Quando a Corrida te Fisgou?

By | 03:46:00 Faça um Comentário
(...) Substituí refeições por Shake de Herbalife batido com gelo, banana e adoçante. Bebi muito chá verde e em pouco tempo comecei a trotar. Em meio ano, perdi mais de 50 kg. (...)

Ico Pires, 47, corredor do Rio de Janeiro. Fisgado pela corrida, perdeu a obesidade mórbida.




Quando a Corrida Te Fisgou?

Amigos!

Rio de Janeiro, manhã de 22 de setembro de 2013...

...Três mil corredores se concentravam em frente a Estátua do Bellini, no Maracanã. Seria dada a largada da Corrida das Torcidas. O percurso de 7,5 km, no entorno estádio, não assustava maioria dos atletas. O estreante Ico Pires, no entanto, fugia a essa regra e deu a largada pensando:

-- Vou completar essa corrida de qualquer jeito... Seja na ambulância ou carregado!

Não era pra menos... Ico Pires (então com 46 anos) pesava 135 kg, mais que a soma do peso de dois corredores de ponta. Porém isso não era nada, há apenas seis meses daquele dia, nosso herói era obeso mórbido, pesando nada menos que 187 kg, e conta:

-- Era fevereiro e Denis Pires, meu irmão, veio passar carnaval no Rio. Professor de educação física, em Aracaju, ele começou a me orientar na perda de peso. Comecei a caminhar, de domingo a domingo, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. Substituí refeições por Shake de Herbalife batido com gelo, banana e adoçante. Bebi muito chá verde e em pouco tempo comecei a trotar. Em meio ano, perdi mais de 50 kg.

De volta ao Nordeste, seu irmão mandava orientações pelo Facebook, que foram seguidas com disciplina. O sucesso que Ico obteve fez seu amigo, corredor, Flávio Pascoal convidá-lo para a Corrida das Torcidas... Inscreveu-se e, duas semanas depois, dava a largada em frente estátua de Bellini...

A Fisgada da Corrida

Entrevistei Ico, imaginando que ele descreveria o momento exato que foi fisgado pela corrida. Achei que isso tivesse acontecido na sua primeira vez, mas não foi bem assim... Ico parecia mais animado em relatar o dia de entrega dos kits, do que o próprio dia da primeira corrida. Espontaneamente, começou a descrever momentos marcantes da Meia Maratona Atenas, que fez logo depois.

-- Na meia maratona, onde a quilometragem era maior, em dado momento eu pensei que estava ficando ruim pra mim... Mas é quando a gente pensa que está ruim que vê um monte de gente lá atrás... Nessa hora surge uma força extra, e eu digo: vou chegar, nem que seja me arrastando!

Ano passado, o ex-manequim 68, correu a Maratona do Rio. Quando passava por Copacabana - a parte mais dura do percurso - um corredor com seus 58 anos se aproximou reclamando do cansaço e querendo desistir. Ico pôs-se a reanimá-lo:

-- Vamos embora, amigo!! Não desanima!... Olha as pessoas que estão atrás da gente!...

Suas palavras deram sobrevida ao corredor que conseguiu manter-se ao seu lado. Aos poucos, no entanto, homem recuperou as forças e acelerou, deixando Ico, seu salvador, para trás.


*          *           *


Acho que Ico Pires foi fisgado pela corrida, não uma, mas várias vezes. Feito um peixe de pesca esportiva, ele continua sendo fisgado por ela. Recentemente descobriu as ultra-maratonas de montanha, o X Terra. Para encarar o duríssimo percurso, põe na mente uma frase que eu não poderia deixar de anotar:

-- Você tem que entrar na corrida como quem entra numa guerra!


*          *            *

E você?... Quando foi fisgado pela corrida??


Abraços!
Bira.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: