Sonho de Corredor

By | 19:46:00 7 comentários
(...) "Quando entrei na Avenida Paulista, em 2000, com as motos ao meu lado e vi o povo gritando, correndo junto nas calçadas, tudo parecia um sonho! Foi meu momento de maior emoção!" - Adriana de Souza. (...)

DESAFIOS DE SETEMBRO: PARTE II - sonho de corredor

Ufa!... Eis a 2ª parte do meu desafio, trazendo um pouco da história de Elton e sua grande treinadora...
Elton sonha correr sua 1ª São Silvestre este ano. Eu sonhei com ele no pódio e fiz esta montagem...




Quando o Sonho Parece Realidade

Faltavam 500 metros para a chegada da Corrida de São Silvestre e Cléber Machado, narrador da TV Globo estava enlouquecido: Quem eram Elton Wander e Leandro Ricardo, os dois atletas que despontaram no quilômetro final, saltando do anonimato para o corredor de chegada, deixando quatros quenianos para trás? Do outro lado das grades de proteção e sobre as arquibancadas, a torcida aguardava inquieta pelos novos campeões. No estúdio de TV, as informações não chegavam com a mesma velocidade das pernas dos dois inusitados líderes, e o narrador temia encerrar a prova sem ao menos dizer de que cidades eles eram. Foi quando um repórter de pista lhe acudiu:

- Elton e Leandro são de Ibiporã, interior do Paraná, e corem na mesma equipe... Ele são treinados por Adriana de Souza - vice-campeã da São Silvestre de 2002.

Mas não dava tempo de processar e comentar a informação. Eles já estavam no corredor de chegada, disputando cada milímetro de asfalto num esforço descomunal. O público delirava, ao perceber que eram brasileiros e as câmeras de TV exploravam, com close-ups, suas caretas cinematográficas que o esforço produzia...

"E as sirenes dos batedores não paravam de gritar... Iuuu-iuuu-iuuu... Elton está abrindo!... Leandro tenta reagir, mas não dá mais... E Elton Wander de Sales é o novo campeão da São Silvestre!..."

O barulho de sirene diminuiu e todo cenário do sonho se desfez... Elton e Leandro estavam apenas treinando forte pela Avenida Paraná, Centro de Ibiporã, quando uma ambulância passou com a sirene ligada e eles imaginaram que disputavam o primeiro lugar da grande corrida. Ao invés de Cléber Machado, quem narrou a cena foi o próprio Elton enquanto corria. Ao final, ele não sabia se ria ou respirava...

Quando a Realidade Parece Sonho

Adriana de Souza começou a correr  aos onze anos, em volta de duas árvores, treinando para uma olimpíada escolar em Paraguaçu Paulista (SP). Foi logo campeã nas provas que participou: 60 e 1500 metros, "mas era tudo brincadeira de criança, ninguém ali tinha intenção de ser atleta" - disse, e continuou:



- Aos 14 anos fui fazer prova de rua e já ouvia falar da tão sonhada São Silvestre, que corri pela primeira vez aos 18 e nem sei como terminei... Treinava muito pouco, não tinha experiência, mas fui selecionada nas provas que venci na minha região e ainda saí na elite! Mesmo sofrendo muito para correr, fiquei deslumbrada em ver de perto os grandes atletas brasileiros e estrangeiros que só via nos jornais.

Esse contato deu força aos sonhos de Adriana que foi melhorando a cada ano. Em 2000, já com 27 anos, foi treinada por Humberto Garcia, em Maringá (PR), visando os campeonatos Sul Americano e Mundial de Cross Country. O duro treinamento exigia força e a conduziu ao 4º lugar - geral, da São Silvestre daquele ano, quando foi a brasileira melhor colocada:

- Quando entrei na Avenida Paulista, em 2000, com as motos ao meu lado e vi o povo gritando, correndo junto nas calçadas, tudo parecia um sonho! Foi meu momento de maior emoção!

A tri-campeão sul americana de cross country voltou ao pódio da maior corrida do Brasil em 2001 e 2002, quando foi segunda colocada (veja o vídeo).

Ao voltar para Ibiporã (PR), sua cidade natal, a campeã foi homenageada e deu nome à Prova Pedestre Adriana de Souza (4 e 8 km), que no dia 1º de maio, último, realizou sua 13º edição. A equipe de corrida local também ganhou seu nome e liderança. Entre os seus 40 corredores está Elton Vander, o atleta que corria sonhando com o pódio, pela Avenida Paraná.

Quando Sonho e Realidade se Fundem

Os treinos mais simples, que os corredores fazem nos dias de hoje serão verdadeiros sonhos no futuro. Quando a idade lhes roubar as forças de corredor, lembrarão de tudo com um leve e prazeroso sorriso, demarcando ainda mais a face enrugada. Muita gente que não entende os sentimentos de quem corre lhes propalam frases ríspidas, tanto quanto as que Élton está cansado de ouvir:

"Você é um bobo correndo!... Você não tem mais idade para isso!... Você não ganha nada, só troféu!... Troféu não vai pagar suas contas!... Será que compensa você perder seu tempo?..."

Frases duras foram pequenos tropeços que não derrubaram o nosso herói. Ele começou a correr de verdade aos 25 anos, quando entrou para Equipe Adriana de Souza. Treinado por ela, seu tempo nos 10 km saltou de 45' para 34:30', em três anos, quando competiu por inúmeras cidades do interior paranaense e centro-oeste paulista. Acumulou 35 troféus - aqueles que não pagam contas mas que lhe emprestam um sorriso amplo e inconfundível. Esse ano pretende correr a São Silvestre em 52 minutos, um tempo respeitável e sonho de muitos, mas que o colocará bem distantes dos batedores.

O sorriso de Elton ao lado de sua "super-treinadora", Adriana de Souza.






Elton Vander de Sales, de Ibiporã - Paraná é feito de carne e sonho e possui uma felicidade tão grande que só poderá ser processada, por ele mesmo, no futuro. Quando a idade lhe roubar as forças de quem corre, sua mente lhe trará lembranças compensadoras e bem mais que a face, sua alma sorrirá. Um sorriso que até parece sonho!... #

Abraços!
Bira.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

E esse sonho se tornará realidade, muleque muito dedicado, esforçado,amigo, e uma coisa que poucos hj em dia tem, humildade no coração, ainda vou ve - lo na sao silvestre despontando.
Adriana otima treinadora, foi uma excelente atleta, e hj muitas pessoas seguindo aquilo que um dia ela foi.

Juliana Martins disse...

Todos nos corredores temos um sonho, e com muito esforço pouco a pouco conseguimos realiza-los, e com o Elton não vai ser diferente, um grande atleta muito esforçado quem vem melhorando mais e mais a cada corrida, com certeza seus objetivos serão alcançados!!Elton vc é um grade atleta, só tenho a te dizer PARABÉNS!

Bons Km disse...

Que lindo esse post. Continue sonhando Elton e ganhando troféus que não pagam contas, segue acumulando sorrisos e grandes conquistas. Ganhou uma torcedora aqui no oeste de santa catarina. Beijos
Ju

Dori Lemos disse...

Muito lindo o seu post.Virei corredora boba.Escuto cada asneira de dar dó, mas nem ligo eu quero mais é ser feliz a cada treino/corrida.O meu problema é que detesto tricot e crochê kkkk heheh.Bjs
Dori Lemos

Bira,
Parabéns pelo texto maravilhoso. Diga ao abnegado corredor Elton, que somos o resultado de nossas escolhas. O tempo é o Senhor da razão. Guerreiro!!! continue lutando pelos seus sonhos e ideais. Ultra abraço e bons treinos!!!

Dionisio Silvestre
http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

adriana de souza disse...

aprendi que o sonho que por mais simples que seja é o grande insentivador que nos faz superar grandes obstáculos...., pequenos sonhos nos fazem grandes quando os realizamos.... !!!! obrigado bira pela matéria !!!

adriana de souza

Obrigado Pedro, Juliana, Ju (Bons KM), Dori e Dionísio pelos comentários... Obrigado Adriana de Souza pela atenção dispensada a esse blog... Quero continuar contando histórias dos nossos amigos corredores aqui.