Corra, Milkha, Corra! Um Filme Imperdível!

By | 14:28:00 Faça um Comentário
Amigos!




Aconteceu por acaso: Mês passado eu quis deixar gravado o famoso filme "Corra, Lola, Corra!" no aparelho da Sky. Só que eu ignorava se ele seria, ou não, exibido nos próximos dias, em algum canal fechado. Arrisquei uma busca de programação para conferir. Digitei com o controle remoto a palavra "corra", e a tela não tardou a exibir o resultado: Ao invés de "Corra, Lola, Corra!", o Telecine exibiria "Corra, Milkha, Corra!" no dia primeiro de junho, e eu pensei:

-- O que é isso?? Um filme, uma paródia, um programa?...

Como eu tinha mais o que fazer e não quis buscar respostas. Apenas deixei a gravação programada e esqueci do fato, até ontem, quando senti vontade de ver um filme. Lembrei de olhar minhas gravações e lá estava o intrigante titulo. Sem maiores expectativas comecei a assistir "Corra, Milkha, Corra!"-- um filme surpreendente, emocionante e maravilhoso!... E se você for corredor, acrescente a expressão "imperdível"!


É Claro que eu não sou crítico, sou corredor!


Eu não sou daqueles que procuram cinemas alternativos para ver os bons filmes que não entram no circuito. Fiquei acostumado com o cinemão americano, exibido nos shoppings, e com o preço absurdo do combo de pipoca e refrigerante. Trinta anos atrás, no entanto, tudo era bem diferente. Eu consultava o Jornal do Brasil e escolhia os filmes, cotados com quatro ou cinco estrelas, para assistir na Cinelândia. Mas o tempo inclemente trouxe os shoppings e a Igreja Universal para acabar com os cinemas de rua. Trouxe as Casas Bahia que trouxeram as TVs de tela plana, para cada um fazer seu cinema em casa. Dentro de casa, no entanto, tem novela, Jornal Nacional, futebol e Facebook roubando o tempo de quem quer ver um bom flime. Foi por tudo isso que eu sequer tinha assistido a qualquer filme do cinema indiano, até ontem, como este comovente relato da história de Milkha Singh, uma lenda do atletismo indiano.


The Flying Sikh

Milkha Sing nasceu em 1929 em terras disputadas pela Índia e Paquistão. Ainda criança, testemunhou o assassinato de seu pai e irmãos em um sangrento conflito do qual escapou com vida. Perambulou entre os refugiados, em direção ao território indiano. Sobreviveu como pode até reencontrar uma irmã e entrar para o exército, onde descobriu a corrida. Não dá para contar mais que isso, para não tirar a graça de quem quiser assistir ao filme que tirou meu fôlego e marejou meus olhos.

O filme não figurava na grade de programação da Sky quando eu fechei essa postagem, mas está disponível no Telecine Play. Confira e depois me diga se gostou!


Corra, Milkha, Corra! - 189 minutos - India, 2013
Dirigido por Rakeysh Omprakash Mehra
Escrito por Prasoon Joshi
Estrelando Farhan Akhtar, Sonam Kapoor, Hikaru Ito, Meesha Shafi, Divya Dutta, Pawan Malhotra, Yograj Singh, Prakash Raj, Japtej Singh, Bhatia Jass.


Abraços!
Bira.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: