Como Sair do Sedentarismo

By | 01:44:00 1 comentário
Amigos!

Muito feliz após receber tantas mensagens de feliz aniversário eu esclareço que não completei 52 e sim 4 aninhos! Isso mesmo, faz quatro anos que eu decidi voltar a correr e correr de verdade. Mas não foi fácil levantar-se do sofá, soltando todas amarras, para encarar o duro asfalto nos primeiros meses. Era quando a flacidez dos músculos pouco ativos se completava na maciez daquela espuma. Soltar amarras foi desprender os olhos da TV, enquanto os dedos pescavam num pote, pipocas cheirosas e quentes, compulsivamente mastigadas e engolidas com a ajuda de mais um gole de coca-cola. Confortáveis e venenosos hábitos – fonte de prazer e compensação...

Agora que me chamam de Corredor, minha amiga Virgínia via Facebook faz a seguinte pergunta:  

- Parei de fumar tem 1 ano, engordei, odeio academia, e acho que vou amar correr, mas não sei como começar, por isso quero muito uma luz sua, como devo iniciar esse processo, pois to muito perdida. Vou ficar aguardando, beijos.

Sendo assim, decidi respondê-la aqui no blog e gerar nova postagem.

1) Vencendo as Contusões:
Foi num belo final de tarde, em 2007, que decidi voltar a correr. Já tinha comprado tênis, camiseta e short para isso, mas a preguiça era mais forte. Saí na contra-mão, pelo canto do asfalto, apenas trotando. Aos pouco aumentei o ritmo e percorri cerca de 6km. Já em casa, tomei um magnífico banho sentindo-me mais vivo que nunca!... Somente no dia seguinte foi que sofri as consequências do ato: os joelhos mal dobravam de dor. Descansei dois dias e tentei de novo, obtendo o mesmo resultado e pensei desolado: “Acho que não dá mais!...” Antes de desistir, fiz reforço muscular. Deu certo e um mês depois eu já corria sem dor.

Antes da Corrida - Pesando 86 kgs, em 2007, já era possível perceber na foto uma barriguinha saliente de início de pré-obesidade.

2) Entrando naquele Mundo:
Inicialmente fui correr na Rua Oliveira Belo que possui uma pista com pessoas caminhando ou correndo dia e noite. Aos poucos fui fazendo amigos ali, onde a conversa gira em torno da atividade física - falar sobre o assunto, receber e passar informação cria envolvimento para não desistir. Assinei revistas especializadas; participei de caminhadas e corridas onde os amigos e a família tiram fotos nas coloridas manhãs de domingo.

3) Vestindo a Camisa:
Passei a usar no dia-a-dia as camisas de corridas, até para trabalhar. Dessa forma eu descobria mais gente que corria em todos os lugares. Não demorou, para fazer parte de grupos de corredores. Além do mais, sempre que alguém me encontrava falava de corrida, me fazia perguntas ou elogiava a boa-forma. Tudo isso me mantinha focado nos objetivos.

4) Dois Coelhos:
Também voltei a escrever tendo a corrida como a principal fonte inspiradora. Aqui no blog o desafio é não ser repetitivo dentro de um mesmo assunto. Vários corredores têm blogs e isso é mais um estímulo.

5) Hora das Compras:
Bermudas e regatas de compressão, camisas dry, óculos esportivos, tênis para diferentes tipos de pisadas e um mundo de artigos tecnológicos estão disponíveis. No começo até tinha pena de gastar com isso, mas depois vi que valia à pena. Comprei até um pingente de corredor que as mulheres, seres mais detalhistas, adoram. Tudo para valorizar minha atitude.

6) Dia-a-dia de Corredor:
No começo é difícil manter a regularidade nos treinos. O sentimento é de que você está abrindo mão de algumas coisas para correr, mas é justamente o contrário: O momento do exercício é seu por direito e ninguém tasca! Muitos utilizam essas horas para meditatar, banhar-se de sol, sentir o vento ou sorrir na chuva feito criança. Depois que entramos em forma nos deliciamos com uma descarga de betaendorfina pós-exercício e o cérebro se inspira encontrando soluções para os problemas mais complexos. Não se trata de nenhuma pílula milagrosa: é remédio que está dentro de nós!

7) Os Primeiros Três Meses:
Quando o novato supera os primeiros três meses de corrida, com regularidade, percebe as mudanças e não para mais. Depois de um longo treino, o sofá macio deixa de ser lugar da preguiça para ser local de descanço, já que ninguém é de ferro!

O sol brilha de orgulho na manhã de domingo. Chegada repleta de cor, suór e emoção.

8) Resumo:
- Comece caminhando e aos poucos aumente o ritmo. Logo você estará trotando e a seguir, correndo. Seu corpo precisa adaptar-se ao novo estilo de vida. Se encontrar algum amigo durante a corrida ou caminhada não pare. Se estiver caminhando com alguém não se distraia e comece a “passear”. Siga seu ritmo, mesmo que o outro fique para trás.

- Envolva-se. Leia sobre o assunto. Participe de Caminhadas. Compre roupas e artigos esportivos. Faça amigos no meio. Troque e-mails, orkut, facebook, etc.

- Reserve ao menos uma hora quatro vezes na semana para sua corrida. A esteira da Academia pode ser uma alternativa para quem não quer correr na chuva. Aproveite a sua corrida para perceber seu corpo e seu espírito. Perceba a natureza, as pessoas e a cidade. Veja que diante do Todo os problemas se dissipam. Integresse a este Todo! 

Abraço!
Bira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Grande Poeta das letras e das corridas, excelente post é isso aeee o que as corridas nos proporciona, muita saúde e uma legião de amigo(a)s corredores, com certeza esse post de ve ser lido por muitas pessoas se vc me permite vou divulgar, agora o que vc esqueceu foi de divulgar que antes de começar a correr é necessário a pessoa ir ao médico para ser avaliada...Virginia e todas as pessoas que estão querendo sair do sedentarismo, se vcs querem ter uma vida feliz e saudável comece a praticar exercícios pois a saúde agradece e não adiantam falar que não consegue que consegue sim, pois eu no passado eu odiava correr e criticava quem correr, dizia para que correr? Para que suar e ficar cansado? Mas mal eu sabia que hj seria um corredor...rsss...Precisei ficar obeso e mal da saúde para dar valor as corridas, dos 65 Kilos cheguei a 100 Kilos e quase morri, com problemas de saúde, colesterol alto e as veias do coração começaram a entupir e a noite quando dormia sentia muita falta de ar e determinei que a partir daquele dia eu mudaria a minha vida, determine e segui em frente fui ao médico e uma nutricionista e com apenas 4 meses de corridas e fazendo dieta eu eliminei 35 Kilos, e olha que para quem não gostava de correr hj eu sou um novo homem...Sei que é difícil mais quando uma pessoa quer, ela consegue!!!

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com