Mendanha: A Volta de um Treino Histórico!

By | 18:04:00 1 comentário
Amigos!

"Foi o maior treinão de minha vida!..."

Esta frase, escrita por Sérgio Pessoa no Facebook, dispensaria qualquer outro relato do II Treinão Tores do Mendanha 2013. Repetida aqui, no entanto, ela nos conduz para a uma viagem no tempo, até aquela manhã ensolarada de domingo, dia 06 de janeiro de 2013:

Parte dos corredores posam pouco antes da largada... (foto de Erivaldo Zim, no Facebook).

Nem o Sérgio - o organizador do evento - nem ninguém podia imaginar o que estava acontecendo de fato naquele dia. Clareou e Largo do Mendanha ainda estava deserto. O ponto de ônibus estava vazio e o comércio fechado. Pouco barulho na praça além dos piados de pássaros. Campo Grande ainda dormia, ou não tinha coragem de levantar da cama numa manhã preguiçosa de domingo. O sol se erguia, infiltrando-se entre as árvores que ainda predominam na Zona Oeste, atirando uma luz amarela e morna na parede mal pintada da birosca. A medida que o relógio se aproxima das sete horas, tudo muda. Gente falante e colorida começa a chegar na praça. Eles se cumprimentam e são uns 20, 30, 40... Até que ultrapassam 50!

- Eles são mais de 50 e são corredores - pensou o homem ao abrir a padaria.

- Caramba!... Tem mais de 50 pessoas aqui! - pensei eu observando o movimento.

Até então, é provável que nenhum dos presentes tivesse participado de um treinão com tantas pessoas. Começava ali, na manhã de 06 de janeiro de 2013, o que eu chamo de A Explosão dos Treinões Cariocas.


Vídeo do Treinão Mendanha 2013

Da Despedida de Adriano aos Megas-Treinões

O histórico Treinão do Mendanha 2013 mostrou que já era possível juntar muitos corredores num evento feito por eles próprios. Sérgio Pessoa utilizou muito bem o Facebook e abriu caminho para outros grandes treinos que seguiram. Paradoxalmente, um fato triste acabou contribuindo para agregar pessoas e fazer crescer os treinões: O corredor Adriano Molinaro faleceu na semana seguinte, deixando todos consternados. Ainda no enterro, o corredor Flavio Loureiro reuniu os amigos de Adriano e marcou um treino em sua homenagem. O evento foi realizado na Avenida Atlântica, com mais de 100 corredores uniformizados. Depois disso, Flavio tomou gosto por realizar treinões, conseguiu patrocínios e fez sorteios. Fundou o grupo Viciados em Corrida de Rua e chegou a colocar mais 220 pessoas para correrem na Quinta da Boa Vista. Realizou vários eventos para 100, 150, 180 corredores, como descrito na postagem: O Rei dos Treinões Cariocas. E por último, surgiu uma rainha - a corredora Claudia Gama Strogoff promovendo outros megas-treinões.

Pode-se dizer hoje que o cenário da Corrida de Rua mudou graças aos treinões, a começar pelo histórico Mendanha 2013.

Corredoras se hidratam em fonte natural... (foto de Moraes Runners, no Facebook)

É Nesse Domingo!

Neste domingo, 04 de maio de 2014, é bem provável que o Largo do Mendanha esteja de novo preguiçoso e vazio até a chegada daquela gente disposta e colorida, denominada Corredores de Rua e eu quero estar ali no meio da massa - até o momento desta postagem eram 175 corredores confirmados no Facebook...

Que a frase do Sérgio Pessoa se repita em nossas bocas e Torres do Mendanha 2014 seja "O maior treinão de nossas vidas!"

Links relacionados a esta postagem:
"Primeiro do Ano" - Postagem sobre o Treinão Histórico do Mendanha de 2013;
"O Último Treino de Adriano" - Postagem abordando ter sido, esse treinão, a despedida do amigo;
"A Explosão dos Treinões" - Postagem sobre o crescimento dos treinões a partir do Mendanha;
"O Rei dos Treinões Cariocas" - Postagem sobre o crescimento dos treinões e Flavio Loureiro;
"Treinão Torres do Mendanha 2014" - Link para o evento no facebook.

(Siga o blog aee!)

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Bons Km disse...

Eu fico até emocionada ao ver pessoas tão comprometidas com o esporte, elas são capazes de agregar tantas pessoas diferentes por um único objetivo, é fácil permanecer na zona de conforto e se preocupar só com o seu treino, Parabéns para o Rei e para a Rainha, sei por experiencia que a presença de cada um é por eles muito valorizada, somos muitos e juntos vamos mais longe, literalmente. Bom treino galera. Bons km
Beijos
Ju