Um Corredor de Anjos

By | 02:53:00 6 comentários
(...) Entre as música e os gestos habitavam anjos invisíveis!... Sim!... Naquele lugar havia anjos e uma força indescritível invadia a alma.  Eu não tive mais dúvidas de que completaria a prova! (...)

Os primeiros quilômetros da prova...

Um Corredor de Anjos

Amigos!

Na manhã de domingo passado, havia um lugar na Argentina onde a crise econômica não entrou. Um lugar sem paredes, sujeito à chuva e ao frio. Mais precisamente, um caminho de asfalto, onde 8.000 pessoas corriam em trajes de cores flúor. Um caminho entre as árvores do parque, os prédios do Centro e os antigos guindastes de Porto Madero.


Concentração da largada...

Ah!... Se todos 41 milhões de argentinos pudessem correr a Maratona de Buenos Aires!... Se as incertezas que vivem pudessem dissipar, durante a prova, como dissipou minha incerteza de completá-la! Quando larguei sentindo dores ao pisar com o pé direito e pensei: "Vou continuar até onde der, ou, se a dor parar, vou prosseguir..." O corpo aqueceu e a dor foi cedendo. Em alguns momentos, cheguei a esquecer da contusão e comecei a me divertir na corrida. Ouvia música e tirava fotos com o iphone, mas não consegui clicar um cachorro maratonista que surgiu no KM 10 e reapareceu no 16. Com meio palmo de língua para fora, o cão provocava risos entre os corredores e nem deu para eu conferir se ele acompanhava seu suposto dono.

Os corredores são muito bem tratados na Maratona de Buenos Aires. Há vários pontos de hidratação com Gatorade e água mineral que, fora dali, no comércio onde a crise perdura, pode custar até 15 pesos - uns R$ 7,00(!). Em três pontos da prova são distribuídas bananas, laranja e frutas secas - justamente na hora que o corpo pede. Detalhes que colocam a BA Maratón no topo das corridas que já participei.


Na metade do percurso surge La Bombonera, estádio do Boca Junior...

Depois de largar nas imediações do Estádio do River Plate e passar, incólume, frente à Bombonera (foto ao lado), do rival Boca Júnior, cruzei o portal da meia-maratona com 1:43h. Sentia-me bem e até vislumbrei em fechar os 42k com 3:25h, mas logo caí na real: "Nas atuais circunstâncias, bastaria completar com qualquer tempo".

Em Puerto Madero surgem os primeiros sinais cansaço e as providências de um staff que faz diferença...

O melhor de BA Maratón, no entanto, estava por vir. Quando percorremos as docas de Porto Madero, na altura dos quilômetros 30, quando as forças dos corredores começavam a exaurir, uma música instrumental surgiu ao longe. Na medida que nos aproximamos, aumentava o som e o envolvimento da melodia. Então vimos um corredor de pessoas aplaudindo e incentivando quem passava. Elas vestiam coletes de onde pendiam hastes, por traz dos ombros, que sustentavam cartazes sobre a cabeça, com as inscrições: "Força!... Você consegue!..." e etc.

Entre as música e os gestos habitavam anjos invisíveis!... Sim!... Naquele lugar havia anjos e uma força indescritível invadia a alma.  Eu não tive mais dúvidas de que completaria a prova!

Ah!... Se os 41 milhões de argentinos pudessem passar pelo corredor de anjos de Porto Madero!... Se todos os povos e pessoas em crise pudessem sentir o que sentimos naquele lugar!... O choro da chegada foi derramado ali mesmo e tudo mais que viesse até a chegada, ou mesmo a própria chegada, seria menos relevante.

Capa de plástico para proteger do frio e da chuva...






Depois disso é claro que completei (3:34), festejei com o Sandro Rodrigo (3:06) que estava radiante por ter conseguido seu melhor tempo em maratonas - ele é corredor de Meia.


Meu amigo Sandro Rodrigo completa a prova feliz da vida!

Inesquecível, no entanto, foi correr entre os anjos de Porto Madero.

Abraços!
Bira. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

6 comentários:

Parabéns Bira pela participação na Maratona de BA, parabéns pelo depoimento sobre esta maratona que realmente marcou na vida de cada corredor presente, descreveu o que a maioria dos corredores sentiu na pele ao correr os 42k das avenidas e ruas de Buenos Aires. Abraços e que venha outras mais.

Po Bira nem fiquei sabendo que vc e o Sandro iria para Buenos Aires competir na Maratona, mesmo vc nao se sentindo bem vc fechou a prova com maestria, agora se fosse no Brasil vc e os corredores poderiam ser denunciado por maus tratos hein...hehehe...Pq vcs não deram água para o cachorro maratonista...hehehe...Legal saber que o Sandro também correu a Maratona parabéns a vcs dois mestres.
A pergunta que não quer se calar e aí quando vai escrever o livro????

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Obrigado Jorge Ultra e Roberto Itimura!... Ainda não tenho cacife para escrever asse livro, mas o blog está me dando experiência, pois me obriga a escrever constantemente. Quem sabe ainda chego lá? Valeu pelo incentivo, amigo Ultra!

OZEIAS CARLOS disse...

PARABÉNS BIRA VC E SANDRO SÃO SHOW DE PESSOAS E POR ISSO QUE QUE SOU FÃ DESSA GALERA BIRA,SANDRO,ADRIANO,ALESSANDRO,CARLÃO,MURILO E EU TAMBÉM.

SANDRO DUTRA(CABRITO) disse...

SINCERAMENTE FOI DE ARREPIAR,UMA DAS MELHORES PROVAS QUE JÁ FIZ,SE NÃO FOI A MELHOR.BIRA SOFREMOS NO SÁBADO,MAS A ALEGRIA VEIO PELA MANHÃ,ACHO QUE SE AGENTE SE PREPARASSE PRA ESSA PROVA NÃO SERIA TÃO SATISFATÓRIO COMO FOI,O QUE FOI LEGAL FOI A INCERTEZA,LEMBRA NO HOTEL?A GENTE MARCANDO ATÉ OS PONTOS PRA QUEBRAR,RSRSRS,FOI MUITO LEGAL,AGRADEÇO MAIS UMA VEZ POR ESSA FURADA QUE VC ME METEU KKKKKKKK TAMO JUNTO MEU AMIGO,PARABÉNS PELA MATÉRIA,PELO BLOG E POR MAIS ESSA VITÓRIA,VC MERECE UMA LA GASOSA.RSRS

Valeu, Sandro e Ozéias!... Meu sonho seria reunir nossa galera toda para ter ido a essa corrida!... Não deu, mas o sonho continua vivo!