quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Matéria do Treinão feita para Portugal

Amigos!

O site Corredores Anónimos, de Portugal, pediu que eu enviasse um relato do Treinão do Brasil. A postagem saiu ontem, 23/09/15, porém o texto adaptado para Portugal também sofreu alterações. Sendo assim, resolvi postar aqui a versão original, a seguir. Trata-se de um resumo de nosso evento, o primeiro treinão simultâneo do Brasil e do mundo.


Gislaine Gobbo era a única corredora de uma cidade com 16 mil habitantes, até que decidiu aderir ao Treinão e mobilizar Sertanópolis. A ex-jogadora e treinadora de basquete agora tem projetos esportivos voltados às crianças do interior paranaense: Felicidade! ( foto de Tiago, Sertanópolis).



COMO SURGIU O TREINÃO DO BRASIL

A ideia de fazer o Treinão do Brasil surgiu no momento mais obscuro da minha, digamos, “carreira de corredor amador”. Em junho deste ano, eu estava totalmente afastado das corridas por conta de uma fascite plantar. Comecei a ganhar alguns “quilinhos” e, aos 55 anos de idade, já não podia mais me gabar de ter “corpo de 25 anos”. Meu blog (birananet.com) de crônicas sobre corrida ficou praticamente parado, já que eu estava sem correr e pouco escrevia. Para piorar as coisa eu adoeci. Tive zoster, uma doença que afeta pessoas com mais de 50 anos, que tiveram catapora na infância. É que o vírus da catapora fica “quietinho” no organismo e se aproveita para “contra-atacar” em um momento de baixa imunidade.  Minha baixa imunidade foi causada pelo stress, resultante de problemas com obras na minha residência. Como não estava mais correndo, acumulei stress e fiquei doente.

Já livre do zoster, certo dia eu estava na internet observando meus amigos corredores extremamente felizes nas fotos que postavam no Facebook. Naquela hora pensei que eles poderiam fazer um grande treinão simultâneo em todo país. Acreditei que o Facebook poderia difundir a ideia e consultei alguns amigos corredores para ver o que pensavam. De cara, tive um retorno totalmente positivo, e me animei. Fiz algumas postagens no blog e começaram a surgir adesões de todo país. Alcançamos 48 cidades brasileiras, incluindo as principais capitais do Brasil.

Nosso treinão, que teve caráter informal – pois foi feito pelos próprios corredores, teve como tema “Correr Pela Paz”. Somamos mais de 2.500 corredores vestidos de branco em todo país. Em algumas cidades chamou atenção da mídia, sendo divulgado nas rádios, jornais e TV. Foi a primeira vez, provavelmente no mundo, que se fez um treinão com largada no mesmo momento. Uma corrente de pensamento pela paz, foi feita a cinco minutos da largada.





Corredores posam na Praça da Bike, em Ribeirão Preto - SP, mais um local de Treinão.


Em algumas cidades o evento ganhou aspecto parecido com as corridas oficiais. Teve barracas, hidratação ao longo do percurso e distribuição de frutas. Em outras teve aquecimento ao som de zumba, ou orientado por professoras de fitness. Na grande maioria dos locais, no entanto, o treinão foi mais simples e usual. Todos os participantes e organizadores, no entanto, desejam repetir a dose em 2016. Eles terão mais tempo para avaliar o que pode ser feito para melhorar o evento.

Resumindo, a primeira edição do Treinão do Brasil foi algo marcante! Foi a primeira vez que corredores de rua de um país com dimensões continentais fizeram um movimento pacífico, sem caráter político ou religioso, apenas esportivo. A real dimensão deste fato só poderá ser medida no futuro. As imagens, fotos e vídeos, estão sendo colhidas e serão divulgadas brevemente. Os organizadores dos treinões de cada cidade (muitos deles que antes só se comunicavam pelo WhatsApp e Facebook) já planejam se encontrarem e reforçarem seus laços de amizade. Entre esses organizadores há corredores do mais variado perfil, desde atletas renomados até uma dona de casa. O Treinão do Brasil também promoveu esse contato inusitado, ao juntar corredores diversificados.

Tudo isso aconteceu em pouco mais de dois meses!

Abraço!
Bira.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Treinão Reúne 2.500 Corredores no País!

Amigos!


Macapá Reuniu cerca de 400 corredores com largada no Marco Zero da Linha do Equador (foto).

Treinão Reúne 2.500 Corredores no País!


Marcado em quarenta e oito cidades, o Treinão do Brasil reuniu 2.500 corredores de norte a sul do país. A largada simultânea foi dada às 8 horas de Brasília, precedida de alguns instantes onde os corredores deram as mãos e fizeram um pensamento pela paz. O evento inédito teve caráter informal, feito pelos os próprios corredores e grupos de corrida de cada local.

A ideia de colocar corredores e caminhantes num treinão nacional e simultâneo caiu como luva em algumas cidades, como Macapá, Diamantina, Recife, Maceió, Sertanópolis, Aracaju, Rondonópolis, Arapongas e Goiânia. Estas cidades reuniram os maiores públicos. Algumas delas contaram com divulgação da imprensa gerando maior impacto. Outras se calçaram na força mobilizadora de seus organizadores, como foi o caso do Treinão de Recife - promovido pela ACORJA - Associação de Corredores da Jaqueira. Aquecimento ao som de zumba, ou sob o comando de professores de fitness foram destaques em Diamantina, Sertanópolis e Maceió. Camisas personalizadas, hidratação e frutas foram atrações em algumas cidades, como Aracaju.

Nas capitais mais populosas do país: São Paulo, Belo Horizonte e Rio, o evento não atraiu grande público. O pouco tempo para divulgação pode ter sido uma das causas, além da concorrência com as corridas oficiais.

É bem provável, também, que a opção por não apresentar o evento à grande mídia tenha sido um erro. Essa opção veio do medo de provocar transtornos na cidade, além de uma ameaça que recebemos de um presidente de Federação de Atletismo de um estado do norte. Na ameaça o presidente citava que não tínhamos autorização para fazer o Treinão, como se nosso evento fosse corrida e não um treino informal. Em princípio eu não dei muita bola para o ameaçador, mas isso me fez recuar da pretensão de continuar fazendo contatos para colocar o Treinão no restante dos estados e apresentá-lo á imprensa carioca. Quando esta decisão foi tomada, o dia do evento já estava muito próximo.

Nas demais cidades o Treinão cumpriu seu propósito, alcançando bom público. Mesmo em algumas que entraram no rol do Treinão na semana do acontecimento..

O Meu Treinão Local

Inicialmente marcado para o Leme, o Treinão da Zona Sul carioca foi transferido para o Posto 2, em Copacabana. De novo o medo de causar transtornos no trânsito foi responsável pela mudança.

Quando a manhã despertou no domingo do evento, fazia um pouquinho de frio e o céu estava nublado. Nada que assustasse os corredores e impedissem de sair para treinar, muito pelo contrário. Cheguei a Copacabana às 7 h da manhã. Só descobri, de fato, que estava nervoso quando constatei que não havia levado meu kg de alimento para entregar ao Projeto Fome Zero. Então corri para procurar um mercado, que por ventura estivesse aberto. Quando retornei ao local de largada, faltavam vinte para as oito, mas pouquíssimas pessoas já haviam chegado. Fiquei preocupado e parei de raciocinar ou ouvir direito o que as pessoas falavam. Contei cada minuto do relógio no display do celular. Às cinco para as oito demos as mãos para fazer o pensamento coletivo pela paz. Talvez fossemos pouco mais de 30 corredores naquele momento. Quando a largada foi dada e durante o percurso, talvez tenhamos atingido uns 40 corredores. Não tinha como eu não ficar frustrado naquele momento... Onde estavam toda a gente que iria ao Treinão?... O jeito foi procurar valorizar quem estava ali e ser-lhes grato. Corremos rumo ao Leblon, mas eu estava totalmente sem ritmo de corrida, devido à minha lesão. Cumpri apenas um total de 10 km (ida e volta). Na chegada, sorteamos os dois pares de tênis prometidos, tiramos fotos e trocamos ideias. Quando entrei no metrô, de volta para casa, descobri que estava morrendo de sede... mas não devia ser sede apenas de água - pra dizer a verdade eu estava mesmo é frustrado.

Bendito WhatsApp!

Ainda no caminho de casa foram chegando as fotos dos outros treinões, via WhatsApp. Bendito WhatsApp que começou a me consolar!... O Treinão fora sucesso em quase todos os lugares! Quase todos organizadores estavam eufóricos e já postavam trechos de vídeos... Isso me aliviou bastante, mas eu ainda estava um tanto chateado e sem medo de demonstrar fraqueza desabafei um pouco no grupo de celular:

-- Aqui no Rio eu fiquei um pouquinho frustrado. Eu acho que a gente tem um potencial muito grande, mas muitos amigos não apareceram... Eu sei que não tenho que pensar nos que não foram, mas não tem como não pensar... Teve muita gente que disse que ia, mas não compareceu (...) mas aí, eu fui confortado quando cheguei em casa e vi todas essas fotos, todas essas festas, e eu me senti um pouco presente em cada um desses lugares... - E continuei: -- Isso serviu de conforto, pois se eu não consegui enfeitar bem a minha casa, de certa forma, eu ajudei a enfeitar diversas casas aí pelo Brasil... Não que isso fosse algo que me engrandecesse, mas serviu de consolo para mim que fiz uma expectativa muito grande aqui no Rio (...) mas eu já remarquei o evento do Treinão no facebook para 2016, com uma data fictícia, porque quem vai marcar esse Treinão são vocês, organizadores (...)

Para digerir melhor a frustração eu fui tirar um cochilo. Quando acordei, meu bendito WhatsApp continha uma resposta que eu deveria deixar gravada para ouvir toda vez que ficasse chateado, com qualquer coisa, enviada pelo famoso atleta Delmir dos Santos, que foi organizador do Treinão de São Luiz:

-- P(...), Bira!... Eu acho o seguinte, cumpadre: Tu não tem que ficar triste p(...) nenhuma!... Vou falar num Português bem explícito... Muitos de nós nem te conhecemos pessoalmente, você simplesmente nos convocou, nos deu essa incumbência de organizarmos o Treinão e de convidar pessoas que também nós nem conhecíamos - apenas pessoas que tem o mesmo amor pela corrida, e assim a coisa foi evoluindo... Aqui em São Luiz, por exemplo, eu angariei pouco mais de 10 pessoas porque tinha uma corrida e a cultura de esportes, ainda está engatinhando (...) Mas foi gostoso!... O pessoal que foi ficou comemorando depois até quase 11 horas da manhã. Ano que vem vai ser bem melhor, vamos manter esse grupo (de organizadores) e vamos nos encontrar para nos conhecer!...

Para quem não sabe, Delmir dos Santos é duas vezes terceiro colocado nas São Silvestre de 90 e 91.

*          *          *

Então fica combinado assim: O Treinão do Brasil volta muito melhor e maior em 2016, já que ano que vem não partiremos praticamente do zero: Já temos um time fantástico de organizadores, espalhados por todo o Brasil e afoitos para se conhecerem pessoalmente.

Queiram ou não, fizemos o maior Treinão de Todos os tempos, o Treinão do Brasil!



Os Locais do Treinão:

Rio Branco, AC. 
Maceió, AL
Macapá, AP. 
Manaus, AM. 
Salvador, BA. 
Uruçuca, BA
Fortaleza, CE. 
Brasília, DF
Goiânia, GO.
Rio Verde, GO.
Aruanã, GO.
São Luiz, MA.
Cuiabá, MT.
Rondonópolis, MT.
Belo Horizonte, MG.
Unaí - MG.
Diamantina - MG.
Uberaba, MG.
Uberlândia, MG.
Itajubá - MG.
João Pessoa, PB. 
Sertanópolis, PR.
Arapongas-PR.
Pernambuco
Recife, PE.
Cedro, PE
Rio de Janeiro - RJ.
Nilópolis - RJ.
Três Rios - RJ.
Petrópolis, RJ.
Nova Friburgo - RJ.
Porto Alegre, RS.
Canoas, RS.
Bagé, RS.
Boa Vista - RR.
São Paulo, SP.
Jundiaí, SP.
Campinas, SP 
Americana, SP 
Bauru, SP
Botucatu, SP
Taboão da Serra, SP.
Ribeirão Preto, SP.
Limeira, SP.
Santa Cruz do Rio Pardo, SP.
Praia Grande, SP.
Aracaju - SE.
Nice, França.
Île de la Reunion, FR.









Na montagem: Algumas poucas imagens colhidas no Facebook dos treinões locais.

Link para o Evevnto no Facebook:  https://www.facebook.com/events/1661846440713830/


Abraços!
Bira.



quinta-feira, 3 de setembro de 2015