Tá Chegando O Grande Dia!

By | 14:15:00 1 comentário
Amigos!

No próximo dia 18, oito horas da manhã, estarei largando entre os milhares de corredores da Maratona do Rio, lá no Recreio, rumo ao Aterro do Flamengo. Muitos de vocês me acompanharam e me incentivaram, durante três anos, a continuar treinando. Recebi toda recompensa que o esporte oferece a quem perdura: saúde, alegria, auto-estima elevada, juventude e etc.

Em julho de 2007 eu não podia imaginar que ainda fosse correr uma maratona. naqueles primeiros dias de treinamento. Os joelhos doeram de tal forma que nem consegui andar direito depois que corria. Precisei fazer reforço muscular, tive de treinar um bom tempo na grama, até que a musculatura se acostumasse ao novo estilo de vida, mas valeu. Três anos depois estou pronto para encarar os 42km mais belos do mundo, na orla carioca.

Chegada do longão de 29km, na Rio Terezópolis: de Guapimirim a Magé - Sábado 26/06/2010.
Em pé: Sandro, Giumara, Carlos, Ozéias, Adriano e Bira. Agachados: Jorge e Oliveira.

MEUS TREINOS


Comecei a treinar visando a maratona em dezembro, mas isso só intensificou no final de abril, quando Paulo, professor de educação física me orientou a correr 6 vezes na semana, presenteando-me com uma planilha. Depois perdi contato com o mestre, mas adaptei sua planilha nos dias subsequentes. Resultado: de 26 de abril a 29 de junho percorri 651km e acabei com dois tênis.

NÚMEROS (de 26/06 a 29/07)

DIAS CORRIDOS: 65
TREINOS: 46
KILOMETROS PERCORRIDOS: 651
MÉDIA POR TEINO: 14km





Antes da largada do treinão, em Guapimirim: Sol da manhã, clima ameno e uma visão inspiradora da serra
.



Entre todos os treinos, são os longões me transmitem segurança para uma boa maratona. Comecei fazendo longos solitários de Irajá ao Centro (21 km) todo sábado. Num deles, estendi o percurso até Copacabana (31 km) e cheguei no bagaço, com 2h47' e pés que não cabiam dentro do tênis. Caminhei descalço na areia, fazendo uma massagem natural, enquanto as águas do mar banhavam pés e panturrilhas. Eu sabia que precisava melhorar muito, mas já conseguira fazer em dezembro um longo percurso.


Repeti outras três vezes este percurso. Na última (19/06/10) meu tempo caiu para 2h31' e eu me senti muito melhor, na chegada. Credito esta melhora às orientações do professor Paulo: correr mais kilometros e mais dias e correr na grama, foi fundamental.

Dentro do possível, fiz alguns treinos com amigos corredores (como no longão das fotos). Mas nossos horários não se encaixam sempre. Esses loucos me levaram para um longão na Cidade Universitária - Ilha e para subir o Sumaré, até perto do Cristo Redentor. Acho até que eles pensaram que eu tivesse corrido da raia, depois do treino do Sumaré, mas eu continuava treinando em outros horários e reapareci neste Guapi/Magé.

Parece que amanhã tem longão na Lagoa, se a turma confirmar pretendo dar três voltas (21km). Tá chegando a fase de polimento, na semana que vem, onde a gente evita treinos longos demais, para chegar com todo gás no dia da prova.

Quanto à minha expectativa, vou ficar muito feliz em completar a maratona com um tempo abaixo de 3h20'... Será que vai dar?

Abraços!

Bira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 comentários:

Nesse treino eu fui, foi muito bom correr com essa galera animada...showww

Um abraço

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com