O Ano da Limonada

By | 20:44:00 2 comentários
Amigos!



No ano da limonada além da perda de um amigo, foi preciso superar lesões. Tive que aprender a escrever sobre Corrida mesmo estando distante ou parado, mesmo treinando sozinho no retorno de lesão. Tive que descobrir as belezas de qualquer lugar e tentar traduzi-las aqui, como se fossem lições de vida.

Na falta de assunto, diversifiquei o blog com contos ou crônicas. Viajei em busca de fatos, como a cobertura de uma pequena corrida em uma pequena cidade do interior de Minas - sem ter a real noção do tamanho daquele gesto que rendeu três postagens. Viajei para Goiânia, onde corri com novos amigos e decidi que vou fazer o mesmo em todo Brasil.

2013 me deu alguns limões e eu preparei esse refresco de 50 postagens... Prove! Ele está doce, gelado e foi feito para você!...

Nessa Retrospectiva 2013 eu juntei pedaços de postagens e montei os textos a seguir:

TREINANDO COM OS AMIGOS 


Quando 50 corredores se reuniram para correr os 18 km da Serra do Mendanha. A maioria nem sabia o que teria pela frente: Uma estrada sinuosa de terra batida com inclinação suportável no início, mas que na altura do km 6 se erguia feito muro. Nesse dia, o saudoso Adriano deu o click e ficou de fora da foto de seu treino derradeiro. Nosso amigo partiu dias depois, então eu pude entender a razão daquele fato: Todos na foto sorriram para ele. O seu click registrava uma sorridente despedida... 
A única forma de se despedir sorrindo de quem se ama é não ter consciência do fato.



 _________________________________________________________________________________

Quero enviar para Adriano o meu sorriso de braços abertos e erguidos - 
como se vê na foto.
Embelezar seu novo caminho com as cores da foto
E revelar a história viva que jaz atrás do brilho de cada olhar.
Agora é Adriano que jaz-vivo em nossa história,
É ele que sem palavras ou gestos se apresentará -
Um ser intangível como o amor que nunca jaz.

A simples presença ou mera lembrança de um amigo nos diverte. Brilham os olhos e o coração dá saltos de alegria e prazer. Quando um amigo se ausenta, nosso corpo se aquieta e a mente flui, além do tempo, resgatando os momentos simples, mas incrivelmente belos. O passado revivido com os amigos é belíssimo porque é rico em detalhes. Quando não somos capazes de reconstruir o panorama geral de um lugar em que estivemos com eles, nossa mente nos compensa revelando detalhes que sequer pensávamos ter percebido. O detalhe de um gesto, de uma expressão, uma frase ou olhar. Os detalhes em forma de cheiros, melodias, cores e abraços. Sentimos saudade das suas piadas e de seus argumentos que, antes, estávamos cansados de ouvir, porque agora "ouvimos" os detalhes!

TREINOS SOLITÁRIOS

Trechos de: "Eu Faço Meu Tempo" "Um Longão em Cada Estado" "Como a Corrida Dilui Problemas?"

Manhãs comuns têm gente chegando apressada na estação do metrô, tem apito de guarda no cruzamento, avisando que o sinal mudou de cor, e têm sombras compridas bailando no chão. Volta e meia pode até passar um corredor como eu - eles não são muito frequentes no subúrbio, mas passam... Aumentei meu ritmo depois de cruzar a esquina. Na farmácia, uma moça que cheirava sabonetes interrompeu o gesto quando percebeu meu vulto do lado de fora. Apareci e sumi em frações de segundo, deixando uma imagem difusa a ser preenchida com a imaginação. E a moça imaginou que eu tivesse uns 25 anos, mas não estava de todo errada: Era assim que eu me sentia àquela altura.


_________________________________________________________________________________
Nas entranhas da cidade onde as cores não cintilam, 
Um corredor suburbano se espalha, feito onda,
para muito além do asfalto onde pisa.
Olhos atentos para se desviar de qualquer obstáculo,
Mente vaga, embebida de otimismo e gratidão 
e uma vontade de eternizar aquele momento!... 


Neste estado de alerta cruzei a esquina e deparei com o Otimismo. Ele não tinha forma nem educação. Adentrou invisível pelas minhas narinas, invadiu o meu peito e, pela milésima vez, converteu minh'alma. Era mais um daqueles momentos em que todos problemas se tornam solúveis... Tentei me portar friamente e analisar o fato, pensando comigo mesmo:

- Como pode a corrida diluir os problemas mais difíceis?...



CONTOS E CRÔNICAS

Trechos de: "Onde Estão as Flores?" "Quatro Mulheres Curtas" "A Fuga"

É preciso ter olhos de lince para encontrar flores nas vias principais de Irajá(...) Desisti das ruas principais e me enfurnei onde os ônibus não passam. Penetrei com olhares indecorosos nas entranhas das casas do subúrbio. Fertilizei a minha memória e retornei ao tempo do chão de terra, do quintal de mangueiras, cajazeiros, jaqueiras, goiabeiras e bananeiras. Espaço fértil onde bailavam peões e bolas-de-gudes, zunindo e triscando, para o espanto da galinha que fugiu do cercado. Mas muito tempo passou e as famílias cresceram. As casas expandiram tomando todos os terrenos. O espaço acabou...
...Hoje as crianças só dispõem de 17 polegadas para brincar, na tela dos computadores... 
O que dizer então de quanto dispõem as flores?...





___________________________________________________________________________________

Além do azul-encanto, havia mistério nos olhos daquela moça. Anos de choro escorrido pra dentro formaram oceanos em sua alma, onde habitavam sereias silenciosas: Seus olhos eram o portal de acesso ao lar das sereias que ameaçam cantar. Nos demorados banhos matinais, Ângela se assemelhava às sereias... Ah, se todas resolvessem cantar!...

Quando o pé direito de Jorge esmagou o acelerador contra o piso do carro, o motor do veículo urrou de dor. Em cada curva da estrada as rodas velozes gritavam de medo. O vento frio da noite se atirou sobre o automóvel, invadiu as janelas abertas e entupiu os ouvidos de Jorge. Mas ele nada sentia além da urgência de encontrar Margarida.


Imagens do Blog

Trabalhei com imagens, produzi ilustrações com recortes e movimento. Fotografei pequenas instalações, como o "DNA de Corredor" (camisetas de corrida e medalhas) e "Retalhos de Mim" (imagem digital), abaixo:


________________________________________________________________________________


________________________________________________________________________________

Você que compartilhou, comentou ou simplesmente leu esse blog foi o açúcar dessa limonada.

Que 2014 continue nos dando muitas alegrias e a capacidade de superar momentos difíceis! Muito obrigado!

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Ivone disse...

Oi Bira, eu também fiquei lesionada esse ano. e diferente de vc não tive ânimo para postagens.

As postagens estão lindas e diversificadas e as fotos maravilhosas.

Pelo visto para vc foi um ano de muito aprendizado também.

Parabéns e feliz Natal e um 2014 com muitas realizações.

OZEIAS CARLOS disse...

Pô Parceiro já estou com saudades de vc precisamos voltar treinar junto.