Matéria do Treinão feita para Portugal

By | 03:11:00 Faça um Comentário
Amigos!

O site Corredores Anónimos, de Portugal, pediu que eu enviasse um relato do Treinão do Brasil. A postagem saiu ontem, 23/09/15, porém o texto adaptado para Portugal também sofreu alterações. Sendo assim, resolvi postar aqui a versão original, a seguir. Trata-se de um resumo de nosso evento, o primeiro treinão simultâneo do Brasil e do mundo.


Gislaine Gobbo era a única corredora de uma cidade com 16 mil habitantes, até que decidiu aderir ao Treinão e mobilizar Sertanópolis. A ex-jogadora e treinadora de basquete agora tem projetos esportivos voltados às crianças do interior paranaense: Felicidade! ( foto de Tiago, Sertanópolis).



COMO SURGIU O TREINÃO DO BRASIL

A ideia de fazer o Treinão do Brasil surgiu no momento mais obscuro da minha, digamos, “carreira de corredor amador”. Em junho deste ano, eu estava totalmente afastado das corridas por conta de uma fascite plantar. Comecei a ganhar alguns “quilinhos” e, aos 55 anos de idade, já não podia mais me gabar de ter “corpo de 25 anos”. Meu blog (birananet.com) de crônicas sobre corrida ficou praticamente parado, já que eu estava sem correr e pouco escrevia. Para piorar as coisa eu adoeci. Tive zoster, uma doença que afeta pessoas com mais de 50 anos, que tiveram catapora na infância. É que o vírus da catapora fica “quietinho” no organismo e se aproveita para “contra-atacar” em um momento de baixa imunidade.  Minha baixa imunidade foi causada pelo stress, resultante de problemas com obras na minha residência. Como não estava mais correndo, acumulei stress e fiquei doente.

Já livre do zoster, certo dia eu estava na internet observando meus amigos corredores extremamente felizes nas fotos que postavam no Facebook. Naquela hora pensei que eles poderiam fazer um grande treinão simultâneo em todo país. Acreditei que o Facebook poderia difundir a ideia e consultei alguns amigos corredores para ver o que pensavam. De cara, tive um retorno totalmente positivo, e me animei. Fiz algumas postagens no blog e começaram a surgir adesões de todo país. Alcançamos 48 cidades brasileiras, incluindo as principais capitais do Brasil.

Nosso treinão, que teve caráter informal – pois foi feito pelos próprios corredores, teve como tema “Correr Pela Paz”. Somamos mais de 2.500 corredores vestidos de branco em todo país. Em algumas cidades chamou atenção da mídia, sendo divulgado nas rádios, jornais e TV. Foi a primeira vez, provavelmente no mundo, que se fez um treinão com largada no mesmo momento. Uma corrente de pensamento pela paz, foi feita a cinco minutos da largada.





Corredores posam na Praça da Bike, em Ribeirão Preto - SP, mais um local de Treinão.


Em algumas cidades o evento ganhou aspecto parecido com as corridas oficiais. Teve barracas, hidratação ao longo do percurso e distribuição de frutas. Em outras teve aquecimento ao som de zumba, ou orientado por professoras de fitness. Na grande maioria dos locais, no entanto, o treinão foi mais simples e usual. Todos os participantes e organizadores, no entanto, desejam repetir a dose em 2016. Eles terão mais tempo para avaliar o que pode ser feito para melhorar o evento.

Resumindo, a primeira edição do Treinão do Brasil foi algo marcante! Foi a primeira vez que corredores de rua de um país com dimensões continentais fizeram um movimento pacífico, sem caráter político ou religioso, apenas esportivo. A real dimensão deste fato só poderá ser medida no futuro. As imagens, fotos e vídeos, estão sendo colhidas e serão divulgadas brevemente. Os organizadores dos treinões de cada cidade (muitos deles que antes só se comunicavam pelo WhatsApp e Facebook) já planejam se encontrarem e reforçarem seus laços de amizade. Entre esses organizadores há corredores do mais variado perfil, desde atletas renomados até uma dona de casa. O Treinão do Brasil também promoveu esse contato inusitado, ao juntar corredores diversificados.

Tudo isso aconteceu em pouco mais de dois meses!

Abraço!
Bira.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: