A Janela e o Biombo

By | 22:43:00 Faça um Comentário
Amigos! 

"Quando tomei aquela atitude, entrei num caminho sem volta: dois anos fora do mercado de trabalho seria cruel! Vários amigos e familiares disseram: Tem certeza disso?... E se você não conseguir passar, como é que vai ser?... Não dei ouvido e segui em frente. Eu já não aguentava mais a iniciativa privada por dois motivos: trabalho em exagero e salário minguado."

Foi dessa forma que Roberto Chapiro descreveu sua atitude mais corajosa, tomada em 2005, aos 28 anos: Sair de um emprego de Assistente Financeiro, sacar 13 anos de FGTS para passar os próximos dois, apenas estudando para concursos públicos.

Naquele fim de período, ele já havia concluído o curso Básico Fiscal, onde estudou matérias comuns para vários concursos. Em nove meses de curso, dividiu seu tempo com o trabalho, o chopinho, o futebol e o churrasquinho com amigos... Tudo bem que não faltasse às aulas. Mas se quisesse se classificar em um concurso, teria de fazer muito mais, e isso, ele sabia.

O aluno mediano, no colegial ou na faculdade, que estudava apenas o suficiente para passar, acreditava na ideia: "concurso público não é coisa para mim!" Foi seu amigo Luiz Gustavo que exorcizou esse conceito e o incentivou a estudar para concursos. Só que, além do trabalho exagerado, havia outras atividades que ocupavam seu tempo. Então Chapiro tomou a decisão de concentrar-se apenas no estudo.

Atrás do Biombo e Diante da Janela

Quem quisesse encontrar Chapiro em 2006, teria de procurá-lo atrás de um livro. Matriculou-se na turma de simulados que realizava provas inéditas, com alto grau de dificuldade, aos sábados. Durante a semana estudava onde quer que estivesse. Deu adeus aos happy hour de sexta! Às peladas de sábado! Aos churrasquinhos e amigos!... O mesmo livro que aberto, diante de si, era uma janela para o futuro, ironicamente, também era um biombo que o separava do presente.

- 2006 foi um ano de simulado e dedicação exclusiva aos estudos - relata.

Enquanto os ataques do PCC paralisaram São Paulo e os de Zidane, o Brasil, Chapiro parado estudava. Enquanto uma deputada gorducha criava a Dança da Pizza em Brasília, Chapiro não dançava no baile e estudava. E quando Zidane perdeu a cabeça ao lança-la no peito de Materazzi, Chapiro manteve a sua e estudava.

Uma notícia, no entanto, não passou despercebida por Roberto Chapiro: a colisão de dois aviões exibida no Plantão da TV. Foi quando seus olhos descarrilharam das linhas do livro de Contabilidade e se chocaram com as imagens da tela. Sua mente parou de processar a leitura para repelir o medo. Afinal de contas, ele já tinha comprado passagens para o réveillon em Fortaleza - mais que um passeio, uma recompensa para um ano tão puxado. Era setembro e faltavam poucos dias para o concurso da AGU - Advocacia Geral da União. Ele queria fazer uma ótima prova e depois voar tranquilo para o Nordeste.

Se o choque entre as aeronaves Legacy e Boeing deflagrou uma série de crises no setor aéreo, não impediu Chapiro de curtir o réveillon na capital cearense. Já sabia que estava classificado na AGU e viu seu futuro cintilar entre os fogos.

Em 2007 continuou na rotina dos simulados e prestando novos concursos. Foi aprovado como Gestor Tributário da SEFAZ MG - Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais. Enquanto não era chamado para a AGU ou SEFAZ, continuou estudando. Em 2008 classificou-se como Contador da Prefeitura de Niterói e foi logo chamado. Trabalhou ali até agosto, quando saiu a nomeação para a SEFAZ MG. Quando estava de malas prontas para Minas Gerais, em setembro, foi nomeado na AGU e optou por ficar no Rio, perto da família. Trabalhou na AGU por quase quase três anos.

Quando, em outubro de 2010, saiu o edital para o sonhado concurso no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro TCMRJ, Chapiro não estudava há três anos - tempo que ficou na AGU.

- Era um edital pesado, pois tinha muita coisa para estudar. Tive de "me virar nos trinta" já que trabalhava na AGU e ministrava aulas de Contabilidade em cursos preparatórios. 

A prova seria em fevereiro de 2011 e ele teria apenas quatro meses. Então, adeus Natal! Adeus Ano Novo! Adeus tempo livre! Chapiro mergulhou de novo nos livros, mesmo que estivesse no metrô, no ônibus ou numa sala de espera. Mesmo que fosse visitar sua irmã no hospital. Mas tudo isso valeu: Esta semana, a poucos dias de se casar com Helô, Roberto Chapiro me contou sua história nos intervalos de seu trabalho como Técnico de Controle Externo do TCMRJ. #


Concurso Público: É para Qualquer Um!

por Roberto Chapiro. 

Concurso público é a forma mais democrática de se alcançar um emprego digno. Só depende do seu esforço. É pra qualquer um. Não precisa ser inteligente, precisa, sim, ter disciplina para estudar. 

Ao longo da minha vida fui um aluno mediano. Inclusive, estudei em escolas que não me exigiam tanto e ainda assim passava ali “raspando”. Nunca tive o hábito de estudar, pois este só consegui criar quando comecei a enxergar a possibilidade de passar num concurso e dar uma “guinada” na minha vida. Enfrentei muitas dificuldades nessa trajetória, pois minha base era fraca. Mas, corri atrás do meu prejuízo. 

Algumas pessoas perguntam: Quantas horas deve-se estudar por dia? Quantos anos são necessários estudar pra passar em concurso público? Tenho que me trancar em casa estudando? Amigo, não tem uma regra exata. O que posso dizer é: Dê um passo de cada vez. Matricule-se em um curso preparatório. Se, já no início você conseguir estudar dez horas por dia, ótimo! Caso contrário, comece estudando meia hora e vai aumentando aos poucos, ganhando ritmo. 

Nunca pensei que conseguiria estudar 12 horas por dia e acabei fazendo isso por algumas vezes. É claro que não é todo dia que alguém acorda disposto a enfiar a cara nos livros por 12 horas, mas se você está focado num objetivo, acabará fazendo esta façanha sem perceber. Na verdade, não é a quantidade de horas que se estuda que vai determinar a sua aprovação ou não, mas sim a qualidade que se imprime nos estudos. 

O que acontece, na realidade, é que por ser muita matéria terá que gastar suas horas com os livros. Isso é inevitável! Não é preciso abandonar sua vida social, mas tenha em mente que não se pode ter tudo. Se você gosta de sair, escolha um dia da semana pra sair e pronto. A semana tem sete dias, nos outros seis, você estuda. Isso não será pra sempre, é temporário, até a sua aprovação. 

Invista em materiais voltados pra concurso, em cursos preparatórios. Hoje em dia temos sites especializados em concursos públicos onde você pode assistir às aulas em casa. Entre de cabeça nesse projeto, pois é recompensador! Estabilidade profissional não tem preço.#



As Imagens: 
1- Chapiro ministrando aula de Contabilidade na Academia do Concurso; 10-11-12.
2- Montagem de fotos recortadas com Gimp e sobrepostas em arquivo .gif.
3- Sala de aula de ponta-cabeça, clicado em 10-11-12.

Para seguir esse blog, clique em "participar deste site" na lateral superior à direita. São apenas três cliques e você receberá as atualizações, assim que publicadas! 

Abraços!

Bira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: