sábado, 29 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XXII


Diário de Treinos no Whatsapp - XXII

(Rio, sexta, 28.10.22)

Sintonia dos Fatos

Quando a primeira maratona brasileira aconteceu, em 29 de junho de 1979, na Zona Sul carioca, eu ignorava o fato caminhando nas calçadas de Irajá.

Aos 19 anos, eu devia estar trabalhando sem carteira assinada em algum comércio ou mesmo desempregado. Vislumbrava condições para estudar à noite e terminar o "científico". Então, as notícias de corrida não fluíam na minha sintonia.

Minha ignorância só terminou seis anos depois, em 1985, nas páginas de esportes do Jornal do Brasil. Fiquei encantado e me inscrevi na sexta edição da competição de 42 km, mas tinha um detalhe: eu nunca tinha feito outra prova, por menor que fosse, até ali. Não tinha ideia de onde estava me metendo!

Só completei aquela corrida por ser magro, ter 25 anos e nenhuma noção. Cinco horas e meia de esgotamento e sufoco não impediram um sprint explosivo de emoção, na chegada.

Já era noite, no Leme, quando o meu peito abrigava sua primeira medalha. Os meus amigos, no entanto, ignoravam o fato caminhando nas calçadas de Irajá.#

TREINOS DO DIA:

1h de musculação;

5km de corrida no asfalto, para rebater:


Ritmo: 5:33 / km.

Tempo: acima de 27m 48s

Até a parte XXIII

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XXI



Diário de  Treinos  no  Whatsapp - XXI

(Rio, quinta, 27.10.22)

Correndo pela "Sesmaria"

Hoje eu corri 15 km, quase todos dentro dos domínios de Irajá. Meu bairro é extenso, mas nos idos do século XV tinha o status de "sesmaria" (uma vasta área doada pela coroa imperial a um donatário para desenvolver o cultivo de cana e a construção de engenhos). Naquela época, Irajá se extendia de *São Cristóvão à Santa Cruz*, mas desmembrou-se ao longo dos séculos. Todo subúrbio carioca foi parido por Irajá, sendo Vista Alegre seu filho mais novo, que eu mesmo vi nascer.

Quando criança testemunhei o calçamento das ruas, a extinção das plantações de hortaliças e a construções dos supermercados (nos brejos onde viviam as rãs).

Em 1971, eu tinha apenas 12 anos quando vi a surpreendente imagem de Cristo, no alto de uma pedreira, fruto de um suposto raio que atingiu o local e mobilizou toda imprensa do Brasil. Milhares de fiéis chegavam em romarias para colher pedaços de pedra e água milagrosa que escorria do penhasco. Diante do movimento, o pároco local desistiu de descredibilizar os fatos e começou a fazer missas ali.

Hoje, 51 anos depois (nossa!) passei correndo lá perto. Não fui conferir se a imagem de Cristo ainda está visível, mas mantenho viva esta história.

[Confira no meu blog esta história completa, em matéria documental, no link abaixo]:

https://www.birananet.com/2012/11/de-volta-ao-cristo-apagado.html?m=1

Vou seguir correndo e vez ou outra trazendo histórias... Amém!#

TREINOS DO DIA:

1h de musculação;

15km de corrida no asfalto:


Ritmo: 5:49 / km.

Tempo: acima de 40m 45s

Até a parte XXII

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XX



Diário de Treinos no Whatsapp - XX

(Rio, quarta, 26.10.22)

Tá na Hora da Sopa de Inhame!

[Junte o inhame cozido e amassado com alho processado e frito no azeite. Acrescente água, leve ao fogo e mexa sob pitadas de pimenta, sal e cheiro verde... Pronto: se o "melhor tempero é a fome", sopa de Inhame é o prato mais delicioso, às onze e meia da noite!]

Outubro dá sinais de esgotamento. Não sabemos que rastro ele vai deixar em nossas vidas, depois de domingo. Não sou neutro - longe disso! - mas meu papo aqui não é política... Então relato meu peso perdido nos últimos meses onde eu voltei à correr.

Já bati 87 kg durante o longo período que estive parado. Hoje acordei com 80, apenas um ou dois acima das velhas marcas. Parece mentira, mas tudo indica que eu estou voltando de fato!

Logo ressurgirá a fome de fim de tarde, ou início da madrugada, destruindo tigelas de sopa de Inhame! Já comprei o tubérculo, estou preparado!#

Treinos  do Dia:

2h de musculação;

7km de trote na pista da Av. Oliveira Belo:

Ritmo: 5:49 / km.

Tempo: acima de 40m 45s

Até a parte XXI

Abraços!

Bira.


as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

Diário de Treinos no Whatsapp - XIX



Diário de Treinos no Whatsapp - XIX

(Rio, terça, 25.10.22)

Histórias de Corrida  - O Encontro de Blogueiros e Youtubers!

Em 2014 eu pensei reunir o maior número possível de blogueiros de Corrida de Rua em um encontro, às vésperas da Maratona do Rio. Consegui espaço no Hotel Mar Palace, em Copacabana, e obtive a adesão necessária para bancar as despesas.

A estratégia foi aproveitar a presença de influenciadores do meio, no Rio, às vésperas da maratona mais antiga do Brasil.

Eu também pensava ser possível reunir todos os blogs de corrida em um único portal, atraindo patrocínio que seria distribuído entre os participantes.

Conseguimos que a Maratona do Rio enviasse kits para sorteio, além de outros brindes. Tivemos lanches, projetor e som no sala de eventos. Reunimos 22 pessoas e o assunto foi cada um contar sua própria história.

A ideia de reunir pelo menos 40 blogueiros e Youtubers colidiu com os seus horários de chegada no Rio, para a prova do dia seguinte.

Nos anos seguintes, os blogs escritos perderam público. Os canais de corrida do YouTube prevaleceram. Aquele encontro, no entanto, faz parte das histórias de corrida de quem participou.#

TREINOS DO DIA:

1h de musculação;

5km de corrida regenerativa, na rua:

Ritmo: 5:34 / km.

Tempo: acima de 27m 56s

Até a parte XX

Abraços!

Bira.


as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XVIII


Diário de Treinos no Whatsapp - XVIII

(Rio, segunda, 24.10.22)

Treino em Vídeo - 28k!

A linguagem do WhatsApp não é apenas expressa em textos pequenos, mas possui vídeos cutos também.

Por mais longo que seja meu treino, tenho o dever de extrair o sumo, para caber no seu copo. Experimente!

TREINO DO DIA:

28km Museu do Amanhã - Aterro - Botafogo - Copacabana - Ipanema - Lagoa e Leblon.

Ritmo: 6:00 / km.

Tempo: acima de 2h 48m


Até a parte XIX

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

domingo, 23 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XVII



Diário de Treinos no Whatsapp - XVII

(Rio, domingo, 23.10.22)

Correr Custa Caro!

Um par de tênis de primeira linha, da Nike ou Adidas, pode custar até dois mil exorbitantes reais!

É claro que esses tênis não são pros meus pés... Cresci andando descalço nas ruas, então, descalçadas de Irajá. Minhas sandálias de borracha não eram Havaianas. Elas tinham tiras arrebentadas e presas com um prego na base. Junto aos moleques, eu chafurdava nos brejos do bairro para caçar rã, saindo da lama com sanguessugas presas nas pernas finas - algo inconcebível nos dias de hoje... 

Mas os brejos do subúrbio deram lugar aos shoppings, onde ninguém entra descalço. As sanguessugas são vendedores querendo lhe convencer a comprar o tênis mais caro: Que ironia!...

Mas vamos aos fatos: Um tênis de corrida dura em média quatro meses por conta do volume de treinos. Então compro os lançamentos de anos anteriores, garimpados no outlet, pela metade do preço. Gastando em média quatro ou cinco pares de tênis por ano, o corredor tem que ficar de olho nas promoções que também passam correndo.

O smartphone também é equipamento fundamental para quem corre. Ali estão os aplicativos que medem o percurso, até mesmo de música. Por falar em músicas, um par de fones com Bluetooth é bem-vindo.

É melhor eu nem falar das bermudas, camisas, óculos, bonés e outros acessórios... Esse pinga-pinga faz a conta ficar mais cara!

Correr custa caro como tudo que é bom. Então esqueço as contas e penso no próximo treino!#

TREINO DE HOJE:

Fiz 11 km para compensar o dia off de ontem. Ainda estou três kg acima do peso ideal.

Modalidade: Corrida

Distância: 11k

Ritmo: 5:41 / km

Tempo: 1:02:33


Até a parte XVIII

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XVI


Diário de Treinos no Whatsapp - XVI

(Rio, sábado, 21.10.22)

TREINO EM VÍDEO!

Desta vez eu quis fazer diferente: filmar o trajeto do treino e postar aqui. Tive que driblar as limitações do Whatsapp encurtando o vídeo, ao máximo, para poder compartilhá-lo. Também diminuí o tamanho do arquivo, baixando a qualidade de imagem, mas o recado foi dado! Vem correr comigo!

Confira no vídeo!


TREINO DO DIA:

21km Irajá - Museu do Amanhã.

Ritmo: oscilante devido à gravação.

Tempo: acima de 2h.


Até a parte XVII

Abraços!

Bira.


as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XIV



Diário de Treinos no Whatsapp - XIV

(Rio, terça, 18.10.22)

AVISO: Cuidado com os Espelhos da sua Academia!

A academia é uma ilha cercada de espelhos por todos os lados, mas tem um problema: Enquanto as margens de uma ilha comum direcionam meu olhar para o horizonte, os espelhos da academia remetem a visão para cima de mim... É onde mora o perigo!

Espelhos de academia são necessários para corrigir a postura dos exercícios, mas são perigosos também. Não me refiro a acidentes ou à superstição do espelho quebrado. Tenho um exemplo que relato, a seguir:

Eu devia estar beirando os 50 anos de idade na época. Estava apaixonado pela Corrida e não queria perder nenhuma prova. Incrivelmente meu tempo melhorava, apesar da idade e eu me matriculei na academia para manter o pique sem me lesionar.

Apesar de não gostar de erguer peso, eu fui desenvolvendo o meu físico. Sem perceber fiquei inebriado, querendo ser cada vez mais forte. Certo dia, no entanto, eu me vi trocando a Corrida (que eu amo) pela malhação (que eu aturo) e pensei: "Está errado... Algo tem que mudar!".

É que os espelhos da academia começaram a distorcer minha imagem: apesar de forte eu me via fraco. Em consequência eu acelerei o aumento de carga nos exercícios, loucura! Mas um arroubo de lucidez me fez parar.

Fiquei um tempo sem malhar, apenas correndo. Passei a fazer isso ano sim, ano não. Agora estou de volta e, mesmo mais velho, é provável que eu fique forte outra vez. Evito manter o olhar fixado nos espelhos e percebo a paisagem externa do parapeito de um janelão.# 

RESUMO DO DIA:

Academia Race: Musculação de membros inferiores + abdominal (dispensei malhação da parte superior. Motivo: cansaço).

Até a parte XV

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

Diário de Treinos no Whatsapp - XIII



Diário de  Treinos no Whatsapp - XIII

(Rio, segunda, 17.10.22)

Correndo e Contando Histórias

Hoje, correndo aos pés da Igreja da Penha eu lembrei de uma história que vou contar a seguir:

Foi na manhã do dia 13 de março de 2019, em um grupo de WhatsApp, que José Amâncio clamou por orações.

(Amâncio tinha um blog entitulado "Corredor da Terceira Idade" onde relatava suas provas nas ruas de Salvador BA. Cada quilômetro que percorria lhe distanciava do passado regado de álcool e entuvercido na fumaça dos cigarros).

O clamor de Amâncio dispensou cerimônias: ele estava com câncer recidivo na boca e todo grupo ficou comovido. Imediatamente, eu pensei fazer algo além da reza para levantar o astral do amigo que sofria, e disse: 

- Amâncio, vou correndo agora até a Penha e subir as escadarias da catedral para fazer esta oração lá em cima!

No meio do trajeto de sete quilômetros outra ideia ocorreu: "Que tal todos os amigos do grupo fizessem o mesmo e postassem ali?"

Findo o treino, eu liguei para um amigo comum, também de Salvador, que apoiou a ideia. Em instantes criei um grupo de WhatsApp "1.000 km Pela Cura" e convidando os corredores. 

AS REGRAS ERAM: 

1. Sempre que alguém fizer um treino, começar com uma oração pela cura do Amâncio;

2. Tirar e enviar fotos da corrida para o grupo;

3. Dizer em qual cidade está treinando e quantos km foram percorridos, até somarmos o total de 1.000 km.

Os 1.000 km, no entanto, foram atingidos em apenas quatro dias! Então a meta foi sendo revista para: 5, 10, 50 mil km.

O grupo não parava de crescer, até o limite permitido pelo app: 257 pessoas. 

Estabelecemos a meta final de 100 mil km, o que corresponde a 2 voltas e meia na Terra!

Treinos diários em mais de 260 cidades, nove delas no exterior. O próprio Amâncio reuniu forças para caminhar e postar alguns treinos com mensagens de esperança. Suas netinhas também enviaram vídeos, correndo e dando forças para o vovô, em um dos momentos mais comoventes, ali postados.

Quatro meses passaram e, no entanto, o Corredor da Terceira Idade se foi. Não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente meu amigo distante. Ele tinha planos de subir as escadarias da Igreja da Penha comigo, para no alto do penhasco agradecermos por sua cura, mas sua viagem para o céu não teve essa escala...

E ele partiu com o coração repleto de gratidão e envolto de carinho...#

RESUMO DO DIA:

Corrida de Hoje: 21,097 Km (meia maratona)

Ritmo: 6,06 / km

Tempo: 2h 08m


Até a parte XIV

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

domingo, 16 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XII



Diário de Treinos no Whatsapp - XII

(Rio, domingo, 16.10.22)

Correndo com os Defuntos

É provável que quando eu saio para correr, espíritos desencarnados peçam licença ao meu anjo da guarda para me acompanharem. São almas do bem, embora estejam carentes de algumas sensações terrenas deixadas para trás, como o bem-estar e o otimismo de quem corre.

É provável que um desses defuntos corredores seja escritor e fica me impingindo a fazer estes textos. Em meio aos treinos que faço brotam ideias que descrevo aqui.

É provável, também, que toda essa história de espíritos seja uma fantasia para reter sua atenção e angariar sua simpatia. Estou a dois anos da terceira idade e tento me manter em movimento. É um trabalho diário e requer envolvimento. Correr, descrever e compartilhar em ciclos: não posso parar.

TREINO DE HOJE:

O tempo bom esticou a tarde de domingo. Percorri bairros entre Irajá e Olaria, enquanto seus bares serviam cerveja e o jogo do Vasco. O melhor deste treino foi a sensação de dever cumprido ao final: Xô preguiça!#

RESUMO

Corrida de Hoje: 14 Km

Ritmo: 5,58 / km

Tempo: 1h 24m

Até a parte XIII

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - XI

Diário de Treinos no Whatsapp - XI

(Rio, sexta, 13.10.22)

Treino Cor de Rosa

Do alto do penhasco, 150 metros acima da linha de ferro, a Igreja da Penha foi banhada de luz rosa, este mês, se destacando ainda mais na paisagem opaca da Leopoldina.

Iterrompi minha corrida, logo que virei uma esquina e deparei com a cena. Saquei meu celular nas proximidades do campo do Olaria, ativei a câmera e tirei a foto. O céu carregado soprava um vento enviesado, mas muito menos gelado do que soprou de julho a setembro passados. Este ano fez frio aqui no Rio. Cheguei a correr com camisa de manga e casaco quebra-vento. Agora o clima é ameno e eu tenho mais cinco quilômetros de ruas comuns pela frente.

É preciso ter olhos e pernas para enxergar belos detalhes do subúrbio, muitas vezes incrustados na desordem urbana. A Igreja da Penha é uma exceção, pois se eleva e se interpõe entre o caos e o céu.#

RESUMO DA CORRIDA:

Tarde/noite: 14 km de corrida.

Ritmo: 5,58 / km;

Tempo: 1h 23m


Até a parte XII

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

Diário de Treinos no Whatsapp - X




Diário de Treinos no Whatsapp - X

(Rio, quinta, 13.10.22)

CORRENDO NA OLIVEIRA BELO

Se você quer voltar a caminhar, até mesmo a correr, procure um local público parecido com a Avenida  Oliveira Belo, na Vila da Penha. Fiz isso há 15 anos, e muita coisa mudou para melhor. Foi como um efeito dominó invertido: quando o último dominó derrubado se ergue, levantando o outro que está em cima e sucessivamente todos ficam de pé!

ASSUMA SEU LUGAR NA PISTA!

Ao pisar na pista de pedrestre não fique tímido e entenda: Enquanto você se mover ela é sua. Não tenha apego pelo espaço deixado para trás e prossiga, conquistando mais. O meio metro quadrado que você deixou, há instantes, já é de outra pessoa; aceite. No entanto, o momento é só seu; usufrua!

Esqueça o fato de que ainda não conhece ninguém no local. Mesmo que você conhecesse, veria que cada um tem seu ritmo e que se desgarram. O que liga as pessoas é uma aura de energia e sonhos. De objetivos confessáveis, como: perder peso, desanuviar, ou melhorar a saúde. De objetivos não confessáveis, como: ficar mais atraente ou vencer uma depressão.

Na Belo conheci meus primeiros amigos de corrida, mesmo estando beirando uma idade em que é difícil fazer novos amigos. Não durou, no entanto, para que a Belo ficasse pequena e toda cidade me servisse de pista, expandi.

HOJE FUI PARA A BELO

Hoje, só foi possível sair para correr às 18h, quando o trânsito está intenso e chão mais traiçoeiro. Eu precisava manter meu volume de treino e fiz 10 km na Oliveira Belo, um local mais seguro.#

RESUMO

De manhã: Musculação na Academia Race.

À noite: 10 km de corrida.

Ritmo: 5,27 / km;

Tempo: 57m


Até a parte XI

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - IX



Diário de Treinos no Whatsapp - IX

(Rio, quarta, 12.10.22)

Correndo na Ilha do Catalão

Acredito que você nem faz ideia de onde fica a Ilha do Catalão. Se recorrer ao Google Maps verá que o pedaço de terra não está cercado de água por todos os lados e um provável aterro o transformou em pequena península, rente ao Fundão da UFRJ. Foi para lá que meu amigo Murilo apontou quando me chamou para correr nesta manhã.

Chegamos no estacionamento do campus às 7:30h. Saímos às  8h em um pequeno grupo de cinco pois muita gente não foi. O sol também não esteve presente, muito embora todos dissessem que o jornal da TV garantiu o tempo bom... Briquei com eles que a previsão deveria ter sido feita pelo Data Folha, pois nada indicava que o céu se abriria. Pelo menos não chovia para elamear o percurso de terra batida, mato e folhas.

Quatro rodopios pela ilha valeram 12,5 km no total. Valeram também colocarmos em dia a conversa e nos atualizarmos do paradeiro de alguns amigos corredores desgarrados.

As trilhas da Reserva Ecológica do Catalão serpenteiam entre espécimes da mata atlântica. Fazem sobe e desce entre o coro desconexo dos pássaros que se camuflam entre os galhos - corredores atentos pouco conseguem tirar os olhos do chão traiçoeiro das trilhas, senão quando param - é na visão periférica, portanto, que se revela a beleza. A beleza da mata é percebida não apenas com os olhos, outros sentidos se aguçam e o corredor, sem perceber, se torna um ser mais íntegro. 

Nos arredores daquela ilha o mar atira a poluição que o carioca e o fluminense despeja nos rios. As finas faixas de areia denunciam tal crime, e as pequenas praias que um dia foram propícias, hoje jazem cobertas de lixo.

Diz a lenda que a seleção brasileira tri campeã do mundo comemorou o feito naquele local. Acredito que seja verdade, então sinto uma inveja anacrônica: éramos felizes sem saber!#

RESUMO:

Distância: 12,5 km;

Ritmo: 6,28 / km;

Tempo: 1h 20m


Até a parte X

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsap - VIII


DIÁRIO DE TREINOS NO WHATSAPP - VIII

(Rio, segunda, 10.20.22)

TREINO VIRA-LATA

Hoje escolhi treinar nos arredores de Irajá. Percorrer pedaços da Vila da Penha, Vista Alegre, Colégio e Coelho Neto. Sinto não ter nenhum ponto turístico ali, para eu poder tirar umas fotos, além do ridículo letreiro "EU AMO IRAJÁ" instalado no gramado da praça principal. 

Tudo bem... Eu também amo Irajá! Mas tenho que admitir que meu bairro é feio, mal tratado e medroso. Seus muros estão desbotados e ornados por concertinas de arame farpado. Cada um de seus postes sustentam emaranhados horrendos de fios, sob os quais transita o Carro do Ovo, o da Fruta, o do Camarão e tantos outros... Aqueles veículos estão aos pedaços, mas seus auto falantes têm potência para estourar qualquer cabeça. E no quesito "Fazer-o-quê" os ouvidos do suburbano só perdem para os do morador da favela que tem baile funk até o sol raiar!

MEU TREINO

Mas vamos correr e deixar para trás os problemas: No meio do trote, eu percorria uma rua secundária e sem trânsito. Um vira-lata, balançou o rabo e fez menção correr comigo. Cachorros vadios adoram corredores, ao contrário dos cães aprisionados que se não podem me morder, descontam sua raiva no portão.

Faz tempo, quando eu passei correndo pela Penha Circular e outro vira-lata começou seguir. Subi o viaduto, rumo à Bonsucesso, e o cão continuou na minha cola. Fiquei preocupado dele se perder e parei o meu treino. Perguntei nas ruas próximas se alguém conhecia o dono do animal que não largou do meu pé. Decidi voltar correndo para casa com o atleta de quatro patas ao lado, às vezes à frente!... O "cara" corria muito e imediatamente lhe batizei de "Runner". Não teve outro jeito; levei o cão corredor para casa, mas resumindo: no outro dia ele fugiu.

Meses depois, inesperadamente, eu passava correndo e vi o Runner em frente a uma borracharia, não muito longe do local onde ele me seguiu. Fiquei feliz em saber que estava bem, aproximei-me, puxei assunto, mas o cachorro (no pior sentido da palavra) fingiu que não me conhecia! - Histórias de corrida.#

RESUMO

Hoje fiz academia na manhã e 17,5 km de corrida no fim da tarde: foi apenas mais um treino vira-lata, graças à Deus!

Até a parte IX

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

domingo, 9 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - VII



Diário de Treinos no Whatsapp - VII

Rio, sábado, 08.10.22)

DESARQUIVANDO A MINHA BIKE!

Tenho medo de andar de bicicleta. O trânsito já me roubou alguns amigos ciclistas e eu fiquei traumatizado. Este ano, no entanto, eu cheguei a pensar que nunca mais voltaria a correr a pé. Sendo assim, andar de bike poderia ser a opção: correr o risco de me equilibrar sobre duas rodas, dispensando a doce e venenosa estabilidade dos sofás. 

CUSTO-BENEFÍCIO 

Certo dia eu entrei na Decatlon do Shopping Nova América e deparei com aquele paredão expondo bikes. Chamei um vendedor especializado e fiz a seguinte pergunta: "Se você estivesse iniciando no pedal, hoje, qual dessas bikes compraria?" Depois de 10 minutos de conversa eu estava comprando a melhor custo-benefício do momento, além dos acessórios.

Já era tarde, fiquei de pegar meu brinquedo no dia seguinte, em horário de pouco trânsito. De nada adiantou, porque houve atraso na montagem da bike e eu saí pedalando em meio à corriola de carros na Avenida Martin Luther King. A tensão enrijeceu meus ombros novatos (feliz de quem consegue ser novato em algo, aos 63 de idade!) mas eu sobrevivi, chegando em casa... Ufa!

Já no terceiro treino, arrebentei a corrente da bike na subida da ladeira. Depois deixei a magrela de lado até que hoje fui pedalar na ciclovia da Zona Sul. Do Aterro ao Leblon, ida e volta, percorri 30 km. O céu nublado não teve coragem de desabar toda chuva que continha, então as praias ficaram cheias tanto quanto o Aterro movimentado. Pela primeira vez lamentei não ter ciclovias iguais no subúrbio e acompanhado da bike fomos para casa de metrô.

Até a parte VIII...

Abraços!

Bira.

as postagens do Diário são publicadas depois no blog: birananet.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsap - VI



Diário de Treinos no Whatsapp - VI

Rio, quinta, 06.10.22)

TREINO CAÇA-LADEIRAS

À primeira prova, as subidas de ladeiras podem ser amargas feito jiló, mas depois o corredor se acustuma, chegando até apreciar seu sabor.

VENCENDO A LADEIRA 

Estou correndo e vejo uma ladeira lá na frente. Ainda dá tempo fugir na próxima esquina ou subir e encarar. O pensamento relutante faz a rota de fuga passar e a ladeira se aproxima. Posso voltar pela mesma rua, mas só de pensar sinto vergonha de mim mesmo e resolvo encarar.

Incorporo otimismo e venço os primeiros metros, enquanto a subida se torna mais íngreme. Tento manter a passada em vão e tenho a sensação de correr na contramão de uma esteira, desprendendo todo esforço para avançar. 

Passantes me ignoram, mas eu tenho a impressão que me olham, então não quero parar. Já venci metade do percurso e o percurso venceu 70% de mim. Deixo de lado estes cálculos e tento conter o coração que quer saltar do peito. Este, alimenta sua fornalha inflando e desinflando velozmente. Sinto que o ar não é suficiente, mas chego ao topo antes de me esgotar!

Caminho um pouco, me recupero e toco o treino na descida. Agora vou com calma para poupar os joelhos. Quem criou a frase: "na descida todo santo ajuda" nunca foi corredor!

Prossigo caçando ladeiras e percorro 10,5 km. Não demora meu corpo vai acostumar, de novo!


Até a parte VII...

Abraços!

Bira.

Diário de Treinos no WhatsApp - V




DIÁRIO DE TREINOS NO WHATSAPP - V

Rio, quarta, 05.10.22)

CORRER E FALAR:

Falar de mim para o público é como pilotar um carro de Fórmula Indy, em circuito oval, a 350 km por hora. É passar, feito raio, a meio metro do guard rail de concreto. Se eu não bater, subo ao pódio e estouro a champanhe da glória. Se eu bater, no entanto, desço pela rampa dos loucos, narcisos e fracassados... Tudo bem: Para manter-me ativo, vale o risco! Falar de mim é uma estratégia para continuar correndo e não querer parar.

RECOMEÇO:

Esqueço os prejuízos de dois anos sem poder correr e retorno aos 63 de idade! 

Ressurjo em versão WhatsApp - sou adaptável

Comprimo textos para encaixarem no seu celular ou sua paciência.

E assim sobrevivo, ganhando nada além daquilo que não tem preço.

Esteja atento: vou passar correndo na sua rua, diante da sua casa. Vamos trocar acenos e sorrisos. Se puder me siga ou simplesmente viaje no sonho que eu vou lhe deixar.

MINHA CORRIDA DE HOJE

Foram apenas 14,5 km de treino leve, entre Irajá e Del Castilho, ida e volta, beirando o metrô.  Dar volume de treino e manter o percentual de peso perdido era o foco. Nuvens carregadas ameaçavam o subúrbio, mas do alto vinham apenas disparos (brincadeirinha).

À tarde fiz uma hora de musculação com muito custo, pois ainda não estou readaptado.

À noite o sangue ainda fervia. Vesti rubro-negro e fui pro Maracanã, já que ninguém é de ferro!

Até a parte VI...

Abraços!

Bira.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - IV


Diário de Treinos no Whatsapp - IV

(Rio, quarta, 05.10.22)

Dia Off, Sonho On!

É inevitável: com apenas um mês e meio de retorno aos treinos e eu já me pego sonhando em fazer a Maratona do Vinho, em fevereiro de 2023. A prova é das mais difíceis, são 42km em meio aos vinhedos da Serra Gaúcha. A paisagem é das mais belas, pelas trilhas ornadas por milhões de pencas da uva madura e cheirosa, em plena época de colheita. Há trechos de subida forte, onde apenas poucos conseguem correr sem se esgotar. Há trechos de descida forte, onde apenas poucos conseguem correr sem se desequilibrar.

Os habitantes dos vales atiram sorrisos aos corredores, dos parapeitos das varandas de madeira. Nas porteiras dos sítios são colocados cestos de uva fresca e doce, basta pegar. Em meio à prova, de 2020, eu não resisti e peguei um cacho, mas não consegui correr e chupar, pois a boca fechada pelo gesto impede a respiração.  Comparando: correr chupando uva é como assobiar chupando cana!

Volta e meia eu interrompia a corrida para fotografar a beleza das montanhas e vales. Por isso fiquei surpreso ao descobrir que, na minha faixa etária, eu fora o segundo colocado com direito a troféu.

A chegada da prova foi em um imenso gramado semelhante a um campo de futebol. Estirei-me longamente no verde para me recuperar. Músicas e danças do folclore gaúcho se exibiam num palco, recobrando o movimento de corredores dançarinos. Outros corredores subiam no pódio para receberem seus troféus. Barracas no entorno gratificavam frutas, lanches e um delicioso chopp de vinho numa organização sem igual. 

A Maratona do Vinho foi minha última antes da lesão, quem sabe será a primeira no meu retorno?: Dia off, Sonho on!

Até a parte V...

Abraços!

Bira.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - III



Diário de Treinos no Whatsapp - III

(Rio, segunda, 03.10.22)

VOLTANDO A MALHAR:

Em verdade vos digo: se você não gosta de levantar peso, dispense a academia, mas esteja pronto para levantar seu próprio peso cada vez maior!

Não se irrite, é humor em negrito, apenas para dizer que hoje eu voltei à malhar. 

Nunca gostei dessa atividade. Faço apenas por reforço muscular, devido à Corrida, mal começo já conto o tempo daquilo acabar.Esqueço o nome dos aparelhos e a maneira correta de executar  movimentos. Adquiro o pacote anual, pago em 12 vezes no cartão de crédito, para não desistir no caminho.

Cheguei na Academia Race à tarde, com pouca gente no ambiente. Peguei leve para o corpo não doer depois. Foram quase duas horas quando eu pensei: "Se estivesse correndo, já teria feito prazerosos 20km...", então decidi correr pelo menos 5km depois da musculação acabar. 

Não corro em esteira, gosto de chão e fui para a rua. O chão nem sempre gosta de mim, por isso me benzo e peço a Deus para não cair. Já levei vários tombos e nunca esqueço dos locais: Aterro, Avenida Brasil, Bonsucesso, Vila da Penha, Saquarema, Jericoaquara e etc. Quebrei óculos, celular, ganhei marcas nos joelhos... Mas, vamos mudar de assunto?

Pois bem: imagino que neste momento a felicidade é tão grande, diante de mim, que eu não consigo enxergá-la direito sem ter que me afastar. Então melhor ficar perto, e perder a noção do seu tamanho, e por fim vislumbrar o meu próximo treino! Até lá!

Até a parte IV...

Abraços!

Bira.

sábado, 1 de outubro de 2022

DIÁRIO DE TREINOS NO WHATSAPP - II



DIÁRIO DE TREINOS NO WHATSAPP - II 

(Rio, sábado, 01.10.22)

MUSEU DO DIA DE HOJE:

São 12h e 15min na reformulada Praça Mauá, no Centro do Rio. O sol disputa terreno com as nuvens, feito atacante com zagueiros, dentro da área, antes da cobrança de escanteio. Não sei dizer se faz frio ou calor, pois acabo de encerrar meu treino. Foram pouco mais de duas horas correndo os 21,5 km que separam meu bairro daquele local.

Uma feirinha expõe bugigangas e roupas para turistas em frente ao Museu do Amanhã. As figueiras amparam alguns bancos de concreto em suas sombras, onde eu me sento para descansar. Uma brisa seca o suor do meu corpo e eu retiro a camisa encharcada, vestindo um quebra vento em seu lugar.

Estou bem: consegui refazer um trajeto rotineiro e antigo, tanto quanto a Perimetral que não está mais ali. 

Ainda não estou preparado para esticar este treino até Copacabana ou Leblon, como antes. Rechaço esta ambição para ser feliz na reconquista de hoje.

- Até a parte III...

Abraços!

Bira.