As Primeiras Postagens II

By | 17:51:00 Faça um Comentário
Amigos!

As primeiras postagens foram apenas alguns registros do meu retorno às corridas, eu também estava aprendendo a lidar com este blog...  (parte II)...

5- Eco Run - de Volta ao Aterro (jun/2008)

Uma semana após correr na USP, voltei ao Aterro, "meu quintal"...

Quando um céu azul sem manchas dava bom-dia a 3,5 mil atletas eram oito da manhã - hora da largada.

O frescor da manhã logo foi substituído pelo calor do sol e as frias gotas de orvalho, que umedeciam a grama do Aterro, evaporaram. Outras gotas surgiram, desta vez, na pele dos corredores.

Meu projeto era correr leve mas acabei me animando para tentar baixar meu tempo (43' 53"). Comecei bem, correndo na média de 4mim/km até o kilometro 6,5 pensando: "Será que vai dar desta vez?..." A continuar naquele ritmo, chegaria próximo dos 40mim... "Será?..." A resposta negativa veio nos metros seguintes sob forma de pontada no lado direito do abdome. Pensei desapontado: "De novo, não!..." Tentei resistir mas não deu: a velocidade caiu até o Km8, quando a dor diminuiu. Reagi, mas o estrago já estava feito.

Cruzei a placa de 9Km com 40 min e terminei a corrida com 44:41. Estava triste porque sabia que poderia concluir em 41min, se não fosse aquela dor que surgiu como um irlandês louco e de saias, para me interpelar. Além disso, tinha uma pulga atrás de minha orelha perguntando: "Que dor é essa?".

A resposta veio mais tarde quando entrei no banheiro correndo e me lembrei do monte de tangerinas que eu chupei na véspera, enquanto via o meu Flamengo perder para o São Paulo. Enquanto me aliviava pensei: "Basta eu me cuidar melhor que na próxima corrida poderei atingir minha meta!"

Sinto que não falta muito. Basta continuar treinando e não me contundir para completar os 10k na casa de 40 mim. As próximas tentativas serão: 26 de julho - Night Run, na Barra e 17 de agosto - Circuito Adidas, de novo no Aterro... Quem viver verá!

Independente de tudo, estou muito gratificado em ter inspirado dois amigos à retornarem ao esporte; Carlão e Telon completaram os 10km e pretendem participar de outras provas. Talvez a gente treine juntos no Aterro semana que vem.

Abraços!
Bira.

6- Melhorei Meu Tempo, Mas Não o Esperado (ago/2008)


Circuito das Estações Adidas – Corrida do Outono – Rio.
Data: 17/08/2008
Horário: 9h
Clima: Ensolarado
Distâncias: 5 km e 10 km
Temperatura: 29°C
Umidade: 78% (média)
Inscritos: 6.570
Postos de hidratação: 4 (3 no percurso com água e 1 na chegada com água e isotônico)



Você pode até dizer que eu não tenho outro assunto: "Lá vem esse cara falar de corrida!..." Devo adimitir: Você está certo. A corrida se tornou uma atividade muito importante no meu cotidiano - venho treinando de 40 a 50 Kms. por semana, consumindo um par de tênis a cada 3 meses e a tendência e aumentar a intensidade.

Aqueles que se acostumaram ao sedentarismo até podem achar que eu esteja "sofrendo" ou me sacrificando, mas não é nada disso: Correr é um prazer, aumenta a disposição enquanto diminui a barriga. Há muito mais benefícios em correr, ou caminhar, do que malefícios como uma eventual contusão.

Como auto-estímulo, estabeleci a meta pessoal de completar uma prova de 10K em 40 minutos. Não parece muito, mas para os meus atuais 49 anos é bem significativo... Então "eu corro demais..." como diria a velha canção do Roberto. Treino três ou quatro vezes por semana. No calor do Rio, meu suór pinga no asfalto e se transforma em vapor num segundo.


Para trás já ficaram 12 meses de atividade física. Esse período é comparável a um lençol curto que não consegue cobrir todo o corpo repousado em tantos anos de semi-sedentarismo. Mas a cada dia ativo o meu lençol aumenta de tamanho. Hoje já consigo treinar normalmente em menos tempo do que completei a minha primeira corrida de 10K, a São Sebastião de janeiro último, onde cheguei pondo os bofes pela boca, aos 45'56".

Contusões esporádicas andaram atrapalhando meus treinos mas eu continuei. Ainda espero alcançar os 40 min., não vou desistir. Nesta última Corrida Adidas de Inverno meu tempo foi 43'31". Fui 19º da minha categoria mas não consegui ficar feliz: ainda estou tendo queda de rendimento na segunda metade da prova.

Se quiser melhorar, terei de treinar mais duro e me contudir menos para ganhar ritmo: É o que vou fazer!

Minha próxima corrida deve ser no final de setembro: 9º Corrida da Primavera, organizada pela Igreja Messiânica, de 10K, também no Aterro... Até lá!

Abraço!
Bira.


7- Evolução dos Tempos (out/2008)


Amigos!

Setembro passou voando que nem um atleta de ponta! O fim do ano já está chegando em passadas largas. É espantoso constatar que tudo fica tão rápido... depois que passa. Até a minha "tartaruga" Juca fica rápida: se a gente tira os olhos ela atravessa o portão, avança pela calçada e cruza o asfalto, sem saber que a sua carcaça não resistiria às rodas do primeiro carro.

Neste instante. falta um mês para a Corrida de Primavera - a terceira do Circuito Adidas (02-11-2008). É mais uma de 10Km, no Aterro, e quem sabe eu atinja minha meta: Completar a prova com tempo na casa dos 40 minutos.

Tenho uma notícia boa: Domingo último eu corri outra prova de 10K no Aterro e obtive meu melhor tempo até aqui: 41' 33" - Já estou chegando bem perto.

Ainda não consegui as fotos desta corrida, mas assim que tiver, publicarei.

Meu tempo melhorou muito pois as lesões que me acompanharam por quase um ano deram trégua (espero que pra sempre!). Assim estou treinando mais forte e melhorando o rítimo de prova.

Até aqui, foram seis corridas de 10k e meus tempos estão no gráfico. Confira:



Corrida da Primavera – Fundação Mokiti Okada – Rio.
Data: 28/09/2008
Horário: 9h
Clima: Chuvoso / Nublado
Distâncias: 10 km
Postos de hidratação: 4 (3 no percurso com água e 1 na chegada com mate, frutas, mel)

Abraço!
Bira.


8- Na Corrida de Primavera da Adidas (out/2008)


Amigos!

Apesar do horário de verão, apesar da largada ocorrer às 8h, O calor não deixou de competir com
quem ousasse percorrer os 10 Km
da Corrida Adidas de Primavera,
no Aterro do Flamengo.

Ainda não foi desta vez que consegui correr na casa dos 40min: meu tempo foi 41'59" e eu cheguei até a ficar meio chateado com isso. Quando retornei aos treinos dois dias depois, no entanto, segui devagar com as pernas e divagando com a mente para descobrir porque meu tempo não melhorou.

Lembrei então de um dia em que perguntei à Edna (minha mulher) quanto tempo uma lata de Leite Moça deveria cozinhar para virar doce de leite.

"Põe 40 minutos na panela de pressão"; ela respondeu.

Fiz aquilo e o doce ficou uma delícia, espalhado numa fatia de queijo minas.

Na segunda vez que me meti a cozinhar Leite Moça, esqueci de apagar o fogo na hora certa e o resultado não poderia ser o mesmo: o doce não ficou tão cremoso ou saboroso. A própria fatia de queijo não se deixou envolver como antes.

Descobri que o mesmo acabara de acontecer comigo: Eu havia treinado demais. Tanto que suspendera a musculação duas semanas antes desta prova já que eu andava bem cansado. Como a lata de leite moça, cozinhei demais.

Apesar de tudo, não fiz feio: Foi meu segundo melhor tempo. Sei que vai ser difícil atingir os 40min já que o calor tá cada vez mais forte, mas tenho outras três provas de 10k ainda este ano:


Dia 16/11 - Corrida das Academias;
Dia 07/12 - Corrida de Verão Adidas;
Dia 21/12 - 10k Rio - Corrida Panamericana (Corrida de Natal).

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: