Primeiras Postagens I

By | 17:58:00 1 comentário

Amigos!

As primeiras postagens foram apenas alguns registros do meu retorno às corridas, eu também estava aprendendo a lidar com este blog... 

1- Comendo o Asfalto na Leblon-Leme (jan/2008)

Afinal de contas, era verão no Leblon e o sol se erguia num céu sem nuvens...


7h 30m; Ondas de Água, Sol e Ar:
Enquanto o mar se atirava em violentas ondas na areia, o sol ampliava este gesto, jogando-se em raios amarelados sobre a cidade na mesma direção. Outras ondas de vento refrescavam a face dos atletas que começavam a chegar na concentração da Corrida Leblon-Leme: Estávamos no final da Av. Niemeyer.

Mais gente chegou, quase 3.000 corredores, para fazer alongamento, aquecimento e se posicionar, minutos antes da largada. Às 8h 30min, se fundiram para formar a quarta onda: corredores alaranjados cobrindo o asfalto da Delfim Moreira, em direção ao Leme.

Sob o sol, paralelo ao mar, entrecortando o vento e as pessoas, lá estava eu. Para que voltava a sentir o prazer de correr no Rio, a distância de 8Km seria o ideal. Já o percurso, rente à praia, é ideal para qualquer atividade.

Completei a prova com 34' 44" e considerei um excelente retorno, já que estava contundido. Me surpreendi ao saber que fui o 19º na categoria.

A Leblon-Leme é uma prova muito bem organizada, com um percurso relativamente curto e extremamente belo. Vale à pena corrê-la.#



2- Na Corrida de São Sebastião (jan/2008)

Sete dias depois de correr a Leblon-Leme fui encarar os 10 km da São Sebastião. Devia ter uns 6.000 corredores ali, o dobro da anterior. A despeito do problema na tíbia, eu estava achando que poderia completar a prova com uns 40 minutos. Estava enganado: já no quilômetro 4 senti dores no abdome e diminuí o ritmo visando concluir a prova sem maiores problemas. Isso me frustrou um pouquinho, no entanto, me mostrou que eu preciso me preparar muito melhor se quiser um bom rendimento.

Fiz 45' 56'' sem forçar e procurei no calendário outras provas de 10 km, onde poderei diminuir esta marca.

Tenho lido revistas especializadas e aprendido muito sobre boa forma, alimentação, saúde, etc... É tudo muito interessante. Faço musculação há seis meses. Minha calça manequim 44, que estava apertando, ficou larga. Logo estarei vestindo 40, já que a 42 também "alargou". Na próxima postagem, vou explicar melhor como isso ocorreu, mas como nem tudo são flores: terei que me curar desta inflamação para continuar treinando. #

3- Na Corrida Adidas de Outono (maio/2008)


Desde março, venho treinando quatro vezes por semana, duas delas no Aterro do Flamengo. Ali tem vários quilômetros de gramado que absorvem o impacto das pisadas e isso foi fundamental para que eu continuasse correndo, depois da contusão.

Comecei a seguir um programa publicado na Revista O2 para correr bem os 10Km, mas ainda não cheguei no auge dos treinamentos. Mesmo assim, fiquei vislumbrando completar a Corrida de Outono (04/05/2008) com tempo próximo dos 40 minutos. Pensei comigo: "Pelo menos, devo completá-la em 42 min."

Na véspera da corrida, peguei o kit Adidas que continha uma lindíssima camisa vermelha, em tecido dry, mas optei em correr com a camiseta que ganhei do amigo Ivan Maurity.

A primeira corrida do Circuito das Estações tem uma organização excelente e um elevado astral. No momento da largada, o clima estava ameno e bem favorável à prática de exercícios. Antes, tive um pequeno contratempo que prejudicou meu aquecimento: fui de Irajá ao Cetro de ônibus e o motorista se arrastou pelo caminho. Na Av. Pres. Vargas, mergulhei no primeiro táxi que vi, já que faltava meia hora para a largada - só deu tempo de pregar meu chip, alongar um pouco e aquecer outro pouco.


Desta vez eu estava de relógio para acompanhar meu tempo e no quilômetro 2, mantendo um rítmo tranqüilo, meu tempo registrou 8'16''. Fiquei animado já que mantendo essa média e uma aceleração no final, poderia cruzar a chegarda próximo dos 40'. Percebi no quilometro 5 que meu ritmo estava caindo (estava me acomodando, como se tivesse treinando) e acelerei as passadas, ganhando tempo entre os quilometros 6 e 7.

O quilometro 7 é na enseada de Botafogo. É uma parte interessante da corrida porque na ida (em direção ao túnel) pode-se ver os corredores que estão à frente, já retornando ao Aterro. Depois que se faz o retorno, podemos ver o quanto de gente vem atrás e, no meu caso, bastante gente vinha atrás... Mas não era hora de me distrair, muito pelo contrário: era hora de apertar o passo com cautela e fazer o melhor para chegar perto do meu almejado tempo de 40 minutos.

Às Oito e trinta daquela manhã de domingo, eu corria no asfalto que beira a praia, tendo de um lado o Cristo Redentor - em seu patamar elevado - de outro lado, o Pão de Açucar, que já deve estar se acostumando a me ver treinar por ali. Tudo ía bem até eu começar a sentir uma pequena dor no abdomém, próximo ao Km 8, e me limitar a completar o percurso sem acelerar as passadas: Fica para a próxima.
Cruzei a chegada em 43'53''. De qualquer forma, diminuí meu tempo em quase dois minutos.

O pior foi ter sentido, de novo, a contusão na musculatiura da tíbia: fiquei 4 dias sem querer nem fazer academia. Só reagi, ontem: Fui lá e fiz toda a série de exercícios. Hoje li com interesse a matéria sobre a corredora Maria Zeferina (www.revistao2.com.br) que ficou dois anos afastada e está retornando, para me animar e já me sinto reanimado.

Continuo querendo correr os 10Km abaixo de 40 minutos e vou conseguir.

Mês que vem estarei na Fila Night Run, em São Paulo. Vou com o intuito de apenas curtir, para não piorar a contusão (já estava inscrito). Aproveitarei para rever amigos de Sampa.#

  4- Corrida Noturna é Show! (jun/2008)

Pra começar, vou logo dizendo que não conseguir alcançar a minha meta (correr os 10Km em 40min) sequer consegui baixar meu melhor tempo (43'53"): só deu para completar a corrida com 45'23. Tudo bem, tenho muitas justificativas para isso, mas não vou usá-las, apenas continuarei treinando, correndo e curtindo.

Por falar em curtir, a corrida Fila Night Run foi quase um lual, na Cidade Universitária - USP, para 5.000 pessoas. Foi diferente correr naquela noite de sábado, ainda mais com tantas luzes e som.

Cheguei em São Paulo na sexta-feira à tarde e o meu querido amigo Décio estava aguardando no aeroporto. De lá, ele me levou para conhecer pessoalmente D. Catarina, sua mãe, de quem eu só conhecia a voz ao telefone. Na casa do Décio, comemos bolo, tomamos café e conversamos bastante: que recepção!

Além de me presentear com alguns CDs, o Décio ainda me conduziu a um hotel, em Pinheiros, onde eu fizera reserva. à noite peguei meu kit de corrida e passeei antes de dormir.

Na manhã seguinte, procurei saber como chegar à USP de ônibus para evitar atrasos. Comi com moderação e descansei assistindo Portugal 2X0 Turquia na TV. Estava ansioso por chegar a hora de correr, o que não ocorre nas corridas matutinas quando acordamos perto do horário de sair.

Cheguei na USP à 18:30h, bem antes da largada que ocorreu à 20h. Deu tempo de admirar a bela estrutura do evento, principalmente o palco suspenso entre telões de onde um D.J. mixava músicas eletrônicas que animavam os corredores. Efeito de luzes coloridas e fumaça davam impressão de show.

A Corrida
Feita a largada, fui bem nos primeiros 7Km, correndo pouco acima da média de 4m/Km. No Km 8 vi meu rendimento despencar. Tentei reagir, não deu. Aí relaxei e tratei de completar a prova dentro do possível: fica prá próxima!



Indiferente do tempo não alcançado, realizei parte do meu desejo de correr algumas provas fora do Rio. Não deu tempo de fazer amigos, apenas bate-papos rápidos como nossas pernas de corredor. Mas quando se está correndo, entre 5.000 outros loucos, somos um só. Estamos felizes, realizados e cada vez mais sarados, é claro!

O difícil é parar... Estava decidido a não disputar outra corrida antes de agosto, mas meus amigos Telon e Carlão me convenceram a participar da Eco Run no próximo domingo (15/06/2008) no Aterro do Flamengo. Fiquei de apenas acompanhá-los sem forçar o ritmo, mas sei que se eu estiver me sentindo bem, vou tentar diminuir meu tempo... Fazer o quê?

Só não teremos efeitos de luz ou fumaça na Eco Run do Aterro, apenas o privilégio de correr na Cidade mais bela do mundo.

Tomara que o sol nos assista!

Abraços!
Bira. 
Postagem mais recente Página inicial

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns!!! O mais importante você fez, COMPETIU!!! Continuo torcendo por você. Um abraço da amiga Penha