Subida do Sumaré - Um Longão em Cada Estado (1/27)

By | 21:14:00 9 comentários
"Volta e meia, a cortina de galhos e folhas se abria em um mirante, revelando um Rio de Janeiro de beleza incansável..."

Amigos!

Alegria pré largada (Rua Alice)... Alguns corredores não saíram na foto.



Bem que eu tentei contar, mas perdi a conta!... Não foi possível precisar quantos corredores deram a largada no treinão, 30/05/13, Subida do Sumaré. Só teria um jeito: pedir que todos perfilassem, mas seria um crime interromper aquele momento de alegria e espontaneidade. Gente atravessando rua, subindo e descendo calçada; indo e vindo, desordenada - com a energia de elétrons saltando entre órbitas. Entre os deslocamentos e a chegada atrasada de alguns, estimei que fôssemos 80.

Logo após a largada, animação na Rua Alice  laranjeiras.


Mas eu não fui o único a não querer macular tanta alegria. O motorista de um micro-ônibus também ficou parado, aguardando que todos posassem para a foto oficial, antes da largada. Ao invés de se irritar, o homem ficou admirando o movimento à sua frente - até porque havia muitas corredoras no grupo. Mesmo assim teve gente que ficou fora da foto - isso é inevitável.

A maioria dos corredores optaram em seguir para o Sumaré - ladeira à direita.


Os Dois Trajetos

Sabendo que nem todos conseguiriam completar o trajeto Rua Alice/Sumaré/Paineiras, preparamos um opcional: Rua Alice/Paineiras, mais fácil de cumprir. A maioria, no entanto, optou pelo mais difícil e seus 18 km. Assim, entramos na floresta de subidas e curvas infinitas. Nossos pulmões ofegavam com satisfação, experimentando oxigênio expelido pelo verde. Volta e meia, a cortina de galhos e folhas se abria em um mirante, revelando um Rio de Janeiro de beleza incansável. Éramos flores gotejantes colorindo o verde da Floresta da Tijuca. Não me refiro apenas ao colorido de nossas camisas, mas sobretudo às cores que os olhos não captam.

Quando a cortina de folhas e galhos se abriu, o horizonte revelou a fusão do céu e o mar... É possível avistar a Lagoa e Jockey Club.

Esse treino único da floresta urbana é privilégio de poucos. Para correr por todo o trajeto é preciso que o corredor esteja em dia com os treinamentos, ou vai ficar para trás. Minha preocupação foi não deixar que algumas mulheres ficassem desgarradas do grupo, em uma estrada quase deserta. Sendo assim treinei leve, mas aproveitei bons momentos de interação e bate-papo. Não se pode ter tudo: quem corre mais lento tem mais tempo de admirar a paisagem que é um banquete. Finalizamos com a ducha fria de uma água que descia forte, com solavancos. Isso serviu como hidromassagem nos ombros e nas pernas.

As antenas de TV anunciaram o final da subida: Alívio!


A dispersão do treinão não foi uniforme. A turma "da elite" chegou primeiro e prosseguiu por mais 10 km de descida, retornando à Rua Alice. Outros caminharam até o longínquo ponto de ônibus e, no meu caso, peguei uma van que transporta turistas nas Paineiras. Resgatamos quatro corredores que desciam caminhando a pé e não ficou ninguém para trás.

Ao fim do treino surgiu o Cristo Redentor

                              
À tarde, no Facebook, os participantes exaltaram o evento, como Fabio Favaris que resumiu: "Excelente iniciativa, treino duro mas gratificante!" ou Paulo Almeida: "... muito maneiro!... To morto!"

O Primeiro dos 27 da Série

Subida do Sumaré é o primeiro de 27 longões que BiraNaNet vai participar, em cada estado do Brasil. Em agosto participaremos do próximo, em local ainda não confirmado.

Na estrada curvilínea, na subida da serra, corredores acenam para quem está mais acima...


TREINÃO SUBIDA DO SUMARÉ (1/27) RIO DE JANEIRO:
DATA: 30-05-13, largada às 8h.
LOCAL: Rua Alice com Rua das Laranjeiras.
PRECURSO: 18 KM e 9 KM.
PÚBLICO: 80 corredores.

Abraço!
Bira.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

9 comentários:

Bira esse treino foi um sucesso e não pode parar, rapaz nunca vi tanta mulher assim nesse treino...Vamos que vamos...Parabéns...

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Unknown disse...

Foi meu primeiro de muitos, essa galera contagia.

Abraço,

Fabio Favaris

Unknown disse...

Bira, eu que já fiz algumas vezes essas duas subidas, suas belas palavras traduziram perfeitamente o que todo corredor sente ao percorrer ssta distância. Parabéns, lindo texto.

Anderson - Camelo do Deserto disse...

Parabéns a todos pela grande confraternização, show de bola !!!

Paulo Almeida disse...

Foi sensacional. E fui citado no texto rs felicidade em dobro, que venham outros treinos como esse.

Unknown disse...

Parabéns pelo treino e por conseguir reunir tantos corredores!

helio galhardo disse...

bira vc foi dez com essa iniciativa. corredores precisam disso.PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Unknown disse...

Obrigado por organizar este belo treinão. Foi sensacional, tarefa árdua mas compensadora.

Até o próximo treinão.

Cerri disse...

Parabéns Bira, muito legal a galera toda reunida. Que saudades dessa farra. Abssss