A Falta que a Corrida Faz

By | 17:22:00 9 comentários
(...) Os meses passaram esvaziando os pneuzinhos da barriga e inflando o seu ego. Para melhorar o desempenho nas provas, você foi fazer musculação (...)

Montagem composta com recortes de fotos pessoais - Bira, 13-04-13.

A Falta que a Corrida Faz

Amigos!

Quando você resolveu abandonar o sedentarismo e começar a correr era uma bela tarde de sábado. Cheio de coragem, você resgatou um par de tênis empoeirados lá do fundo do armário, onde eram pisoteados pelos demais calçados. Não eram tênis de corrida, mas daria pra quebrar o galho. Enfiou-se num calção surrado e, na falta de camiseta apropriada, vestiu a de seu clube de futebol. Quem te viu cruzar a esquina, nas primeiras passadas, teve dúvidas se você estaria praticando corrida ou seguindo atrasado pra jogar uma pelada. Seu abdome um pouco avantajado chacoalhava fora de ritmo. Seu coração, no entanto, tinha ritmo, só que cada vez mais rápido. Seus pulmões bebiam o ar capturado pela boca. O ar que lhe secava as narinas e garganta. O ar que trocando de vias, internas e externas, desrespeitava as fronteiras entre você e restante do mundo. Se a corrida provocava um aumento de intensidade nessa troca, você se expandia, tornando-se um ser sem forma ou tamanho, ou do tamanho do mundo. Diante da falta de fôlego e condicionamento, no entanto, você nem podia perceber que isso tudo acontecia. Só sabia que nem tinha chegado ao verdadeiro local do treino - uma pista para de caminhada situada há dois quilômetros de sua casa - e já estava difícil continuar correndo.

Lá chegando você se animou ao ver gerações em movimento - uma mistura de cores e idades sobre o asfalto demarcado. A vontade de pertencer àquele cordão lhe fez esquecer o cansaço e dar dez voltas moderadas na pista. Após o treino, você bebeu fartos goles de água gelada, intercalada com a respiração ofegante. Sua mente sorveu endorfina e otimismo. Sua alma deu saltos invisíveis de visível alegria!

Mas foi na ressaca física da manhã seguinte que doeram os joelhos, panturrilhas e coxas. Ao invés da endorfina impulsionando a mente, havia ácido lático travando os doloridos músculos. Você chegou a pensar que nunca mais iria correr quando se abaixou, às duras penas, e pegou a mangueira que usaria para regar o jardim. Seu desânimo descoloriu as flores do canteiro sedento, até que seu cachorro latiu se atirando contra o portão. Não foi o carteiro nem o marcador de luz que provocaram os instintos caninos. Foi um corredor passando à margem da rua. Um homem com idade aproximada de setenta anos, biotipo, trajes e jeito de corredor... Você pensou: "Se ele pode eu também posso!" - e foi nesse momento que o orgulho lhe salvou! Você decidiu que assim que as dores passassem, voltaria a correr.

Não demorou muito tempo para você comprar um par de tênis absurdamente colorido e caro, dividido em 10 parcelas no cartão de crédito. Participou de sua primeira corrida de rua, largando entre 10 mil corredores no Circuíto das Estações. Já era capaz de explicar para os amigos sedentários a diferença entre pisada pronada, supinada e neutra. Seu ciclo de amigos virtuais quadruplicou no Facebook, então infestado de corredores. Sua caixa de e-mail passou a acumular convites de inscrição em corridas ou de venda de produtos esportivos.

Os meses passaram esvaziando os pneuzinhos da barriga e inflando o seu ego. Para melhorar o desempenho nas provas, você foi fazer musculação. Quis fazer todas as corridas de 10 km daquele ano. Colecionou medalhas e camisetas coloridas. Quebrou sucessivamente seus recordes pessoais. Quando pensou que já estava abafando, conheceu um grupo de corredores que o convidou para fazer longões. Aceitou o convite, achando que seria moleza - não era: O pessoal corria forte, sorrindo e falando o tempo todo, enquanto você mal respirava!... Mesmo assim passou no teste e retornou várias vezes até fazer parte do grupo. Logo você já corria forte, sorrindo e falando, igualzinho aos demais... Foi demais!

Fora da corrida, você era exemplo. Era visto com admiração e, por sua causa, vários amigos começaram a correr. Mudanças saudáveis de hábito ocorreram naturalmente, como parte de uma cultura incorporada e alimentada pelos artigos de revistas, livros e palestras esportivas. Fez a primeira maratona (42 km) e cruzou a linha de chegada chorando. Era um choro de emoção indescritível, compreensível apenas àqueles que já completaram essa longa corrida. Correu cidades, correu estados, correu o mundo e descobriu o seu próprio tamanho. Percebeu que, enquanto ser visível, você tem a dimensão de todo o espaço por onde o oxigênio se espalha.

Quando você ficou lesionado relutou em acreditar que seria por muito tempo. Uma semana, no entanto, não foi bastante para lhe devolver ao mundo da corrida. Foram necessários seis meses sofridos, doídos no físico pela inflamação do músculo e na alma pela inflamação do medo. Medo de perder o contato com o mundo da corrida repleto de amigos, cores e endorfina. Agora você sabe a falta que a corrida faz e fará tudo para ultrapassar os 70 anos, correndo igual aquele homem que passou à margem da rua, fazendo seu cachorro invejoso latir e o seu orgulho proclamar: "Vou voltar a correr!", tomando a decisão que mudou sua vida.

Abraços!
Bira.                                                      
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

9 comentários:

Bira realmente para nós que corremos e quando ficamos lesionados e uma droga, mas tenha paciencia poeta corredor, continue tratando que daqui a pouco vc vai estar nas corridas conosco.
Melhoras aeee.
Um forte abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Juliana Gomes disse...

Você conseguiu resumir nesse texto tudo que acontece conosco. Meu Facebook agora é tomado de corredores que são amigos preciosos! Correr é meu orgulho, meu vício, minha vida. Eu inspiro outras pessoas e a mim mesma a cada desafio conquistado. Chegar depois de um dia de trabalho seguido de um treino puxado e ver minhas medalhas penduradas na sala é uma sensação única. Entrar no Facebook e ver a quantidade de amigos verdadeiros e que me apoiam não tem preço!

Anderson de Azevedo - Camelo do Deserto disse...

Seu depoimento lembra de muito começaram a correr !! Parabéns !! Agora é fazer um longão a homenagem a Maria Cecília !!VQV !!

Unknown disse...

OHHH Bira só a gente mesmo para entender esta paixão que é correr. Seu texto expressa tudo que esta na nossa alma de corredor.

MUITO LINDO, e tudo tudo tudo que nós sentimos. Parabéns pelo belíssimo texto. Compartilhei na página do meu blog do face Vida corrida.

Um abração e continue correndo por anos e anos...

MYLA VITACCHI disse...

Querido amigo..
É um post emocionante este seu viu. Gostei muito, e torço para que esta fase passe logo e que voce tenha calma e tranquilidade para se recuperar com solidez.
E tenha certeza que quando voce voltar a correr.. correrá mais e melhor do que corria antes da lesão.
Fique na paz!

Obrigado, Jorge Ultra, Juliana, Dart, Anderson e Myla!... Esta postagem não conta propriamente a minha história, mas é feita propositalmente por pedaços da história de todos nós. Minha lesão - ao que parece - já está indo e eu voltei a treinar para a Maratona do Rio, em julho! Abs!

Excelente texto. Muito bem escrito.

Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br

Emilia TCM disse...

Mto legal a sua luta e a sua disposição... é isso aí amigo...forçaaaaaaaaaaa

Obrigado Douglas pela participação. Parabéns pelo seu blog! Volte sempre aqui!

Emília; obrigado pelo incentivo!... Nos vemos lá no TCM!