Do Rio a Porto Alegre ou de Irajá a Copacabana.

By | 23:21:00 Faça um Comentário
Rajadas de vento agitaram as águas do Rio Guaíba. Era sábado, véspera de corrida, e nem parecia dezembro durante a passagem do ciclone extra tropical na capital gaúcha. A temperatura baixou, não conferi o quanto, mas fez frio. A manhã de domingo trouxe um sol amarelo que lutava bravamente para dissipar seu frescor. Enquanto os jornais matinais repercutiam a “ressaca” do rio, este já era calmo e grandioso, transferindo sua força para a oculta correnteza. Poeticamente acredito que o Guaíba se acalmou para assistir em mais uma prova do Circuito das Estações, toda a beleza daquela gente que corre: O colorido das camisas que colam no corpo suado das moças e rapazes; o brilho no olhar dos atletas de todas as idades, exalando adrenalina e alegria de viver. O mesmo Guaíba que injeta encantamento na alma humana, ao exibir continuamente o sol se pondo, tornara-se espectador dos homens.

Foto 1: Concentração antes da largada

Era vinte p’ra’s nove quando me posicionei na pista. Se quisesse aquecer ou alongar, perderia a chance de largar na frente, então não aqueci. Às nove, a largada foi dada para mais de 4 mil corredores. Apenas uma semana após a Corrida da Pampulha, em Belo Horizonte, eu já estava na Corrida Adidas em Porto Alegre – era um belo fechamento de ano!


Foto 2: Paulo e eu, antes da corrida

BOM TER AMIGOS

Cheguei em Porto Alegre na sexta (11-12), peguei meu kit da corrida e fiquei no shopping aguardando minha amiga Isabel. Revi seu filho Brunno, que cresceu e está com a cara do Guga. Conheci o Paulo, seu namorado. Nessa noite, papo rolou até duas da manhã na casa da Isabel. Disfarcei a emoção quando a Isabel orou, antes da refeição, e agradeceu a Deus, entre outras coisas, pela minha presença: eu estava em casa.

Saí para dar uma corridinha na estrada e me perdi na volta. Com isso atrasei o almoço, mas poderia ter sido pior.

Na manhã de domingo eles me levaram para o local de corrida, tiraram fotos, vibraram e eu nem sei se merecia tudo isso.

Foto 3 - Aviãozinho na chegada

A CORRIDA

Sabia que não daria para melhorar meu tempo naquela prova de 10K. Com 43’03”, fiquei na quarta colocação por faixa etária (50/54). Forcei o que pude, mas sem deixar de curtir o percurso, o visual e o carinho dos amigos me incentivando na passagem dos 5 km. Aqueles 43 minutos passaram muito rápido.

Foto 4: Morto de cansaço e feliz da vida, com Bel

VOLTANDO AOS LONGÕES

Recebi hoje um e-mail avisando que a inscrição para a Maratona do Rio (18/07/2010) já está aberta. Faltam sete meses para a prova, mas eu já estou me preparando a quase dois. Já fiz quatro longões Irajá/Centro (22km) e, neste último sábado, resolvi estender as pernas de Irajá a Copacabana, chegando aos 31 km. Vou tentar repetir esse percurso, nos próximos sábados, até ficar totalmente adaptado e diminuir o tempo obtido (2h 47min). Se continuar treinando com regularidade, nos meses que virão, estarei apto para encarar, em ritmo contínuo, os 42Km da Maratona mais bela do Mundo.

Abraços!

Bira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: