Saindo do Cercado

By | 11:12:00 Faça um Comentário
Amigos!

Este ano desisti de baixar meu tempo nas provas de 10K para participar de provas mais longas. Sendo assim, corri as 10 milhas da Mizuno (16k), a Meia Maratona do Rio (21,097K) e a Meia Internacional. Isso resultou em treinamentos mais demorados e de menor ritmo, seguindo pela contra-mão das ruas de asfalto irregular do subúrbio do Rio. Não dá para correr por duas horas e meia em um mesmo lugar, tem de sair por aí.


Em meu último treino, saí de casa e segui paralelo ao Metrô. Partindo de Irajá, cruzei as estações de Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha e Inhaúma. Após passar sobre a Linha Amarela e chegar ao Shopping Nova América, consultei o cronometro que marcava algo em torno de 30 minutos. Era hora de passar o dedo na testa, como um limpador de pára-brisa, protegendo os olhos do suór.

Passado o Shopping, virei à esquerda abandonando a margem do Metrô e sigui para Maria da Graça, onde o Metrô ressurge sobre um elevado. Hora de ficar atento, pois a área é perigosa. Na saída da Favela do Jacarezinho, a Cracolândia, um grupo de amigos corredores já foi alvo de pedras atiradas pelos viciados. Escapei incólume da "Faixa de Gaza", pelo viadulto que me conduziu a Benfica e me adentrei por uma rua paralela ao Corpo de Bombeiros. Antes de cruzar outro viadulto que me conduziria ao Maracanã, consultei o cronômetro que marcava 1 hora treino. "É melhor voltar." - pensei, ao mesmo tempo que li o letreiro "São Francisco Xavier", na estação da Supervia.

Voltei seguindo a linha de trem até o Engenho Novo. Antes de chegar ao Méier, abandonei este trajeto, optando pelas placas que indicavam "Del Castilho", nas ruas internas do bairro. Passei por ruas que não conhecia e, quando me dei conta, estava em inhaúma, de novo, ao lado do Metrô. Daí foi só retornar e completar todo trajeto em 2h e 30mim. O Google Maps confirmou que meu trajeto foi de 26 a 27Km - o treino mais longo desde que voltei a correr. Elegi-o como o meu primeiro treino para a Maratona (42K) do ano que vem.

ENQUANTO A MARATONA NÃO CHEGA

Esse mês, participei da Corrida de Primavera do Circuito Adidas, de 10K (veja as fotos). Mais uma vez não atingi os tão sonhados 40 minutos, ainda assim, com 42'17" fui o quarto na minha categoria. Para fechar o ano, já me inscrevi na Volta da Pampulha - dia 06 de dezembro de 2009, com transmissão da TV Globo.

Talvez corra outra prova de 10K, ainda em 2009. Depois disso, sei que vou gastar muito tênis em treinos cada vez mais longos para as Maratonas de 2010 (provavelmente duas). Para encarar os 42 km, vou precisar de muita saúde e disposição.

Abraços!

Bira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: