Fantasmas de um Corredor

By | 14:12:00 8 comentários
Amigos!

http://www.birananet.com/2012/11/fantasmas-de-um-corredor.html


Colega corredor tenha calma!... Não precisa fugir desta postagem como gato da água! É bem melhor encarar esse fato sem desespero. Desculpe o rodeio... Até parece que vou dar notícia de falecimento, mas é melhor você estar preparado. Eu vou falar é daquele momento desesperador, quando um amigo corredor liga convidando para um treino e você nem encontra as palavras corretas para dizer:

- Não vai dar, parceiro, eu estou machucado.

Então segue uma pausa de silêncio na ligação, como se o tempo despencasse num precipício. Quem ficou sem palavras, desta vez, foi seu amigo. Num esforço solidário, ele diz algo para ajudar e sincero se despede. Quando o telefone volta a tocar você suspira: ter de repetir a mesma frase para outro colega vai ser um suplício!...

           Superando o Mau Momento


Tendinite, entorse, estiramento e metartalgia
Osteíte, torção, fratura e Lombalgia
Canelite, condromácia, joanete e... Nostalgia.

Não, não estou querendo plagiar Arnaldo Antunes em “O Pulso Ainda Pulsa”, música dos Titãs que fazia rimas com as doenças. Só quero brincar um pouco com nossos fantasmas de corredor. Então, se você continua lendo até aqui, parabéns! Você venceu seus medos!... Agora podemos conhecer os relatos de dois corredores e o que eles fizeram para superar o mau momento da contusão.




             A Falta da Corrida:

- Senti muita falta sim, meu corpo ta muito acostumado, chegar em casa no final do dia e não poder sair para correr foi algo que me deprimiu muito... – Laina.
- Embora eu nunca tenha tomado antidepressivo, o sentimento que eu tinha é de ter esquecido de tomar, faltava aquela dose de alegria que uma corridinha nos proporciona - Luciano.

          ... E Quando os Colegas Chamavam para Correr?

- Tive que aprender a ter muita paciência. Apreciar e vibrar com as conquistas dos amigos. Estive presente nas 24h dos Fuzileiros Navais - RJ e nas 24h na Esteira - POA, admirando e incentivando os amigosrun. - Laina.
- Em nosso grupinho de corrida, os "Pangarés de Araraquara" o longão dominical é quase sagrado... como minha esposa também corre, ela ia com o pessoal e eu ficava em casa, como quem não foi convidado para a festa... O jeito era ocupar a cabeça, com um conserto de alguma coisa quebrada, pensar no almoço (sou metido a cozinheiro) e entreter-me com os filhos. - Luciano.

             O Estado Emocional:

- A ansiedade tomou conta de mim. Tive perda de massa muscular, e isso me irritou muito. As minhas dúvidas sobre o melhor tratamento me incomodaram muito mais. Como qualquer pessoa que fica lesionada, eu queria para ontem a resposta de que “amanhã” (inicio do tratamento) vou voltar a correr (…) Não queria ser uma paciente chata, mas muitas vezes olhei nos olhos dos médicos, foram quatro traumatologistas, e nos olhos dos fisioterapeutas e perguntei: “Quando vou voltar a correr?” “Posso fazer uns trotes na areia doutor?” (…) Tentava obter as respostas; a Luz que só agora está surgindo. - Laina.
- Fiquei desanimado sim, algumas vezes pensei que não voltaria mais e teria que procurar outro esporte (eu também pedalo, mas depois que um conhecido morreu atropelado na Rodovia Washington Luiz fiquei muito assustado, então minhas pedaladas viraram raridade). - Luciano.

Para ambos, o pior já passou. Depois de dois meses, Luciano já não tem mais de trabalhar caminhando na ponta dos pés. Sessões de massagem combinadas com alongamento e aplicação de gelo espantaram o fantasma. "Ontem mesmo, fiz um treino de 20 km em estrada de terra e não senti incômodo algum." - relata. Laina ainda faz fisioterapia, mas já foi liberada para musculação. Inscreveu-se com o marido para a Travessia das Torres de Tramandaí, em janeiro, quando espera já estar totalmente recuperada e diz: "Ter este objetivo está me ajudando muito a não desanimar e seguir rigorosamente o tratamento/fisioterapia."


A gaúcha que na adolescência trocou a corrida pela natação, voltou ao asfalto há sete anos. Orgulha-se de não usar qualquer tecnologia, nem mesmo relógio para marcar o tempo. Mesmo assim não deixou o noivo esperando no casamento inusitado, feito ao cruzarem juntos a linha de chegada da Maratona de Porto Alegre 2012 (veja o vídeo). O mesmo lugar onde o paulista Luciano, após três anos de corrida, vai fazer sua primeira maratona.

*     *     *

A maioria das contusões passa com gelo, o que não passa é o tempo para quem está contundido. Ficar parado, ganhando peso e sem nenhuma carga de beta endorfina, pode ser terrível. Nessa hora não adianta desespero. Pode ser o momento de fazer algo para preencher o vácuo.

Eu tive a ideia de fazer esta postagem porque estou machucado e não posso correr. Aproveitei o tempo para reformular e divulgar esse blog... E funcionou! Os acessos dispararam, depois de cinco anos!... Assim como Laina, que escreveu a postagem Paciência Paciente (link abaixo) para seu blog e Luciano, que foi cozinhar e brincar com os filhos. Coisas simples, mas valorosas podem ser feitas. E no fim das contas a gente pode até agradecer a Deus por ter se machucado.#


Imagens 1: colagem com gimp animada em arquivo .gif.
Imagem 2: fotos do perfil de Luciano e Laina no Facebook.
Imagem 3: vídeo do Youtube "Casamento de Laina na Maratona de Porto Alegre"
Blog da Laina: http://www.confrariaesportiva.com.br/esporte/220-paciencia-paciente.html

Abraços!

Bira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

Laina disse...

Amei!!
Obrigada e melhoras pra ti!
Ficou 10!
Abs. Laina Saurin

Luciano disse...

Olá Bira! Ficou muito legal! Espero que se recupere em breve e quem sabe nos encontramos na São Silvestre!
Grande abraço!

Realmente para nós que somos fominhas e quando ficamos lesionados as
coisas ficam bem dificil de lidar, mas o nosso corpo é uma máquina e
ela sõ se manifesta quando alguma coisa não vai bem através da
dor...Ai é hora de termos muita paciência, taí o segredo do sucesso,
devemos te-la para melhorarmos o mais rápido possível e fazermos o que
gostamos...Para aqueles que estão lesionados melhoras...

Um abraço e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Obrigado, Laina e Luciano... Espero que ainda nos encontremos em corridas futuras.

Obrigado Jorge por sua contribuição. Obrigado por ter enviado aos seus contatos o pedido de entrevista para esta postagem... Cinco outros corredores ficaram de fora desta postagem, mas pretendo retratá-los mais à frente.

Anônimo disse...

Bira,parabéns pelo novo visual e pelo bem redigido relato sobre os sentimentos dos dois corredores machucados. Você também está momentaneamente lesionado, mas encontrou uma forma bem saudável e útil para amainar o sofrimento de não poder fazer sua corridinha...Eu poderia escrever,já que sou um "caminhador" diário, sobre essa nova compulsão, mas o espaço é pouco. Devo isso! Abraços, Amandio

Obrigado Amândio pelo seu comentário, desta vez aqui. Você que sempre me incentivou pessoalmete. Espero poder continuar merecendo... Estou me esforçando. Abs!

OZEIAS CARLOS disse...

SHOW PARCEIRO NOTA 1000.