Fazer Amigos e Viver com Alegria

By | 00:44:00 4 comentários
(...) É nesse ambiente desprovido da disputa que Nonô é rei. Um corredor que "não olha para o relógio e corre apenas para manter a boa forma física, fazer amigos, conhecer outros lugares e viver feliz!" (...)

Nono Xavier acena como um rei na retaguarda da Meia Maratona Internacional do Rio.

"Fazer Amigos e Viver com Alegria"


Amigos!

Enquanto a TV transmitia, no último quilômetro da Meia Maratona, a emocionante disputa entre dois quenianos por cada metro de asfalto do Aterro, nosso herói ainda estava na metade do percurso. Correndo e sorrindo na Av. Atlântica, ele seguia entre os atletas mortais. Com apenas 1,56m de altura, seria impossível localizá-lo entre 19 mil pessoas no momento da largada. Em Copacabana, no entanto, quando os corredores já se dispersaram ele surgiu radiante como o sol e se revelou um senhor com 77 anos de idade, correndo entre os jovens. Por isso ele chamava atenção e era aplaudido durante o percurso. Os próprios colegas corredores que se aproximavam e diziam repetidamente: "Quero chegar à sua idade assim como o senhor!"

Ali no meio da corrida ninguém sabia quem ganhara a competição. A maioria queria apenas completar a prova e curtir o percurso, ou no máximo, melhorar um pouco seu tempo. É nesse ambiente desprovido da disputa que Nonô é rei. Um corredor que "não olha para o relógio e corre apenas para manter a boa forma física, fazer amigos, conhecer outros lugares e viver feliz!" - segundo suas próprias palavras.

A estatura baixa e o sorriso gigantesco são evidenciados nas fotos com os amigos...


Nonô Xavier começou a correr em 1982, já com 47 anos, atendendo ao convite de um amigo e não parou mais. Com 50, completou sua primeira maratona (42 km) - a Maratona do Rio' 85:

- Eu fiz com pouco treinamento, na base da garra, da vontade e da determinação. Tinha uma vontade muito forte de completar uma maratona. Quando consegui cruzar a linha de chegada eu chorei de emoção! - relembra Nonô.

Depois dessa foram mais 20, passando por Porto Alegre, Riberão Pires, Blumenau e mais 15 no Rio.

- Agora só corro de  meia maratona (21 km) para baixo. Não preciso provar mais nada para ninguém!

Começo no Futebol

Nonô começou a jogar futebol quando criança mas nunca foi craque, apenas esforçado. O jogador baixinho se lembra, no entanto, do comentário que um torcedor lhe dirigiu após uma partida:

- Nonô, você dentro de campo parece que fica mais alto!

Eram idos de 1963, quando o Quarenta F. C. de Petrópolis apesar de modesto dava muita alegria ao povo da região. O time inicialmente formado por veteranos (daí seu nome) passou a receber jovens no elenco como Nonô, aos 28, o último da foto abaixo.

Na década de 60, Nonô (último atleta da foto) posa com o scratch do petropolitano Quarenta F. C.

O determinado Nonô continuou praticando futebol até os 45 anos e dois anos depois de parar descobriu a corrida. Trinta anos depois alterna os dias com treinos de 14 km e extrai dos olhares de admiração de quem o vê, o combustível para seguir adiante.

No Facebook escreve: "Não quero café, não quero Coca-Cola, me liguei no chocolate..." Para comunicar que vai correr as 10 milhas da Garoto. Seus amigos festejam: "Que show, Nonô, parabéns!" - "Mas é poderoso esse meu amigo!" - "Grande exemplo! Parabéns meu amigo!"... e vai por aí.

Eu ainda não conheço o Nonô pessoalmente, apenas pelo Facebook por onde fiz a entrevista. Então ficou faltando muita coisa para descrevê-lo nessa matéria. Assim sendo, convido a todos seus amigos-fãs a complementá-la com comentários abaixo.

Abraços!
Bira.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande Nonô. É um prazer fazer parte de sua lista de amigos. A Corrida me deu muitos presentes e um deles foi o de conhecer Nonô Xavier.

Mayra disse...

3Um orgulho para todos nos que conhecemos... principalmente para família. =D

cotta "Itabirito" disse...

Eu sou uma admiradora segreta...kkkk. Como vc conheço o Sr Nonô só no face.
Eu e minha filha (que tb é corredora e admiradora), vms conhece-lo na "volta internacional da pampulha", assim espero.
É uma pessoa que como diz o outro: quando crescer quero ser igual a ele.
Nossa historia é parecida, tb comecei a correr com 47anos.Vou fazer 50anos e estou indo para Amrterdam , correr a meia maratona.
Meu sonho é fazer uma maratona, que vou tentar realizar assim que estiver preparada.
Justa homenagem ...
Abraços. Bira.

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Conhecia o Nonô pelo mundo virtual e nesta XIV Meia Int. do Rio 2012, tive o prazer de encontrar com ele e registrar uma foto eu acho que depois do falecido Tuplet Seabra o Nonô é o mais antigo corredor do Brasil que Deus os abençoe com muita saúde para correr por muitos anos conosco, bela história dele a qual eu desconhecia...Peço a Deus todos os dias para chegar também nesta idade e ainda por cima correndo muito...hehehe...

Parabéns Bira por nos informar, bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com