Correndo na Ponte

By | 14:35:00 1 comentário
Onde está quem falou que a ponte balança e que o vento sopra forte no vão central? Cadê a menina que tinha medo de altura?...


Correndo na Ponte

Amigos!

Onde está quem falou que a ponte balança e que o vento sopra forte no vão central? Cadê a menina que tinha medo de altura?... Antes da prova esperava-se por tudo, mas ninguém iria supor a ausência de vento enquanto corríamos entre as quenturas do asfalto e do sol...


ATRAVESSANDO A BAÍA
A barca das 6 partiu dez minutos depois lotada de corredores. Da Praça XV a Niterói são vinte minutos mas parece muito mais. Se não fosse a benevolência dos corredores, alguns pagodeiros desafinados ganhariam uma bela vaia. Era preferível prestar atenção no barulho das ondas espatifando-se no casco da embarcação ou no corredor ao lado que elevava a voz para ser entendido em meio ao burburinho. Entre flashes e poses prevalecia um clima alegre. Além do balanço desatinado do pagode e do mar surgia uma ponte gigantesca, vasta e estática - um monumento fixo que se contrapõe à nossa insegurança, fruto das dúvidas: "vou correr bem?... vou perder rendimento na subida do vão central?..."

Desembarcamos em Niterói e seguimos pelo complexo arquitetônico Caminho Niemeyer, local da largada que aconteceu às 8 em ponto, para 6 mil corredores.


CORRIDA
Minha impressão foi que a corrida começou, de fato, no km2 - a passagem do pedágio. Até aquele ponto, havíamos contornado ruas do Centro tomando cuidado para não tropeçar nos demais corredores amontoados. Na ponte havia mais espaço para acelerar e eu percebi, frustrado, que não tinha fôlego suficiente para isso - culpa do resfriado. Foram reservadas duas pistas para os corredores o que foi suficiente.

Gaivotas deslizavam facilmente no céu causando inveja àqueles que faziam tanto esforço para superar a longa subida. Do lado direito, dezenas de navios encrustrados na rarefeita nebrina permaneciam ancorados nos limites da baía. Do lado esquerdo, as longíquas praias do Flamengo, Botafogo e Urca delimitavam o vasto espelho d'água e eram delimitadas pela extensa barreira de prédios. Atrás deles, as montanhas do Rio, imponentes mas obscurecidas pela nebulosidade. Àquela altura o calor já era forte mas o céu não era límpido. O sol era um emplasto de unguento grudado nos ombros.

No km8 acabou a subida e a força da gravidade impulsionou minhas passadas. Até pensei que pudesse me recuperar mas durou pouco: a respiração deficiente não conduzia o oxigênio necessário às minha células - quebrei. Deu vontade de caminhar mas eu resisti e continuei no trote. Sofria cada vez que alguém me ultrapassava - e só estava no meio da corrida! Só faltou o Juca (minha tartaruga) passar por mim. Então cheguei na Perimetral, sorvi gel de carboidrato e bebida espotiva. Reagi no km16, na altura da Cidade do Samba, mas seria burrice foçar muito àquela altura. Completei os 21,4km em decepcionantes 1h51'. Só para ter uma idéia da minha frustração, meu pior tempo em treinos de 21km é 10 minutos melhor que isso.

RECEITA PARA CURAR RESFRIADO
A 32 dias da Maratona de Porto Alegre eu preciso me recuperar. Superar o resfriado e o trauma pelo tempo tão fraco. Quem tiver uma receita milagrosa de expectorante me manda. Tenho três semanas para treinar, uma para manutenção e a última para descanso, até lá - aceito sugestões.











Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Saudações caro amigo Bira, mais uma vez que belo post espetacular, parabéns poeta pelo lindo texto e aí quando vai lançar um livro, adorei sua narrativa do desenrolar da Meia da Ponte e nós escrevemos os nossos nomes nesta corrida, lendo o seu texto para mim vc foi um guerreiro mesmo não se sentindo bem vc concluiu a corrida. Bira vou te falar vc disse que começou a correr bem a partir do Km 2 eu só comecei a correr bem a partir do Km 8 e para quem ficou temendo o vento contra e o vão central eu não senti nada corri super bem e fechei em 1h 32min...Adorei te rever a eu também já fiz o relato desta corrida no meu blog e postei os vídeos que fiz antes, durante o percurso e depois, quando puder lhe convido a vc também dar uma passadinha lá e no espaço da ASICS eu filmei também e vc aparece tá na parte 3 final do vídel é isso ae amigo mais uma vez parabéns e se cuida bem para voar na Maratona de POA.

Boa Páscoa e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com