Além do Blog V - Multi-Gilmara

By | 16:42:00 6 comentários
"Além do Blog" é um desafio para descobrir novas maneiras para contar as histórias deste site. Nessa brincadeira eu posso mudar o ângulo ou a interpretação de uma cena. Refaço imagens, recrio, cresço e pavimento o blog... 

A história a seguir, no entanto, eu não ouso mudar sequer uma frase. Ela foi contada na postagem Gilmara Encontra Gilmara  que me emociona sempre que leio e o mesmo se dá com muitas pessoas. Vou repeti-la na íntegra no final deste texto, mas antes quero acrescentar alguns fatos... 


Na montagem, as alegrias de Gilmara corredora e passista.

Além do Blog - Multi-Gilmara

Amigos!

Depois da Postagem

Quando cheguei no trabalho naquela manhã, meu amigo Herculano fez questão de se levantar e apertar minha mão. Rasgou elogios diretos, mas nem era meu aniversário. Herculano estava comovido pela postagem que eu publicara, naquela manhã, contendo a história de Gilmara Maciel - minha amiga corredora e passista da São Clemente. Senti-me recompensado perante a resposta direta e explícita. O texto intitulado "Gilmara Encontra Gilmara" foi feito em poucos minutos, mas não foi nada fácil: antes disso eu ficara simplesmente três dias sem saber como começá-lo...

Corredora que Samba, Passita que Corre

Foi em junho de 2012 que eu decidi fazer a postagem. Eu sabia muito pouco de Gilmara, mas queria brincar com o fato de ela correr e sambar. "Se isso não dá samba, dá postagem!" - pensei, e lhe enviei um e-mail com algumas perguntas do tipo: "Como e por que você começou a correr?"... Até aí tudo bem, mas quando as respostas chegaram eu falei para mim mesmo: "E agora?..."  Gilmara foi muito além nas respostas, abriu seu coração e expôs uma bela história. Não seria justo que eu dispensasse suas palavras naquilo que escreveria... Então, fiquei travado, sem saber como fazê-lo durante três dias.

Acordei na manhã do quarto dia e, sem levantar da cama, tive uma ideia inusitada:

- E se eu fizesse a Gilmara corredora se encontrar com a Gilmara passista?

- E se as personagens dialogassem com as mesmas palavras do e-mail que a Gilmara enviou?

Uma parte de mim achou que não daria certo, mas a outra parte - que é dominadora - já estava se levantando para pegar a caneta e começar a história. Foi assim que surgiu a minha postagem predileta de BiraNaNet, Gilamara Encontra Gimara, transcrita a seguir:


Gilmara Encontra Gilmara


A luz amarela do sol da manhã banhava de ouro as casas de Cordovil e realçava o bronze da pele daquela moça, que caminhava na calçada. Seus cabelos fartos estavam presos e  seus olhos ainda continham o brilho das estrelas que há pouco se apagaram. A moça vestida de atleta, refletia no olhar sua paixão pela corrida, horas antes de uma competição.

O movimento é sempre pouco nas primeiras horas de um domingo suburbano. O frescor se mistura ao silêncio e é possível ouvir o canto distante de um galo. Àquela hora, poucos vira-latas ainda xingam quem passa. Poucos carros soltam rosnados, babando fumaça. O tempo não quer correr para quem espera. Então a corredora consulta o relógio e, no gesto, percebe que alguém se aproxima. Era uma mulher de salto alto, vestido justo, dourado com paetês cintilantes. "Nossa!... Que show! Deve ser uma passista" - concluiu a corredora com pensamentos e sentidos tão velozes que pareciam transformar os movimentos daquela mulher em câmera lenta.

-- Bom-dia, corredora! - sorriu a mulher, sem reverência - Vai correr hoje?

-- Ah, se vou!... Depois de quatro meses treinando, chegou o dia da meia-maratona!

-- Que inveja, amiga! - a suposta passista já falava com a intimidade de velha amiga - você saindo pra correr toda esportiva e cheia de vigor, enquanto eu estou chegando mortinha do ensaio da Escola...

-- Eu é que tenho inveja! - devolveu a corredora - você toda lindona nesse salto magnífico, tenho até de olhar pra cima pra falar contigo! Logo vi que você é passista... Mas é de qual Escola?

-- Da São Clemente, com muito orgulho!... O ensaio de hoje foi show!

-- E agora, vai dormir o dia todo?

-- Que nada! Vou dormir um pouco e depois levar minha filha para escolher o seu presente de aniversário - 16 anos!

--Você já tem filha com 16??

-- Quantos anos você pensa que eu tenho, corredora?... Tenho sim, uma filha linda, muito amiga, que me ouve e me dá conselhos... Isso mesmo: ela ficou madura antes do tempo, eu acho... É muito inteligente, extrovertida e carente... assim como a mãe... - a passista respirou um pouco para não perder a cadência e continuou: - Minha filha está fazendo o 2º Grau e um curso de comércio exterior, mas ainda quer se descobrir profissionalmente. Há três meses fomos ao oftalmologista e descobrimos que ela tem uma doença degenerativa nas córneas, sem cura e progressiva, chamada ceratocone. A notícia foi como uma facada no meu peito, fiquei depressiva e me afastei das coisas que mais amo. Até que a ficha caiu e eu consegui procurar ajuda. Eu tento fazer de tudo para tornar a vida dela o mais normal possível.

-- Nossa!... Que mãe maravilhosa você é!...

-- Nem sei como estou falando tudo isso, mas você me inspira confiança. Mas fala de você, corredora: Como arruma tempo para treinar?

-- Acordando muito cedo e me juntando aos amigos corredores... Depois vou pro trabalho - sou analista de sistemas, responsável pelas informações da empresa em que administro toda parte de TI, voz, dados e equipamentos. Dou suporte a usuários, implanto sistemas, dou manutenção no site e no sistema corporativo, compro material de informática e software, instalação e configuração de servidores, backups e upgrades... Não é uma tarefa fácil!

-- E mesmo assim dá pra correr? - perguntou a passista.


-- É justamente por causa disso que hoje estou correndo!... Explico: Em novembro de 2009, a rede da empresa foi invadida por hackers e começou meu pesadelo - trabalhei dia e noite para recuperar todas as informações infectadas. Perdi noites de sono e trabalhei sobre pressão. A empresa teve que parar por três dias e isso me causou um transtorno imenso... Pensei que nunca mais fosse colocar a firma em pé novamente, mas consegui! Quando tudo estava terminado, comecei a passar mal do nada, na rua. Ter medo de coisas simples e triviais... de sair à rua, de tudo. Pensava que iria morrer a toda hora - uma sensação horrível que não desejo a ninguém! Desmaiava com medo de atravessar a Av. Presidente Vargas. Barulhos e tumultos faziam minha pressão subir. Nas crises, fui internada várias vezes. Não atendia ligações de amigos, vivia deitada no escuro e sozinha. Não assistia TV, nem ouvia música. A vida não tinha graça. Os remédios receitados me deixavam sonolenta a maior parte do dia, sem sorrir ou expressar nenhuma emoção. Minha família também começou a sofrer com isso, principalmente minha filha e minha mãe. Um belo dia fiz uma pequena oração pedindo a Deus que me enviasse o profissional que me curaria e assim Ele fez. Por desistência de uma paciente, no mesmo dia, consegui consultar-me com um médico que me receitou remédios simples e baratos e afirmou que eu estaria boa em 15 dias... Eu acreditei. Demorou um pouco mais, acho que 2 meses, mas foi aí que comecei a viver. Comecei a malhar e a praticar corrida aqui no bairro com os amigos que já corriam. Gostei tanto e isso me fez tão bem que logo me inscrevi na Corrida Vênus de Mulheres. Chamei algumas amigas e minha família ficou muito contente com a mudança. Recebia apoio de todos, família e trabalho. Corri os 10 km em 47 minutos - um excelente tempo para uma iniciante, foi quando minha empresa começou a me patrocinar nas corridas. Então treinei com acompanhamento profissional e consegui vários pódios. Conheci muitos lugares e amigos. Foram mais de 90 corridas até hoje, inclusive fora do estado e do país. A corrida me inseriu em várias outras atividades. Trouxe muita alegria e amigos maravilhosos. Devo à corrida a minha nova vida de saúde e felicidade!...

Nessa hora uma van cheia de atletas parou do outro lado da rua e buzinou. A corredora se despediu da passista, que estava surpreendida com o que acabara de ouvir, e na pressa partiu:

-- A gente se encontra! - disseram ambas ao mesmo tempo.

Quando se deram contas de que não anotaram os telefones ou sequer perguntaram o nome, uma da outra, o carro já havia partido.


*           *          *

Quando a passista chegou em casa, sua filha ainda dormia. Com cuidado para não acordá-la alisou seus cabelos e beijou sua testa. Desceu dos saltos para escovar os dentes e tomar um banho. Vestiu a camisolinha e foi dormir um pouco. Sonhou que a São Clemente havia sido a 1ª colocada do Carnaval Carioca e que no Desfile das Campeãs, uma platéia de corredores lotava as arquibancadas da Marquês de Sapucaí, aplaudindo esfuziantemente a sua escola.


Enquanto isso, a corredora dava largada entre outros 10 mil atletas na Praia de São Conrado. Depois de subir e descer a Av. Niemeyer e não ter certeza se seu corpo apenas suava ou também chorava de emoção, desembocou na Praia do Leblon. Em Ipanema, estabilizou as passadas. Em Copacabana, superou o cansaço. Na Enseada de  Botafogo, recebeu as bençãos do Cristo e absorveu, no Aterro, toda força oriunda da imensa pedra que forma o Pão de Açúcar. Sentiu o gosto doce da vitória, ao cruzar a linha de chegada. Conferiu no relógio que fizera seu melhor tempo em uma meia-maratona, estando entre as primeiras de sua faixa etária. Sorriu, abraçou e curtiu os amigos. Tirou fotos, fez novas amizades... viveu!

Quando voltou para Cordovil já era mais de uma da tarde. Desceu da van na mesma esquina onde cedo embarcara, e para onde o sol, longe da brisa do mar, dispara seus raios ofuscantes. Então a corredora consultou o relógio e, no gesto, percebeu que alguém se aproximava. Era uma mulher sem salto alto, sem vestido justo ou paetês cintilantes, mas com o inconfundível sorriso de passista, que falou:

-- Boa-tarde, corredora!... Como foi a corrida?

-- Excelente!... Mas que bom que você apareceu! Nem tinha perguntado seu nome ou dito o meu, de manhã...

-- Eu sou Gilmara!

-- Peraí, você tá brincando?!... Eu também sou Gilmara!... E duas Gilmaras no mesmo metro quadrado é superpopulação!


Então as duas sorriram como sorriem as Gilmaras. Tagarelaram como tagarelam as Gilmaras. Se emocionaram como se emocionam as Gilmaras e num abraço de Gilmaras se fundiram, transformando-se milagrosamente numa só pessoa - corredora, passista, trabalhadora e mãe!... Sendo apenas uma, seus diálogos se transformaram em pensamentos. Sem entender o que ocorria, Gilmara beliscou-se para ver se não estava sonhando. Não estava. A multi-Gilmara era uma só! O lado mãe, no entanto, tomou as rédeas da ação e partiu para casa, onde sua filha de 16 anos, nem fazia ideia do abraço que receberia.

Quando abraçou sua filha, Gilmara mostrou na prática a essência daquilo que quis dizer ao finalizar o último e-mail que me enviou:

"... mas somos felizes! Deus sempre conforta nossos corações e nos ensina a lidar com as dificuldades."  
#



Gilmara samba no palco da quadra da São Clemente - Carnaval 2014.

Abraços!
Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

Bruna Zolini disse...

Não sei a quem parabenizar: Gilmara, pela personagem real, ou Bira, pelo relato encantador. Parabéns a vocês dois! A dupla arrasou! Arrasaram na vida (Gilmara) e na escrita (Bira). Muito emocionante mesmo.

Muito bom! Encantador todo o texto, fui deslisando nas palavras. Como é bom ler desta forma. Emocionante! Deus é bom ele usa algumas ferramentas para incrementar nossas vidas e usou a corrida de rua para curar a Gilmara!!! Bira você está de parabéns, forma ímpar de escrever...
http://www.sopensaemcorrer.blogspot.com.br/

Parabéns Brother!! Sensacional e é um exemplo!!! Continue pois nos engrandece!! Abs

jaqueline disse...

é tão lindo e tão emocionante ler sobre ela,pois cada palavra escrita por vc destaca o que ela é essa mulher incrível,muito feliz em te-la como amiga e vc tb Bira escolheu uma maneira maravilhosa de falar da nossa Diva!!!

Obrigado Bruna, Erivelton, Antônio e Jaque... De agora em diante o blog terá outras caixinhas de comentários (acima) do Face que ajudam mais na interação... Voltem sempre!

Andreli disse...

Bira essa história é linda! Gil é minha amiga de anos e eu já conhecia essa história muito bem, mas vc arrebentou com toda a sua escrita que muito me emocionou. Parabéns! E pode entrevistar essa guerreira mulher maravilha, que vc terá muito mais histórias para contar em seu blog. #amei a ilustração da foto sai a passista e entra a corredora.