 Neste vídeo, o clima descontraído da concentração; Um ano depois, Sérgio reúne 120.

A Subida do Sumaré (30/05/13)

Incentivado por amigos, eu também arrisquei marcar um Treinão de Subida ao Sumaré no feriado de Corpus Christi 2013. Deu mais do que certo e reunimos 80 corredores para um percurso de 18 km. Encaramos a longa subida das Laranjeiras ao alto do Sumaré, onde estão as torres de TV. Depois descemos cerca de dois quilômetro, até as Paineiras - local de acesso ao Cristo Redentor.

Naquele momento, as corridas estavam ficando cada vez mais caras, propiciando ainda mais a ascensão dos treinões.



Gif com imagens da Subida do Sumaré: Ascensão dos Treinões.

A Fortaleza de Santa Cruz (09/06/13)

Partindo da estação das barcas, em Niterói, o treinão Fortaleza de Santa Cruz teve 14 km de percurso litorâneo. O que chamou atenção foi o grande número de mulheres, que gerou a postagem Melhor Correr com as Mulheres!, neste blog. Flávio Loureiro, seu organizador, conseguiu apoio inédito de empresas que forneceram blindes para sorteio.



A partir dali, seu grupo Viciados Em Corrida de Rua tomou forte impulso. Loureiro dominou o cenário e promoveu vários megas-treinões em diversos lugares, como: Lagoa, Quinta da Boa Vista e Bosque da Barra. Flavio atraiu públicos cada vez maiores, a ponto de ser difícil enquadrá-lo nas fotos que tirava. Sua dedicação e senso de oportunidade  fez dele o Rei dos Treinões Cariocas, além estabelecer uma grife de roupas esportivas. Seu grupo de facebook agrega quase 50 mil perfis e ele vende camisas e bermudas da marca Viciados para todo o Brasil.

No dia 9 de janeiro de 2014, no entanto, foi publicado o Decreto nº 38.255, no qual o prefeito carioca estabeleceu a obrigatoriedade da "disponibilidade de profissionais de educação física qualificados para o atendimento de emergência" às academias, clubes e demais estabelecimentos esportivos. Os Viciados transformaram seus Mega-Treinões em Mega-Encontros (talvez por esse motivo) mas continuam crescendo e atraindo um público cada vez maior.

Correr Entre Amigos no Aterro (12/01/14)

Um ano depois de Sérgio Pessoa, foi a vez de Claudia Gama, do Grupo Correr Entre Amigos, convocar 150 corredores para um treinão no Aterro. O treinão teve apoio da Loja de Tenis Esportivos, situada no Flamengo. Foi oferecido um café da manhã aos corredores, além de sorteios de tênis e produtos da loja de Genilvaldo Rosa, cuja história eu também já contei neste blog.


Em vídeo, Jorge Ultramaratonista (www.jmaratona.com) registrou esse treinão.


O primeiro semestre de 2014 foi ponteado pelos megas-encontros de Flávio Loureiro. Em 19 de junho, no entanto, foi Claudia Gama quem marcou um novo treinão intitulado: Queimados/Jaceruba/Queimados, como preparativo para a Maratona do Rio. Este evento revelaria mais um local desconhecido para os corredores cariocas. O tempo chuvoso deve ter assustado e o treinão reuniu cerca de 40 corredores na pista enlameada. Queimados/Jaceruba só atingiu grande público este ano, conforme contarei no final desta postagem.

Treinão Rio da Prata (29/06/14)

O segundo treinão mais espetacular desta série teve largada no Largo do Rio da Prata, em Campo Grande. Seu percurso de 18 km começou no asfalto, serpenteou no íngreme do Caminho dos Caboclos e adentrou ao Vale das Tachas, onde a natureza é exuberante. Eu estive entre os 120 corredores presente naquele dia. Fiquei tão encantado que arrisquei descrever o treinão em forma de poema:

CORDEL URBANO DO TREINÃO RIO DA PRATA

Erivaldo me chamou para correr em Rio da Prata.
Cento e vinte atletas num treinão de 11 milhas,
Subindo a montanha em tortuosa trilha,
Desvendando o caminho no meio da mata.

Erivaldo retirou do carro uma enorme caixa de isopor.
Arrumou mesa com sucos, tangerina e melancia.
Pôs torrada, geleia e bolo, até pra quem não queria, 
Seus olhos animados nutriram a todos com carinho e amor.

Erivaldo avisou que era a hora da largada.
Primeiro, quinhentos metros de asfalto plano, só para iludir.
Depois veio uma subida, seguida de outra, e outra, e...
Por dois quilômetros não deu pra correr, sequer rimar, só andar e resistir.

Erivaldo, não sei como, pelo caminho se esvaiu.
Tanta gente, melhor preparada que eu, acelerou e sumiu.
Contentei-me em trotar pela mata com olhar de turista,
Colhi das flores apenas suas cores - as molduras da pista.

O chão de asfalto virou cascalho que virou terra batida.
A subida de curvas virou trilha, que virou descida acidentada.
O que perdurou foi o encanto do cenário e o medo da topada
Medo de despencar no solo, como a folha morta ali estendida.

Dado momento,
Se não era a terra que exalava um cheiro de percevejo,
Era um percevejo que exalava um cheiro de terra.

Dado momento,
Se não era o sol que fazia brilhar o aprazível vale,
Era o aprazível vale que fazia brilhar o sol.

Dado momento,
Eu nem sabia mais se estava em um paraíso escondido do Rio de Janeiro,
Ou se o paraíso escondido do Rio da Prata se revelava dentro de mim.

Não saquei o iPhone para tirar, sequer, uma foto.
Preferi ouvir música e só correr quando o caminho ficava plano.
Percorri ali os mais surpreendentes quilômetros deste ano.
No retorno redobrei os cuidados, já que cruzamos com muitas motos.

De repente, nesse caminho de volta, revejo o Erivaldo Zim!
Com ele troco uma saudação, um sorriso e um tapinha.
Devolvo-lhe muito pouco: "Eu, e essa minha alma mesquinha!"
Mas vou me redimir com esse Cordel Urbano... Melhor agradecer assim!

-- Obrigado Erivaldo Zim!




Erivaldo Zim (de camiseta azul) e Marcos Damas correndo nas trilhas do Vale das Tachas


Treinão da Ilha Grande (15/11/14)

Descrevo esse treinão com um trecho extraído do meu livro Treinão do Brasil:

A última vez que estive com a turma foi em novembro do ano passado, no épico Treinão da Ilha Grande, promovido por Erivaldo Zim. Zim convidou nada menos que 150 corredores do Rio para treinar no paraíso ecológico do litoral de Angra dos Reis. Ele dispôs um saveiro, totalmente gratuito, aguardando parte desses corredores no cais de Conceição do Jacareí, para conduzi-los à ilha. 



O tempo chuvoso daquela manhã e dos últimos dias foi se abrindo durante a viagem, na embarcação. Pouco a pouco, pedaços de céu azul romperam a barreira de nuvens e o mar de Angra foi assumindo sua verdadeira cor. No balanço das águas e das músicas, também se revelavam sorrisos. Aquela gente colorida se congraçava e fazia poses para fotos. Quando a embarcação se aproximou do cais da Praia de Abraão, em Ilha Grande, o céu já era predominantemente azul e ninguém lembrava mais dos dias de chuva passados.



O treinão de Zim estava promovendo um estreitamento de amizades e aproximando grupos. Durante o passeio de saveiro e durante a corrida, pela Estrada Dois Rios, muita gente se conheceu. Foram 16 km de percurso, ida e volta, da Vila Abraão à paradisíaca Praia Dois Rios, proximidade do famoso presídio Candido Mandes, já implodido. O Treinão da Ilha Grande teve três pontos de hidratação, muita fruta e isotônico. Camisetas com número de peito, medalha e premiação ao final. Tudo isso de graça, para delírio dos corredores.




O céu se abriu totalmente durante a corrida. Por entre as árvores que hora margeiam e hora engolem a trilha, parte do azul ficava encoberta.  O sol escapava entre as folhas na forma de fachos. Ele só pode ser visto, com toda a sua grandeza, quando os atletas chegavam à Praia de Dois Rios, final da estrada. Foi quando os tons mais deslumbrantes de azuis e verdes dançavam nas ondas do mar, ou repousavam no céu, ou abrigavam a fauna oculta. O vento arrastava grãos de areia na praia, mas ninguém via – pouco se pode ver, em detalhes, quando tudo que se apresenta é deslumbrante!... O Treinão de Ilha Grande foi o ápice de uma história ignorada pela mídia, mais parte dela descrita no meu blog BiraNaNet, que eu resumirei a seguir. (trecho do livro)

É que as Coisas Mudam...

Como se vê nesta postagem, os grandes treinões cariocas começaram simples e, a medida que ganharam público, rapidamente, se sofisticaram. A venda de produtos, sorteios de brindes e oferta de estrutura talvez tenham tornado os corredores muito exigentes. Juntar um grande número de pessoas sem nada a oferecer além do próprio encontro, como fez o Sérgio Pessoa, talvez não seja mais possível nos dias de hoje. Pelo messenger, perguntei ao Sérgio o que achava disso, e ele respondeu:

-- Tem gente que viu no treinão uma forma de ganhar dinheiro, mas eu jamais vou pagar para treinar com meus amigos... Eu prefiro ter uma duzia de amigos ao lado, num treino sem compromisso, onde no final a gente se confraterniza com água gelada, trazida de casa.

Independente do rumo que as coisas tomaram, o que se viu nesta história foi uma explosão de treinões disseminando amizades através da corrida. É provável que o Treinão da Ilha Grande tenha encerrado esse ciclo de grandes treinões. É provável que não... Afinal de contas o país entrou em crise econômica e os treinões seriam excelentes alternativas para reunir corredores... Só o tempo dirá.

Se depender do corredor Ronaldo Maratonista, no entanto, os treinões continuarão fortes. Foi ele quem organizou o treinão mais marcante deste ano...

2º Treinão Queimados/Jaceruba (04/06/15)




Ano passado, Ronaldo Maratonista ficou muito animado ao ver que o Grupo Correr Entre Amigos organizaria um treinão na sua cidade. O morador de Queimados prontamente se ofereceu para ajudar na atração de pessoas. Distribuiu panfletos, foi nas vilas olímpicas de Nilópolis, Nova Iguaçu e Edson Passos. Visitou os secretários municipais de Esporte e Lazer e Terceira Idade, mas não obteve apoio imediato das autoridades locais.

Mas o fruto de seu trabalho foi colhido em junho deste ano, no 2º Treinão. Desta vez, foi o próprio Ronaldo quem comandou a festa:

-- Uma semana depois do treinão de 2014, o secretário de Esporte e Lazer de Queimados me ligou e disse que apoiaria o próximo evento, e foi o que ocorreu este ano.

Aproveitando o feriado de Corpus Christi, o teinão foi um preparatório para a Maratona do Rio. Reuniu 120 pessoas para um percurso de 36 km. Quem quisesse poderia fazer apenas 18 km, retornando de Jaceruba em ônibus ofertado pela Prefeitura de Queimados. A prefeitura montou pórtico na praça, dispôs uma mesa de frutas e hidratação no trajeto.


Hidratação foi oferecida durante o percurso... Abaixo, os corredores se refrescam na cachoeira. 


-- Foi montada uma estrutura semelhante às corridas. - conta Ronaldo: -- Tinha ambulância com médico... Tudo totalmente grátis!... Pedi apenas que cada um levasse um kg de alimento para doarmos á creche local.




Ronaldo já projeta um novo treinão em 2016. Se depender dele os treinões não acabam... A meu ver, difícil mesmo será conseguir reunir um grande número de corredores, como fez o Sergio Pessoa, apenas para treinar... Sem brindes, sorteios ou ofertas.

Voltando ao bate-papo que tive com Pessoa no messenger, finalizei com uma pergunta:

-- Você acha que grandes treinões, como aqueles que você fez, ainda tem vez, ou as pessoas mudaram?

-- Sim Ubiracy - respondeu : -- As pessoas mudaram.

Abraço!
Bira.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: