A Explosão dos Treinões

By | 04:35:00 4 comentários
"Corredores... criaram seus próprios treinos. Gratuitos, alternativos e animados eles compõem A Explosão dos Treinões!..."

Amigos!

Subida às Torres do Mendanha, jan-13: 50 corredores, quase todos captados pela foto oficial

Os anos passam e o "boom" das Corridas de Rua parece não ter fim. Elas continuam ganhando novos adeptos e provas que se espalham pelo Brasil. Atraem empresas de material esportivo, turismo, eventos e outras. São Paulo e Rio têm provas toda semana, às vezes duas no mesmo dia. Muitas ultrapassam 10 mil inscritos! Porém nem tudo são flores...

Dispostos a pagar qualquer preço para ser incluído nesse mundo, os novos corredores provocam inflação no preço das inscrições de corrida. Eles não são culpados, apenas desejam completar seus primeiros 10 km em uma prova badalada como o Circuito das Estações, por exemplo. Os organizadores sabem disso e oferecem kits com belas camisetas e bonés. Há também os kits vip que incluem mochilas, toalhas e agasalhos e o preço dessa brincadeira pode chegar a R$ 205,00!

A inflação no preço das corridas assusta os corredores tradicionais. Alguns reagem correndo como "pipocas" e justificam o gesto afirmando que "a rua é pública". Outros dão um jeitinho fazendo a "sua" inscrição em nome de um idoso, para pagar meia. Quem não deseja seguir esses caminhos, vai reclamar no Facebook ou vai fazer seu próprio treinão... A boa notícia é que é dessa forma, e com essa fórmula, que está surgindo um novo "boom":

Juntando-se pitadas de indignação e frustração com algumas colheres de revolta. Colocando-as para ferver no caldeirão do Facebook, os corredores descobriram o Calendário de Eventos e criaram seus próprios treinos. Gratuitos, alternativos e animados eles compõem A Explosão dos Treinões!

Eles estão Cansados dos Mimos! 

Todo sábado, o carioca Fabio Fernandes (39) corre de 25 a 40 km. Esse ano, participou de quatro Treinões Coletivos e considerou o Subida às Torres do Mendanha - aqui postado - como o mais marcante, e revelou o motivo:

- Moro em Campo Grande e todo dia vejo as Torres de Transmissão da janela de minha casa. No dia do treino eu não percorri apenas 18, mas 40 km. Agora, quando chego na janela posso falar com orgulho: saí daqui, subi até lá e voltei!

Fabio - foto acima, tirada em um retorno chuvoso ao Mendanha - diz que muitos corredores já não querem mais tantas medalhas e camisetas, e faz comparações:

- Com o valor de quatro inscrições de corridas no Aterro é possível comprar um bom tênis!... E agora eu lhe pergunto: Precisamos gastar R$ 150,00 para ir á praia?... Para bater um papo e rever os amigos? - e continua: - Para onde vão as medalhas?... Para onde vão as histórias que ouvimos e contamos nos longões?... Eu acho que as histórias vão para lugares mais importantes!... Devido ao preço, eu me inscrevo em duas ou três corridas, mas os amigos que faço são as verdadeiras medalhas!

A Grande Imprensa Começa a Perceber

Deu essa semana no Blog Pulso de O Globo: "Explode Niterói: treinão gratuito até a Fortaleza de Santa Cruz". A matéria de Victor Costa faz menção ao evento de Flávio Loureiro, marcado para 09-07-13. O treino atraiu também o apoio dos tênis Sprint, quando um par será sorteado. A visibilidade e apoio conseguido é um marco - sinal evidente da nova onda dos treinões que se aproxima ou já chegou.



Corredores se refrescam nas Paineiras após treinão memorável, realizado em 2012.

Aproveitando a proximidade do feriado de Corpus Chisti (quinta-feira, 30) utilizei o Facebook para também marcar um longão. Da Rua Alice ao Sumaré, finalizando nas Paineiras. Serão 18 km de curvas, subidas, descidas, muito verde e a paisagem da cidade mais bela do mundo. Será também o ponto de partida para um desafio que eu me propus: Participar de um longão em cada estado e registrá-los aqui no blog. Até o momento que publiquei esta postagem já havia 54 inscritos. Participe você também da Explosão dos Treinões!

Abraços!
Bira.
- Gostou?... Siga o Blog clicando em "PARTICIPAR DESTE SITE" abaixo, depois dos comentários desta postagem ou acima, na lateral direita.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

OZEIAS CARLOS disse...

É isso ai meu amigo Bira os treinões ficam marcados para o resto da vida pelo fato que nessa modalidade de corrida só vão os amigos mesmo apaixonado pelo prazer de correr e estar com os amigos de fato e isso não tem um valor que pague!

É isso ae Bira vamos com tudo para os treinos é melhor treinar nesses lugares maravilhosos do que ficar ganhando mimos em corridas caras.

PS: Bira atualizando até agora são 92 que confirmaram.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Bruna Zolini disse...

Bira,
Excelente iniciativa.
parabéns!

Bons treinos.
Bjs

Bruna Zolini

Amandio disse...

Parabéns, Bira, por esta e pelas quatro últimas matérias do seu blog (A festa da Ponte, Um longão em cada Estado, Correndo no canteiro de obras e A falta que a corrida faz). Que prazer ler os seus textos tão bem escritos e carregados da sensibilidade de um artista! Se uns não conseguem alcançar os horizontes que você vislumbra e indica, outros são a terra fértil que produz o que você planta e colhe. E solidariamente distribui. Eu continuo na minha caminhada diária como um mini longão... Amandio