quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Crônicas de Corrida 2014 - Retrospectiva III

Amigos;



O ano termina mas as obras na minha casa continuam.  Por causa delas parei de correr e praticamente pausei este blog, de novembro pra cá. Mesmo assim, 2014 foi ano de muitas corridas que viraram crônicas, aqui. Escolhi trechos das minhas prediletas e coloquei os links para as postagens completas. Vale à pena conferir:

1- Minha Primeira Maratona 

(07-06-2014) - Um relato de minha primeira corrida de rua, a Maratona do Rio'85.

(...) "Gostaria muito de lembrar das luzes noturnas de Copacabana, das pessoas passando rente a areia e do barulho do mar. Queria embutir isso aqui, mas o tempo decorrido deixou tudo muito vago. A essa altura, até mesmo meu sofrimento na prova é vago. O que não me esqueço são das luzes da chegada cada vez mais próximas, do som da chegada cada vez mais alto... O Leme, enfim, surgiu!" (...)

Link para a postagem completa: http://www.birananet.com/2014/06/minha-primeira-maratona.html

2- Rua Turva, Corredor Radiante

(11-07-2014) - Uma Crônica emocionante sobre um corredor que surge embaixo da chuva.

(...) "Quando o bar esvaziou, a surpresa surgiu na figura do corredor radiante que ali entrou!

"Quando o corredor pediu água sem gás, ele queria repor o líquido que escapava de sua testa. Quis sorver toda a garrafa em um longo gole, mas interrompeu a ação para respirar. Era visível a energia que fluía de seu corpo. Era visível a alegria que seu olhar distribuía. Antes que o balconista lhe perguntasse, ele respondeu: "Coloquei mais 25 km no saco!". Fiquei admirado, quis saber como, puxei assunto." (...)

Link para a postagem completa: http://www.birananet.com/2014/07/rua-turva-corredor-radiante.html


3- Além do Blog IX - Sair do Sedentarismo

(04-07-2014) - "Como começo a correr?" - perguntou Virgínia... Respondi com essa crônica...

(...) "Minha amiga Virgínia enviou a seguinte pergunta:

Bira... Parei de fumar tem 1 ano, engordei, odeio academia, e acho que vou amar correr, mas não sei como começar, por isso quero muito uma luz sua, como devo iniciar esse processo, pois to muito perdida. Vou ficar aguardando, beijos." (...)


Link para a postagem completa: http://www.birananet.com/2014/07/alem-do-blog-x-sair-do-sedentarismo.html


4- Per(Correndo) meu Velho Bairro

(18-07-2014) - Um diálogo entre meu bairro e eu, durante um treino em suas ruas... Emocionante!

(...) "Eu precisava correr na grama ou em terra batida para aliviar meus joelhos, mas meu Velho Bairro não tinha mais isso, e  se desculpou:

-- Sinto muito, garoto!... Todo o chão que eu tinha foi encapado, até nos quintais das casas. As famílias não param de ter filhos, nem de construir meias-águas nos quintais. As árvores que não foram cortadas estão aprisionadas nos canteiros. Suas raízes tentam romper o cimentado mas é em vão. Porém não quero ficar aqui chorando, prefiro dizer que sou um bairro moderno. Se o espaço físico é cada vez menor, o virtual agrega o mundo no meu WiFi." (...)

Link para a postagem completa: http://www.birananet.com/2014/07/percorrendo-meu-velho-bairro.html


5- Ninguém Tira o que é Seu

(04-08-2014) - Uma conversa rápida, no Facebook, seguida de um treino longo, na rua, traz excelentes reflexões... O texto mistura passado e presente, e elimina as sensações de perda...

(...) "Agora corro em percursos suburbanos escuros ou solitários com a mesma alegria de quem corre nos lugares mais lindos da cidade. Tenho paisagem própria para percorrer, não dependo da visão externa. Não me nego a correr com os amigos, não me nego a disputar as provas, não me nego a correr em qualquer condição. Sei que correr é muito mais do que mexer as pernas. Sei que correr é muito mais do que seguir um trajeto. Correr é dar saltos quânticos que lhe transportam, no mesmo instante, para os lugares mais belos das dimensões ignoradas pelo homem manifesto." (...)

Link para a postagem completa: http://www.birananet.com/2014/08/ninguem-tira-o-que-e-seu_4.html


A seguir, dois poemas com estilos completamente adversos. Em "Cordel Urbano do Treinão Rio da Prata" eu tento imitar um cordelista para descrever, em versos, o Treinão Rio da Prata. Em "Então Vais, Homem Água!" eu ouso escrever na segunda pessoa (foi a primeira vez que fiz assim) - a minha postagem predileta:


6- Cordel Urbano do Treinão Rio da Prata

(30-06-2014) - Uma descrição, em versos, de um dos melhores treinões do ano, organizado por Zim.

(...) "Dado momento,
Se não era a terra que exalava um cheiro de percevejo,
Era um percevejo que exalava um cheiro de terra.

"Dado momento,
Se não era o sol que fazia brilhar o aprazível vale,
Era o aprazível vale que fazia brilhar o sol.

"Dado momento,
Eu nem sabia mais se estava em um paraíso escondido do Rio de Janeiro,
Ou se o paraíso escondido do Rio da Prata se revelava dentro de mim." (...)

Link para a postagem: http://www.birananet.com/2014/06/cordel-urbano-do-treinao-rio-da-prata.html

7- Então Vais, Homem Água!

(24-07-2014) - Um poema de exaltação ao corredor...

(...) "Estás correndo e nem vês que água que evapora de ti sobe para as nuvens
E que as nuvens esculpem a tua imagem no céu.
Bastaria que parastes para ver teu desenho formado nas águas que flutuam,
Da mesma forma que românticos vêem São Jorge na lua.
Mas estás correndo e não podes parar...

-- Então vais, que o pórtico de chegada te espera!" (...)

Link para a postagem: http://www.birananet.com/2014/07/entao-vais-homem-agua.html

Termina aqui as retrospectivas de 2014 de BiraNaNet.

Muito obrigado pelo seu acesso e um Feliz Ano Novo, onde espero encontrá-lo de novo!

Abraços!
Bira.


domingo, 28 de dezembro de 2014

Os vídeos de 2014 - Retrospectiva II

Amigos!



Bira Filmando - Montagem c/fotos de Jorge Ultramaratonista, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

As Imagens de 2014 - Retrospectiva I

Amigos!





2014 foi o ano mais produtivo deste blog, com nada menos de 60 postagens. Apesar das lesões -- que me perseguiram no asfalto real -- colhi muitas alegrias aqui, nesta estrada intangível...

De tanto que corri, dezembro chegou feito uma mentira! Feito o líder da prova, no corredor de chegada, dou uma olhadinha para trás... Não quero ver se tem alguém me alcançando, mas rever os bons momentos deste blog!

As Imagens de 2014

Sempre que posso, crio as próprias ilustrações ou animações do blog. Se eu produzo textos curtos é porque internautas não têm tempo ou paciência para os longos. Então complemento a mensagem com ilustrações criativas.

Abaixo uma seleção de boas imagens de 2014:


1 - Homem Água (animação com recortes de fotos da internet, utilizando os programas Gimp e Paint), da Postagem "Então Vais Homem Água", de julho/14.







































(...)"Estás correndo e nem vês que água que evapora de ti sobe para as nuvens
E que as nuvens esculpem a tua imagem no céu.
Bastaria que parastes para ver teu desenho formado nas águas que flutuam,
Da mesma forma que românticos vêem São Jorge na lua.
Mas estás correndo e não podes parar...
-- Então vais, que o pórtico de chegada te espera! (...)




2 - Chuva (ilustração com recortes de foto pessoal e da internet, utilizando os programas Gimp e Paint), da Postagem "Rua Turva, Corredor Radiante", de julho/14.






(...) "Quando negro eram os meus olhos e o teto do guarda-chuva, o corredor radiante refletiu sua cor no chão molhado do asfalto. Pouco se podia pensar debaixo daquela chuva. Era urgente buscar um abrigo. As ruas ficaram vazias de gente e de carro.Quando o sol se escondeu, a rua ficou turva e tudo entristeceu... Um corredor radiante surgiu!" (...)



3 - Maratona do Rio' 14 (Foto pessoal adquirida em site de fotos), da Postagem "Interrogação Flutuante", de julho/14.




(...) "Diante de mim flutuava um imenso ponto de interrogação, feito balão. E eu não conseguia passar por baixo dele de jeito nenhum. Meu ponto de interrogação se portava como um arco-íris - a gente se aproxima e ele se afasta, na mesma proporção. Meu ponto de interrogação escapou da pergunta que corria comigo: Será que eu consigo completar a maratona(?)..." (...)


4 - Na Paisagem (ilustração com recortes de fotos da internet, utilizando os programas Gimp e Paint), da Postagem "Corro Dentro de Mim", de julho/14.












.



5 - Trinco Caiado (Foto clicada com iPhone), da Postagem "Muito Além do Gosto e da Forma", de maio/14.




(...) "Eu não tinha previsto fazer esta postagem que está saindo por impulso. Faltam dez minutinhos para meia noite, de domingo, e eu acabei publicar algumas fotos do aniversário de minha mãe no Facebook. Ela fez 86 anos e reside na mesma casa há aproximadamente 60" (...)



6 - Correndo de Quem? (animação com recortes de fotos pessoal e da internet, utilizando os programas Gimp e Paint), da Postagem "De Quem, De Quê, Pra Onde e Por Quê?", de janeiro/14.






























7 - Incêndio nas Matas (animação com recortes de fotos pessoal e da internet, utilizando os programas Gimp e Paint), da Postagem "Além do Blog VIII - O Saci Correu Comigo!", de junho/14.




(...) "Tudo estava normal até a volta de número 13, quando uma lufada de vento criou um redemoinho ao meu lado. Folhas mortas ressuscitaram e se ergueram do chão numa dança infernal. Em instantes me vi envolvido no confuso balé de poeira, protegendo os olhos com as mãos. Meu coração, já meio acelerado pelo movimento, disparou de vez com o susto. Senti um arrepio e pensei:
-- É Saci Pererê!... Um redemoinho que surge do nada é artimanha do Saci!" (...)




8 - Dois Minutos (animação com recortes de fotos pessoais, utilizando os programas Gimp e Paint), da Postagem "Além do Blog III - Dois Minutos", de abril/14.

(...) "Pronto!... A última curva foi feita e faltam apenas 600 metros para a linha de chegada! 600 metros traduzidos em intermináveis dois minutos! Reúno todas as forças que me restam. Amplio o quanto posso as passadas. Acelero os movimentos aspergindo gotas de suor pra todo lado. Sugo para dentro de mim todo o ar que o mar soprou sobre a Praia de São Conrado." (...)


Estas são algumas das imagens que coloriram BiraNaNet em 2014.





Abraço!
Bira.