terça-feira, 30 de junho de 2015

Treinão do Brasil Já Tem Data!

Amigos!






TREINÃO DO BRASIL -

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Vem aí, O Treinão do Brasil!

Amigos!





Digamos que você fosse um corredor de rua, mas não um corredor comum... Digamos que abandonasse tudo na vida atrás de um propósito: Correr em todos os municípios do Brasil. Digamos que você corresse todo dia, dia após dia, nos diferentes municípios... Pois bem: Você levaria mais que 15 anos para concluir essa missão em 5.570 cidades!

Quinze anos é tempo suficiente para alguém se formar, casar, ter filhos e, se bobear, netos!... Então você não vai querer entrar para o Livro Guinness de Recordes, dessa forma. Como eu, você irá apenas sonhar em correr no número máximo de cidades, e dizer para si mesmo: "Quem mandou nascer num país tão grande?"

Mas eu vou contar uma mágica: Se não dá para correr em tantos lugares por tanto tempo, é possível correr em todos os lugares ao mesmo tempo, no TREINÃO DO BRASIL!

Isso mesmo, seremos milhares de corredores em várias cidades, correndo ao mesmo tempo, pela Paz. Um evento simples, sem cunho político ou religioso. Com apoio de blogs e Grupos de Corrida, divulgando e participando do evento!

Vamos escolher a melhor data, levando em conta que o Calendário de Corridas está lotado nessa época do ano. Vamos correr com camisetas da mesma cor, quem sabe mandar fazer camisa para o evento?... Antes da largada, vamos fazer uma corrente positiva pela paz e largar todos no mesmo horário. Vamos atrair patrocinadores que oferecerão blindes para sorteio aos corredores. Vamos recolher e doar alimentos às instituições filantrópicas. Vamos postar imagens e editar um filme, reunindo as imagens de todos os treinões. Vamos fazer o que mais gostamos no TREINÃO DO BRASIL!

Para começar, criei um grupo no Facebook para você ingressar, tirar dúvidas e falar sobre o evento:

PÁGINA DE DISCUSSÃO DO TREINÃO DO BRASIL NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/eprimavera/

INGRESSE NO EVENTO TREINÃO DO BRASIL NO FACEBOOK, NO LINK:
https://www.facebook.com/events/1661846440713830/


Participe do Treinão do Brasil!

*          *          *          *          *

Confira nos links abaixo, as postagens e vídeos produzidos, até o momento, sobre o TREINÃO DO BRASIL.

O último link desta página o conduzirá ao evento TREINÃO DO BRASIL no Facebook. Se você deseja participar do maior treinão de todos os tempos, não deixe de entrar no evento para manter-se informado.

TREINÃO DO BRASIL JÁ TEM DATA (BiraNaNet, 30/06/15)

http://www.birananet.com/2015/06/treinao-do-brasil-ja-tem-data.html

CIDADES DIVULGAM OS SEUS TREINÕES (BiraNaNet, 04/07/15)

http://www.birananet.com/2015/07/cidades-divulgam-seus-treinoes.html

VEM AÍ O TREINÃO DO BRASIL, PARTICIPEM! (Companheiros de Corrida, 03/07/15)

http://www.companheirosdecorrida.com.br/site/vem-ai-o-treinao-do-brasil-participem/

TREINÃO GANHA APOIO E ADESÕES (BiraNaNet, 06/07/15)

http://www.birananet.com/2015/07/treinao-ganha-apoio-e-adesoes.html

EM GOIÂNIA O LOCAL JÁ ESTÁ DEFINIDO (Companheiros de Corrida, 06/07/15)

http://www.companheirosdecorrida.com.br/site/1o-treinao-do-brasil-goiania-ja-definiu-o-local/


O seguite link o conduzirá ao evento TREINÃO DO BRASIL no Facebook:

EVENTO TREINÃO DO BRASIL NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/events/1661846440713830/1664677270430747/


Abraços!
Bira.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Corrida de Rua: O Sorriso de Paula Radcliffe

Amigos!




CENA 1 - LONDRES...

Em toda transmissão da Maratona de Londres 2015, nenhuma cena foi tão marcante quanto os poucos segundos dedicados à Paula Radcliffe. Isso mesmo, foram breves segundos que TV exibiu um sorriso encantador, nunca visto em seu rosto durante uma prova. A maior maratonista de todos os tempos, bem longe das primeiras colocadas, parecia sentir as maiores emoções de toda sua carreira, no dia sua aposentadoria. Quando a prova terminou, disse aos jornalistas:

-- Eu queria que essa corrida durasse para sempre. Eu só queria aproveitar aquele momento... *

Não havia para ela nenhum troféu em jogo, nenhum prêmio milionário, nenhuma glória que não fosse o foco dos olhares admirados dos corredores à sua volta ou das ondas de aplausos, vindas das calçadas. Paula estava feliz de verdade!

CENA 2 - RIO DE JANEIRO...

Faz tempo que eu corria com meu amigo Ozeias Carlos quando ele me disse:

-- Bira, eu desisti de melhorar meu desempenho nas corridas ao perceber que estava treinando cada vez mais sozinho... Prefiro treinar com os amigos do que seguir planilhas solitárias.

Para Ozeias, o prazer da corrida não era erguer um troféu no pódio, sequer colocar uma medalha no peito. O prazer de Ozeias era a companhia dos corredores, fosse nas corridas ou nos treinões. Amado por todos, ele não media esforços para reunir a turma para correr mais uma vez. Às vezes nos encontrávamos acidentalmente correndo nas ruas do subúrbio, e cada um abria mão do seu percurso para traçar um novo caminho comum.

CENA 3 - LONDRES, RIO OU QUALQUER LUGAR DO PLANETA...

A Corrida de Rua permite reunir, na mesma prova, tanto meu amigo Ozeias quanto meu ídolo Paula Radcliffe. É a modalidade esporte mais democrática do mundo, onde uma única fronteira (entre os atletas de elite e os amadores) se rompe ao espocar do tiro de largada. A partir daí, os limites são invisíveis e pessoais, ditados pelo desempenho. Quanto maior o desempenho, maior a solidão do atleta que desponta. A recompensa de um grande atleta o aguarda no pódio. A recompensa dos corredores comuns, no entanto, pode correr ao seu lado por todo percurso.

É emocionante ver Paula colhendo recompensas comuns ao exibir o seu sorriso mais belo. Vê-la brincar de correr no dia da aposentadoria. Rodeada por uma dezena de "Ozeias", no meio da prova, onde corre a felicidade.    


Abraços!
Bira.

sábado, 13 de junho de 2015

Moraes Runners Somos Nós!

A bela história de Moraes Runners, um dos corredores de rua mais conhecidos do Rio de Janeiro.

Moraes Runners num Mar de Medalhas, montagem Bira - 13/06/15


Amigos;


Moraes Runners Somos Nós!

Depois de cruzar toda costa brasileira, o navio de guerra G 26 aproximou-se do  mar do Caribe, rumo a Porto Rico. Era noite e a tênue linha do horizonte separava o mar rasteiro de águas escuras de um outro mar: o mar das estrelas. No convés do navio, um marinheiro solitário ergueu a cabeça e seus olhos espelharam todos os astros do céu. Foi quando surgiu um terceiro mar intangível de saudade no seu peito, querendo afogar seu coração. Naquele momento, nem todos os sois de todos os céus brilhariam mais que os olhos de uma amada distante...

Em 1975, o jovem marinheiro Moraes cuidava da casa das máquinas do navio G-26, o Duque de Caxias. Essa função o mantinha abaixo do nível do mar na maior parte do dia. Seu dormitório também estava abaixo do nível do mar, onde escutava o bater das ondas. Ao final do expediente, costumava subir ao convés para pescar, respirar e refletir. Às vezes, se dirigia à popa do navio e fixava o olhar no turbilhão das águas, que o mar dissipava. Se no começo de uma missão tudo era festa. Bastariam três meses no isolamento para fazê-lo pensar; "Não vou ficar nisso para sempre!..."

Navio de Desembarque de carros de Combate Duque de Caxias, o G 26 da Marinha de Guerra.



Corrida e Futebol

Carioca de Padre Miguel, Moraes entrou para Escola de Aprendizes da Marinha, em Santa Catarina, aos 18 anos. Ali deu sequência à prática de esporte, iniciado na infância, nas competições de corrida entre colégios da Zona Oeste. Bom de bola, logo entrou para a seleção de futebol do quartel. Manteve-se invicto por um ano e quatro meses - todo período que atuou como cabeça de área da seleção. Já formado marujo, voltou para o Rio, onde foi indicado para servir no navio G 26.

Enquanto marinheiro, aproveitava os intervalos entre as longas viagens para jogar futebol ou dar uma corridinha. Começou a namorar e casou-se em 1980, ano em que deixou a Marinha, e conta:

-- "Bati perna" um pouquinho, até que em 83 entrei para a Secretaria de Segurança Pública...

Em terra, voltou a treinar sozinho e tentar convencer os amigos a correrem também, mas era difícil. Participou de algumas corridas e maratonas dos anos oitenta, mas sua prova marcante foi a Maratona Atlântica Boa Vista de 1990, com largada na Barra da Tijuca e chegada na Quinta da Boa Vista:

-- A família foi assistir minha chegada na Quinta, e na premiação teve a presença do Zico!

Paralelo à corrida, Moraes continuou a jogar bola até 2004. Nesse ano, foi convidado pelo corredor Valdecir a entrar para a Equipe Mula-Manca. Entrou, e no mês seguinte foi para Paraty, correr a "mini-maratona" de 18 km. O ex-corredor solitário retornou à Paraty, por oito anos seguidos, junto à equipe.

A profusão das corridas de rua fez o velho marinheiro ganhar infindáveis amigos e vencer sua timidez. Mais valem, hoje, os seus inúmeros amigos táteis do que todo encanto das constelações distantes, na solidão do mar. Seu armário guarda um mar de medalhas, de tantas corridas, que já perdeu a conta. Conta que já fez uma corrida noturna, voltando para casa de madrugada, para acordar três horas depois e ir a outra corrida. Conta que correu em Niterói de manhã e depois partiu, imediatamente para o Rio, para concluir um revezamento no Aterro, uma hora depois. Conta que já correu em outros estados, até mesmo no exterior, na bela Paris. Conta que nunca se divertiu tanto, como na Corrida de Obstáculo (Rio Cross - em Búzios) feita com amigos do trabalho. Conta que adora os treinões coletivos do Jericinó, da Serra do Mendanha, que nunca esquecerá do histórico treinão organizado por Erivaldo Zim, na Ilha Grande. Contaria tantas histórias que acabariam com a bateria do meu celular. Faço de conta que eu posso vê-lo, enquanto apenas ouço. Faço de conta que posso testemunhar toda emoção que o seu olhar expressa, enquanto conta.

Moraes Runners (foi esse nome que ele escolheu no Facebook) não é um corredor de ponta, nem precisa. É um velho marujo de 60 anos e estatura baixa, que desaparece em meio ao mar de corredores. Acredito que quando Paulo Antonio Moraes escolheu o seu pseudo-sobrenome Runners (Corredores) no plural, ele quisesse dizer que Moraes Runners somos nós, não apenas ele!

É Runners quando se esconde entre os movimentos das cabeças, dos troncos e das pernas, em meio à multidão de uma corrida.

É Moraes quando abre os braços e um amplo sorriso para cruzar a linha de chegada!

Abraço!
Bira.


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Quando a Corrida te Fisgou?

(...) Substituí refeições por Shake de Herbalife batido com gelo, banana e adoçante. Bebi muito chá verde e em pouco tempo comecei a trotar. Em meio ano, perdi mais de 50 kg. (...)

Ico Pires, 47, corredor do Rio de Janeiro. Fisgado pela corrida, perdeu a obesidade mórbida.




Quando a Corrida Te Fisgou?

Amigos!

Rio de Janeiro, manhã de 22 de setembro de 2013...

...Três mil corredores se concentravam em frente a Estátua do Bellini, no Maracanã. Seria dada a largada da Corrida das Torcidas. O percurso de 7,5 km, no entorno estádio, não assustava maioria dos atletas. O estreante Ico Pires, no entanto, fugia a essa regra e deu a largada pensando:

-- Vou completar essa corrida de qualquer jeito... Seja na ambulância ou carregado!

Não era pra menos... Ico Pires (então com 46 anos) pesava 135 kg, mais que a soma do peso de dois corredores de ponta. Porém isso não era nada, há apenas seis meses daquele dia, nosso herói era obeso mórbido, pesando nada menos que 187 kg, e conta:

-- Era fevereiro e Denis Pires, meu irmão, veio passar carnaval no Rio. Professor de educação física, em Aracaju, ele começou a me orientar na perda de peso. Comecei a caminhar, de domingo a domingo, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. Substituí refeições por Shake de Herbalife batido com gelo, banana e adoçante. Bebi muito chá verde e em pouco tempo comecei a trotar. Em meio ano, perdi mais de 50 kg.

De volta ao Nordeste, seu irmão mandava orientações pelo Facebook, que foram seguidas com disciplina. O sucesso que Ico obteve fez seu amigo, corredor, Flávio Pascoal convidá-lo para a Corrida das Torcidas... Inscreveu-se e, duas semanas depois, dava a largada em frente estátua de Bellini...

A Fisgada da Corrida

Entrevistei Ico, imaginando que ele descreveria o momento exato que foi fisgado pela corrida. Achei que isso tivesse acontecido na sua primeira vez, mas não foi bem assim... Ico parecia mais animado em relatar o dia de entrega dos kits, do que o próprio dia da primeira corrida. Espontaneamente, começou a descrever momentos marcantes da Meia Maratona Atenas, que fez logo depois.

-- Na meia maratona, onde a quilometragem era maior, em dado momento eu pensei que estava ficando ruim pra mim... Mas é quando a gente pensa que está ruim que vê um monte de gente lá atrás... Nessa hora surge uma força extra, e eu digo: vou chegar, nem que seja me arrastando!

Ano passado, o ex-manequim 68, correu a Maratona do Rio. Quando passava por Copacabana - a parte mais dura do percurso - um corredor com seus 58 anos se aproximou reclamando do cansaço e querendo desistir. Ico pôs-se a reanimá-lo:

-- Vamos embora, amigo!! Não desanima!... Olha as pessoas que estão atrás da gente!...

Suas palavras deram sobrevida ao corredor que conseguiu manter-se ao seu lado. Aos poucos, no entanto, homem recuperou as forças e acelerou, deixando Ico, seu salvador, para trás.


*          *           *


Acho que Ico Pires foi fisgado pela corrida, não uma, mas várias vezes. Feito um peixe de pesca esportiva, ele continua sendo fisgado por ela. Recentemente descobriu as ultra-maratonas de montanha, o X Terra. Para encarar o duríssimo percurso, põe na mente uma frase que eu não poderia deixar de anotar:

-- Você tem que entrar na corrida como quem entra numa guerra!


*          *            *

E você?... Quando foi fisgado pela corrida??


Abraços!
Bira.




quinta-feira, 4 de junho de 2015

Corra, Milkha, Corra! Um Filme Imperdível!

Amigos!




Aconteceu por acaso: Mês passado eu quis deixar gravado o famoso filme "Corra, Lola, Corra!" no aparelho da Sky. Só que eu ignorava se ele seria, ou não, exibido nos próximos dias, em algum canal fechado. Arrisquei uma busca de programação para conferir. Digitei com o controle remoto a palavra "corra", e a tela não tardou a exibir o resultado: Ao invés de "Corra, Lola, Corra!", o Telecine exibiria "Corra, Milkha, Corra!" no dia primeiro de junho, e eu pensei:

-- O que é isso?? Um filme, uma paródia, um programa?...

Como eu tinha mais o que fazer e não quis buscar respostas. Apenas deixei a gravação programada e esqueci do fato, até ontem, quando senti vontade de ver um filme. Lembrei de olhar minhas gravações e lá estava o intrigante titulo. Sem maiores expectativas comecei a assistir "Corra, Milkha, Corra!"-- um filme surpreendente, emocionante e maravilhoso!... E se você for corredor, acrescente a expressão "imperdível"!


É Claro que eu não sou crítico, sou corredor!