Até Tu, Noel?

By | 13:12:00 Faça um Comentário
Amigos!



Esta semana passei no Centro Cultural da Caixa, aqui no Rio, para conferir o que havia de novidade ali. Logo no saguão, descobri a exposição de cartazes de propaganda de cigarro denominada: COMO A INDÚSTRIA DO FUMO ENGANOU AS PESSOAS.

É curioso perceber a própria indignação diante daquelas antigas propagandas que utilizavam bebês, atores, médicos e atletas mas ao mesmo tempo lembrar do slogan - dos anos 70 - "Ao Sucesso com Holliwood" ou do tricampeão Gérson "levando vantagem em tudo" ao tragar Vila Rica, o que me parecia normal.

A seguir, parte do texto exposto nos painéis:

" COMO A INDÚSTRIA DO FUMO ENGANOU AS PESSOAS

" Na primeira metade do séc. passado, quando os efeitos nocivos do cigarro começavam a ser discutidos, a indústri tomou uma séria de providências em sua comunicação para amenizar o medo dos fumantes.

"Para conter expressões como 'tosse de fumantes' e outras referências negativas ao cigarro, os profissionais da indústria americana do tabaco usaram em seus anúncios o pestígio de médicos, atletas, cantoras, estrelas de Holliwood e personagens de filmes infantis, crianças, jovens, bebês e até o Papai Noel (...)"


O material também está disponível no site: http://lane.stanford.edu/tobacco/index.html, confira.

(Publicado em 16/10/12)

Abraços!
Bira.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: