A Namorada, Vinte Anos Depois!

By | 01:11:00 Faça um Comentário
Amigos!


Devo confessar; no ano de 1985 tive um caso cujo cupido foi o jornalista José Inácio Werneck, na época, colunista do Jornal do Brasil. Werneck esteve no grupo que promoveu e organizou as primeiras Maratonas do Rio, nos anos 80. No JB, escreveu sobre a corrida, fazendo meus olhos – que ainda liam sem auxílio das lentes – brilharem de encanto. Foi assim que decidi, sem qualquer treino preliminar, me inscrever na maratona. Com 26 anos de idade, não tive dúvidas de que completaria o percurso, mesmo que levasse 6 horas pra isso! Levei 5h e 28m! Na prova, trotava e andava alternadamente, mas quando a concluí já estava “fisgado” pela paixão da corrida. Foi a primeira vez que disparei quando avistei a chegada, entregando-me à emoção, essa usina de energia.

Já era 10 da noite no Leme e a vibração da minha chegada contrastava com o pífio tempo do relógio, chamando atenção de todos: Felicidade contagia!

Saí dali disposto a melhorar aquel pífio tempo, mas pouco consegui. Fiz 4h 35min na Maratona do ano seguinte (Rio 86) e algo próximo na Maratona de São Paulo 87. Para melhorar de verdade, faltou muitas coisas, sobretudo informação e dedicação. Sobraram as terríveis cólicas renais, causadas por cálculos. Além das contusões nos joelhos, toda vez que eu começava a querer entrar em forma. Até que desisti da corrida, como quem termina com a namorada.

Em 86, corri conduzindo a imagem de São Judas Tadeu. Promessa para cura dos cálculos renais.

Duas décadas depois (jan/2008), reencontrei a velha namorada - a Corrida. Era manhã de domingo no Leblon e eu já tinha 48 anos, quando larguei na Leblon-Leme. Fiquei tímido para puxar assunto... Ela, Corrida, continuava jovem e mais linda do que nunca. Minha juventude, no entanto, se resumia à atitude de estar ali. Fiquei surpreso quando me vi em seus braços. Tomei banhos de suor e auto-estima.

De lá pra cá já são mais de três anos registrados neste blog. 


Daqui a 12 dias estarei na Maratona de Buenos Aires. Treinei muito para isso e pretendo corrigir os erros cometidos na Maratona do Rio e melhorar o tempo de 3h 36mim. Os cálculos renais não têm me importunado mais e as coxas fortes deram trégua aos joelhos. A rotina de treinos que abrangeu seis dias por semana, com picos de 100 km neste intervalo, troxe mais saúde e bem-estar. Depois de Buenos Aires, devo correr menos para o corpo se recuperar. Ano que vem, tudo recomeça. Planejo melhorar a alimentação e o sono, fazer reforço muscular e exercícios de flexibilidade (meu fraco) o que pode ser resumido numa só palavra: Disciplina. Ainda posso melhorar muito e quero mais!


Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: