Correndo nas Brechas de Tempo

By | 04:16:00 Faça um Comentário
"Procuro e sempre acho o meu tempo... que vale ouro... se me restar a madrugada, é nela que eu vou!..."

Amigos!

Se você adora correr e possui tempo para praticar seu esporte, faça o que diz Fafá na música de Chico: "... erga as mãos para os céus e agradeça!..." Agora, eu vou mostrar a rotina de alguns corredores que justificarão a sua prece:

No vídeo, a beleza e a fartura - não apenas do sorriso - de Fafá de Belém... Apenas para ilustrar a referência feita acima

Claudio Vieira, 27, educador físico do Rio de Janeiro - RJ.

Como alguém que sai de casa às 6h, para trabalhar e estudar, retornando às 22:30h, consegue praticar dois diferentes esportes? Quem responde a pergunta é Claudio Vieira, apaixonado por corrida de rua e rugby, não sem antes exibir o seu currículo:





- Sou técnico do time feminino Rio Rugby Football Club e já corri 80 km direto, mas agora me falta tempo... Meu segredo é aproveitar todos os segundos disponíveis! De segunda a quinta, pedalo 10 km, indo e vindo ao trabalho. Às sextas, faço isso correndo. No intervalo de almoço faço musculação (de 12 às 12:45h) e aeróbico (natação, corrida ou bike) de 12:45 às 13:30h. Aproveito todos os segundos, após o treino: tomo meu banho, almoço e volto a trabalhar!

Nas sextas-feiras Claudio encaixa três treinos de corrida de 10 km - de manhã, no almoço e após o trabalho e completa:

- Após voltar da faculdade eu ainda sento um pouco para estudar (de 23:30 até 00:30h) e depois vou direto para o berço, pois as 5:45h o galo me acorda e volto para minha rotina!...

- Essa é minha sequência de treinos para a Maratona do Rio em 7 de julho (...) estou num esforço máximo para fazer bonito!... Acordar cedo não é mole. Horas de treino solitário, também não! Então o que mais me motiva a continuar é ver o tempo passar saudavelmente. Durante a corrida a cabeça relaxa, esqueço os problemas e não há estresse!... É assim que penso e é assim que funciona comigo!


Aroldo Favaro, 38, micro-empresário de Jacarezinho - PR.

Para ganhar o pão, Aroldo programa computadores, mas para queimar os carboidratos desse pão, ele precisa saber programar o seu próprio dia a dia. Concilia musculação com corrida, ciclismo com visita aos familiares. Leva a esposa ao trabalho, trabalha e depois vai buscá-la. Tudo quase que cronometrado, então vejamos:


05:40 h - musculação ou corrida + 50 min. de bicicleta; 07:20 h - leva a esposa ao trabalho; 11:00 h - natação ou corrida e depois o almoço; 17:00 h - busca esposa no trabalho, depois faz natação ou corrida; 19:00 h - leva a esposa na faculdade, depois faz natação ou corrida...

- No dia seguinte faço tudo de novo, a não ser que precise viajar a trabalho. Corri várias provas de 10 km, a Meia-maratona de Londrina, três duatlons e três montain bikes. Faço parte de um grupo que todo ano roda 600 km de Jacarezinho à Aparecida. Meu sonho é completar um Iron Man.

Seus treinos longos de pedal ocorrem aos sábados, finalizados com natação. Aos domingo, visita aos parentes de bike, mais 60 a 100 km!... Finaliza seu relato com a frase que inspirou o título desta postagem:

- Normalmente vivo das lacunas ou brecha no tempo!

Maivan Fernández, 39, gerente de TI, fotógrafo, organizador de eventos e policial... Maceió - AL.

Como entrevistar alguém que exerce tantas funções e faz questão de concluir seu repertório dizendo que é pai? Maivan Fernández nunca tinha tempo para responder minhas perguntas e eu quase desisti. Às 00:30h de uma quinta-feira, no entanto, ele estava online e eu iniciei o seguinte papo no chat do Facebook:

- Parceiro, me escreve um breve texto descrevendo o seu dia a dia e como faz para arrumar tempo para correr...

- Me diz o prazo que eu tenho, pois estou sem tempo agora - respondeu - sou Gerente de TI, Fotógrafo, Organizador de Eventos, Pai e etc...

- Você já está descrevendo o que eu preciso... É só continuar escrevendo mais um pouco sobre seus afazeres, sem se preocupar com o texto - apelei - Escreve um pouco agora e eu farei novas perguntas depois... Aos poucos a gente vai compondo o texto.

-Vou tentar escrever algo agora, me dá 20 minutos...

Passados os 20 minutos, Maivan colou o seguinte texto no chat e enviou a foto que ilustra esta postagem. Resolvi não fazer mais perguntas nem editar seu seguinte relato - isso seria injusto:


"Falar de paixão é fácil, difícil é treinar quando a paixão é correr! Digo isso sem medo de ser feliz, pois tenho diversas atividades extras ao esporte, antes mesmo dos afazeres do dia-a-dia quando sou pai. 

"Atualmente entre um dia e outro tenho que me imprensar para poder literalmente dar meu pulos e poder treinar. De uns tempos para cá, uma grata solução, não total, mas feliz, foi a de começar a frequentar uma academia de ginástica, pois sei que posso contar com ela a qualquer hora do dia, ou mesmo ao meio dia.

"Bem, trabalho com tecnologia da informação, sou policial, tento fotografar literalmente o espírito do esporte, por isso virei de fotografo amador e um solicitado retratista de emoções - como dizem os amigos corredores. Sou organizador de provas de corrida de aventura. O que era uma brincadeira, hoje virou uma brincadeira e meia, com direito a seriedade, dedicação, comprometimento e orgulho do que faço.

"Bem além disso tudo sou ultra-maratonista, ou seja, correr faz parte do meu cotidiano. Procuro e sempre acho o meu tempo perdido, tempo esse que vale ouro, em meios às idas e vindas do dia, se o que me restar for à madrugada, é nela que eu vou! Se antes do almoço de domingo tenho um tempo; oxente, logo estou na praia correndo! 

"Comigo não existe tempo ruim quando o assunto é correr! Corro por amor, corro por diversão, corro até para induzir os outros a correrem... Ai, como queria que todos que dizem que não têm tempo para o esporte fossem como eu sou!... Como é ser eu?... É ser assim: mesmo sem tempo, descobrir na folga do tempo, tempo para mim... Ô, como seria bom que todos se amassem antes de amar a qualquer outra coisa na vida! O amor é tudo e o amor-próprio é o maior dos amores! Ame-se e corra! Pois correr é viver.... e viver sem amor é vegetar sem saber.
 
"Corro para viver e vivo para correr... - e finaliza o chat - Sim, vou acabando por aqui, pois como não tive tempo de escrever algo hoje. Vou dormir já é quase 1h e às 4h tem treino, a maratona já esta me esperando... Viva a vida, viva aos pés e Soca Bota!"

*           *           *

Bem, Agora sim eu posso fechar esta postagem... Já são 3:40 da madrugada, mas valeu ganhar algumas horas sem dormir para aprender com nossos queridos amigos! São os amigos que a corrida nos deu de presente. Amigos que conseguem se encaixar nas brechas de tempo mas que preenchem nossos corações! 


Abraço!
Bira
- Gostou?... Siga o Blog clicando em "PARTICIPAR DESTE SITE" abaixo, depois dos comentários desta postagem ou acima, na lateral direita.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: